Estratégias digitais se tornaram prioridade nas empresas nos últimos anos, considerando a crescente presença de usuários online. Com isso, redes sociais e outras mídias passaram a ser centrais no marketing e dentre as soluções mais praticadas nesse sentido está o tráfego pago.
Se a presença online hoje é obrigatória para as empresas, só isso não é suficiente para se destacar e ganhar visibilidade. Por isso, as principais plataformas digitais contam com soluções que permitem ampliar a entrega de anúncios de acordo com as estratégias das empresas.
O que é tráfego pago e como funciona?
O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital que consiste em comprar anúncios nas principais plataformas, incluindo Google, Facebook e Instagram, permitindo que esses sites entreguem os materiais das empresas para o maior número possível de pessoas.
Na prática, vemos isso o tempo todo quando estamos na internet: fazemos uma pesquisa despretensiosa no Google e logo anúncios relacionados surgem em sites de notícias e outros portais.
Curtimos o conteúdo de determinado produto, e logo empresas similares começam a aparecer no feed. Isso acontece porque as empresas investiram para conquistar esse espaço, enquanto as plataformas fornecem dados sobre o público e a localização.
O tráfego pago é uma das estratégias mais eficientes para se destacar no digital hoje em dia. Funciona tanto para novas empresas que querem se tornar conhecidas quanto multimarcas ou até para ações pontuais, como o lançamento de um novo produto.
Seu funcionamento, porém, depende do planejamento e estratégia das empresas. Digamos que uma nova marca de cosméticos está começando e quer ampliar sua visibilidade com o público em potencial.
O time de marketing, depois de uma pesquisa de mercado, onde avalia os concorrentes, o público-alvo e define seu branding, escolherá quais canais fazem mais sentido e fará um plano de anúncios.
No caso dos cosméticos, se a marca tiver foco na Geração Y, por exemplo, o Instagram pode ser a rede adequada. Assim, são desenvolvidas peças em vídeo ou foto e definidos os públicos e palavras-chave relacionadas ao que se pretende anunciar.
Como montar um orçamento de tráfego pago?
Em geral, existem duas formas de pagar por anúncios on-line, o Custo por Clique (CPC) ou Custo por Mil Impressões (CPM). O primeiro tem como objetivo fazer com que as pessoas cliquem no conteúdo, sendo direcionados para uma página específica.
Já no segundo, o que vale são as impressões, ou seja, quantas pessoas visualizaram o anúncio.
Novamente, para definir o orçamento, a empresa precisa fazer um estudo prévio e definir muito bem seus objetivos. Caso queira dizer às pessoas para o site onde há o lançamento de um novo produto, o ideal é se basear em CPC.
Os valores, no entanto, variam de acordo com cada rede. No Instagram, por exemplo, o CPC custa entre R$ 0,95 e R$ 9,40, enquanto o CPM pode chegar a R$ 31,60. Por isso, definir um orçamento exige também conhecimento dessas plataformas e pesquisa para avaliar o custo segundo os objetivos da empresa.
Os anúncios também devem ser monitorados constantemente, para que a estratégia seja ajustada caso os resultados não sejam os imaginados.
O que estudar para trabalhar com tráfego pago?
É por isso que, para ser um especialista nesse tipo de estratégia, é preciso adquirir conhecimento e se atualizar constantemente, já que os valores e parâmetros utilizados pelas plataformas mudam com certa agilidade.
Em geral, os profissionais que atuam neste segmento iniciaram a carreira no marketing, ou de áreas voltadas à redes sociais e tecnologia. Mas qualquer profissional interessado em se desenvolver neste segmento pode se aperfeiçoar através de especializações como a pós Anhanguera e conhecer em detalhes os requisitos e habilidades técnicas desse campo.
Como começar a trabalhar como gestor de tráfego?
Uma importante soft skill para quem atua no meio corporativo é a curiosidade, e para quem quer atuar com mídia paga, essa é uma característica que pode ajudar a abrir caminhos. Isso porque o segmento envolve muita pesquisa e testes e qualquer profissional interessado em conhecer melhor o assunto pode desbravá-lo.
Além disso, empresas onde não há estratégias definidas para as redes sociais, propor e desenvolver ações deste tipo podem fazer com que o profissional se destaque. O caminho mais adequado para começar nesse setor é através do marketing digital.
Qual é o salário de um gestor de tráfego?
Com o surgimento de inovações em inteligência artificial em larga escala, estamos vivendo um período de grandes transformações no mercado de trabalho, e algumas profissões podem se alterar ou ficar obsoletas.
Esse não é o caso de quem atua com mídia paga, justamente pois essa atividade está relacionada a processos digitais cada vez mais complexos e inteligentes por conta do uso de dados.
Portanto, é uma ótima opção para quem deseja mudar de carreira e se reposicionar. Os salários no segmento também podem variar, começando com R$ 2.500,00 para profissionais iniciantes.
Já os profissionais mais experientes ganham entre R$ 4 mil e R$ 5 mil. No entanto, o valor pode variar de acordo com a experiência e porte da empresa. Essa profissão ainda permite atuar de forma autônoma, cobrando por jobs, ou seja, serviço realizado para cada cliente.
Para quem deseja ter mais flexibilidade em seus horários e não busca um contrato CLT, é uma oportunidade de atuar em diversos segmentos e se tornar um especialista em tráfego pago.