Equilibrar os estudos com o trabalho e outras responsabilidades pode ser um desafio para algumas pessoas. Por isso, é importante ter como objetivo programar algum tempo de estudo diariamente, sem que os outros compromissos impactem em seu desempenho.
Mas, como facilitar essa organização e impulsionar seus estudos EAD? Listamos alguns métodos cientificamente comprovados que podem ajudá-lo. São técnicas conhecidas mundialmente para você engatar na produtividade e memorizar conteúdos com maior facilidade. Bora lá?
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VAMOS DE POMODORO
Um dos métodos mais conhecidos de gerenciamento de tempo é o de Pomodoro. A técnica leva esse nome porque seu idealizador, Francesco Cirillo, utilizava um cronômetro em formato de tomate. Essa é uma aposta simples, que promete ajudar na produtividade de maneira eficaz. Basicamente, ela consiste em um cronograma estabelecido em momentos de foco e pausas.
Durante 25 minutos, você precisa se concentrar totalmente na atividade que está sendo realizada e depois descansar por 5 minutos. Neste momento, é importante que você aproveite para fazer coisas não relacionadas ao seu objetivo, como tomar uma água, se alongar, responder e-mails ou mexer no celular.
O ciclo de produtividade precisa ser completo durante 4 vezes, depois disso uma pausa de 15 minutos pode ser realizada. Os intervalos são fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar sua a agilidade. Organize suas metas diárias dentro desse cronograma e veja os resultados!
TÉCNICA DE CORNELL
Mesmo na era digital e a expansão de aplicativos nos smartphones, ainda há quem prefere o tradicional bloquinho de anotações, não é mesmo? Se você se identificou, saiba que esse método é para você! Chamada de Cornell, a técnica de anotações é muito eficiente para revisar conteúdos durante as aulas.
Desenvolvido pelo Prof. Walter Pauk da Cornell University, em 1950, você pode usá-lo tanto em seus estudos EAD, como em livros ou apresentações do trabalho. Seu processo consiste em dividir uma página em três seções com tamanhos diferentes: uma coluna no lado direito, uma do lado esquerdo e outra menor na parte inferior da página.
Na coluna à direita, você deve fazer suas anotações e revisar após a aula para adicionar qualquer informação que ache relevante lembrar. Na coluna à esquerda registre perguntas com base nas ideias principais da aula e teste sua compreensão respondendo. Já na inferior, faça um resumo de todas as anotações. Pronto, você terá informações suficientes para estudar e se organizar.
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MÉTODO FEYNMAN NOTEBOOK
Entender como as coisas funcionam, faz toda a diferença na hora de aprender. Foi pensando nisso, que o físico Robert Feynman criou um método de aprendizagem baseado na organização de “desconstrução e reconstrução de ideias”. Uma tática para compreender até o mais complicado dos conceitos. São 4 passos básicos que podem ser desenvolvidos facilmente em um caderno, ou documento digital, e prometem te levar ao sucesso nos estudos.
- Para usar esse método e estudar com eficácia, primeiro, identifique o que você realmente deseja aprender e defina um conceito. Tente entender onde você falha na compreensão desse tema e anote seus objetivos.
- Em seguida estude e pense em como explicar sobre o assunto. Utilize uma abordagem como se você fosse ensinar para uma criança, de maneira simples e compreensível.
- Identifique suas falhas ou “buracos” no aprendizado. Analise os pontos relevantes até que tudo esteja em sua cabeça fluentemente. Esse é um método ideal para usar analogias e ilustrar um conceito. Além de memorizar, você ainda expande sua criatividade.
- Revise, organize e simplifique. Leia em voz alta as anotações e perceba se seu entendimento está 100%. Caso ainda haja alguma dúvida, você deve revisitar os conteúdos das etapas anteriores, analisar e ler em voz alta novamente, até perceber que se sente totalmente confortável com o tema.
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Como desenvolver o protagonismo na vida acadêmica em 4 passos?
LEITNER NA MEMÓRIA
O sistema Leitner é uma técnica que fornece estimulação cerebral ajudando na memorização. Ao responder perguntas e relembrar informações de um conteúdo, o método ativa a possibilidade de acessar lembranças armazenadas em nossa memória por um longo período. Mas, como isso acontece na prática? Praticamente, o sistema consiste em fazer cartões, que de um lado tenha uma pergunta e do outro tenha a resposta.
Para executar, são necessárias três caixas ou pastas para separar as alternativas. Cada vez que você ler uma questão e acertar a resposta, você deve movê-la para a próxima caixa. Cada vez que você errar, você a move de volta para a caixa anterior. Ou seja, na primeira caixa estarão as perguntas que ainda não foram realizadas, na segunda as que errou ou sente insegurança e na terceira as que você já possui uma predominância no assunto.
Assim que terminar, você conseguirá ter uma visão geral sobre qual precisa focar com mais frequência e qual pode estudar menos. É uma organização de forma estratégica, que inclusive, pode ser feita em dinâmica com amigos.
Gostou das dicas? Não há dúvidas que com esses métodos você ficará ainda mais apaixonado pelas aulas EAD e alcançará um excelente desempenho! Conte aqui nos comentários se você já conhecia alguma dessas técnicas.
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