O que é estratégia de conteúdo e 5 pontos para considerar

o que é estratégia de conteúdo

Ter em mente o que é estratégia de conteúdo torna possível a tarefa de aumentar o engajamento e o interesse em relação a uma marca, produtos ou serviços oferecidos.

A importância dessa estratégia é imensurável, uma vez que a produção de um conteúdo de alta qualidade com caráter informativo posiciona a empresa como uma autoridade em seu setor. Como consequência, não apenas aumenta a confiança do público, mas também fortalece a reputação da marca.

Assim, é essa estratégia que ajuda a tornar o conteúdo útil e relevante, de modo que os clientes permanecem engajados e satisfeitos. É um método que favorece a fidelização, ou seja: o retorno para novas compras.

O que é estratégia de conteúdo?

Podemos definir a estratégia de conteúdo como o plano que rege como uma organização vai criar, publicar, distribuir e gerenciar o conteúdo que produz para várias plataformas e canais de comunicação, incluindo websites, blogs, mídias sociais, e-mails, entre outros.

Trata-se, então, de uma abordagem estruturada para desenvolver esse conteúdo de forma relevante ao público-alvo da empresa. Abaixo, separamos tudo o que você precisa saber para colocar em prática a estratégia de conteúdo da sua organização.

1 – Quem é responsável pela estratégia de conteúdo?

A estratégia de conteúdo está nas mãos de vários profissionais, mas a configuração da equipe depende diretamente do tamanho da empresa. Normalmente, conta com o envolvimento de um gerente de Marketing de Conteúdo, que fica responsável por desenvolver e supervisionar a estratégia como um todo.

A equipe também pode ter redatores e produtores de conteúdo, que criam materiais como blogposts, artigos, vídeos, infográficos, entre outros, de acordo com a estratégia definida. Especialistas em SEO também podem contribuir com técnicas de otimização do conteúdo para os motores de busca.

Os responsáveis também podem ser especialistas em mídias sociais ou até mesmo analistas de dados (que, nesse caso, monitoram e analisam o desempenho do conteúdo, usando métricas como tráfego do site, taxas de conversão e engajamento).

2 – Para que serve a estratégia de conteúdo?

Um conteúdo de qualidade atrai potenciais clientes interessados nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa e, quando a estratégia de é bem executada, combinada com uma distribuição eficaz, pode ampliar o alcance da marca, alcançando novos públicos e expandindo a base de clientes.

É a principal maneira de construir e manter uma presença online eficaz, atrair e engajar o público-alvo, além de impulsionar o crescimento e o sucesso do negócio.

3 – O que torna uma estratégia de conteúdo eficaz?

Para garantir que a sua estratégia de conteúdo seja eficaz, é necessário que o material consiga abordar os interesses, necessidades e desafios do público-alvo de forma útil e significativa.

A criação e distribuição consistente de conteúdo ao longo do tempo também contribui para uma eficácia. O conteúdo deve ser otimizado para os motores de busca, incorporando palavras-chave relevantes, metadados adequados e boas práticas de SEO.

Além de criar conteúdo de qualidade, é importante promover e distribuir para alcançar o máximo de pessoas possível. Isso pode incluir o uso de mídias sociais, e-mail marketing, publicidade paga, entre outras táticas de promoção.

4 – Quais os principais erros de uma estratégia de conteúdo?

Pode parecer uma tarefa fácil, mas não é. A estratégia de conteúdo exige muito estudo por trás e, justamente por ser subestimada, está sujeita a erros corriqueiros.

A falta de pesquisa de público-alvo é um dos mais graves. Não entender adequadamente quem é o público-alvo pode levar a conteúdo irrelevante ou mal direcionado, o que resulta em baixo engajamento.

Outro erro é se prender a apenas um tipo de conteúdo, o que pode limitar o alcance e o engajamento do público. É importante diversificar os formatos de conteúdo, incorporando elementos visuais, vídeos, infográficos, entre outros.

A falta de promoção desse conteúdo também é um dos maiores erros cometidos, já que se não for promovido adequadamente, pode não alcançar o público-alvo pretendido. Não deixe passar despercebida a importância de se investir tempo e recursos na promoção do conteúdo por meio de diferentes canais.

Também é muito sério o erro de não acompanhar e analisar os resultados. É importante estabelecer métricas de desempenho e realizar análises regulares para identificar áreas de melhoria e oportunidades de otimização.

5 – Quais cursos ajudam a entender sobre estratégia de conteúdo?

Para desenvolver uma boa estratégia, é necessário obter conhecimentos provenientes de áreas da comunicação, como o marketing, o design e a publicidade. Investir em uma pós em qualquer um desses nichos pode te levar a compreender melhor a importância de se criar um bom conteúdo. 

Nossos programas de pós-graduação EAD são adequados para quem busca entender profundamente o que é estratégia de conteúdo e como aplicar de maneira eficaz. A vantagem é que você ainda pode escolher se vai realizar o curso de curta, média ou longa duração. Algumas opções são:

  • MBA em Redes Sociais
  • Comunicação, Publicidade e Marketing em Mídias Digitais
  • Social Media e Gestão de Tráfego
  • Jornalismo Digital
  • Produção Audiovisual para Web

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