O segredo para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, junto com o desenvolvimento profissional, é saber como fazer uma boa entrevista de emprego. Essa é a oportunidade de mostrar para os recrutadores porque é o candidato ideal para a vaga. Quanto mais preparado for, melhores as chances.
O intuito da entrevista é justamente estreitar a relações e fazer com que o entrevistador tenha uma noção mais clara do perfil do profissional e se ele está apto a ocupar o cargo. Portanto, além de boa qualificação técnica, é preciso saber como impressioná-los.
Como fazer uma boa entrevista de emprego?
Pode parecer estranho, mas a preparação começa muito antes de ser chamado para a entrevista e envolve um processo de autoanálise. Um profissional que se conhece bem terá mais confiança para falar sobre seu próprio trabalho, mostrar seus resultados, comentar sobre a carreira e mencionar seus pontos fortes e fracos.
Além disso, se conhecer e entender o que precisa para melhor permite ao candidato traçar um caminho de desenvolvimento na carreira, que possibilita novos conhecimentos e o torna ainda mais capacitado no mercado.
Portanto, ao se preparar para a entrevista, leve em consideração suas qualidades, para poder falar de si mesmo com propriedade e mostrar para o recrutador seu valor. Além disso, confira outros passos importantes para se dar bem no processo seletivo:
Prepare as respostas
Por mais que não dê para prever tudo o que será perguntado na entrevista, algumas questões básicas serão feitas independente do cargo ou área de atuação. Questões como “por que você é ideal para esta vaga?” e “como você se vê em cinco anos?” são exemplos que provavelmente aparecerão.
Sabendo disso, treine as respostas, elabore um texto, mesmo que escrito a mão inicialmente, para praticar em casa, falando com amigos e parentes ou praticando em frente ao espelho.
Mostre resultados
Além de se preparar para as questões básicas, pense em respostas específicas sobre sua atuação e as realizações que já teve na carreira. Projetos do qual fez parte, resultados positivos, reconhecimentos.
Seja específico em relação ao seu papel e como contribuiu para as ações. Se tiver dados para corroborar, aponte-os.
Além disso, é comum fazerem perguntas relacionadas à solução de problemas, uma característica muito apreciada no mercado de trabalho. Busque em sua carreira momentos em que passou por imprevistos e como ajudou a solucionar e como atuou nesse sentido.
Destaque suas soft skills
As habilidades comportamentais também são avaliadas pelos entrevistadores e, em alguns casos, podem ser até mais relevantes que o conhecimento técnico. Seja porque o trabalho exige um perfil específico, seja pela dinâmica da empresa, além da já citada solução de problemas, soft skills como boa comunicação, trabalho em equipe, proatividade e pensamento estratégico são bem vistos.
Atente-se ao seu comportamento
A preparação para a entrevista também envolve a linguagem corporal e como se apresenta. Isso começa com o uso de roupas apropriadas, chegar no horário e manter uma postura ereta.
A confiança também é transmitida por meio da linguagem corporal, como o aperto de mãos, o olhar nos olhos. Já os braços cruzados devem ser evitados, pois apontam uma negativa, uma barreira entre o candidato e o entrevistador. Por fim, não se esqueça de desligar o celular e mantenha-se focado no interlocutor durante a conversa.
Pesquise sobre a empresa
Um dos fatores que podem diferenciar o candidato na entrevista é seu conhecimento sobre a empresa e o cargo para o qual está se candidatando. Portanto, busque informações com antecedência para saber mais sobre a abrangência, principais clientes ou soluções, posicionamento de mercado e redes sociais.
O LinkedIn pode ser uma ferramenta útil nesse processo, pois permite encontrar profissionais que trabalham na organização e conhecer melhor sobre os projetos realizados e a atuação das equipes.
Resolva o “problema” da vaga
Logo no começo da entrevista, o profissional do RH deverá comentar sobre a empresa e sobre a vaga em questão. A partir daí, apontará informações específicas sobre o que a empresa deseja para essa colocação. Além disso, a própria descrição da vaga publicada dá indicativos de quais são as atividades mais importantes e capacitações mais relevantes.
Com isso, use suas respostas para demonstrar que é capaz de solucionar “o problema” da vaga, apontando como seu conhecimento pode suprir as principais urgências do setor.
Faça perguntas
Uma atitude que impressiona os recrutadores, mas nem sempre é feita pelos candidatos é a curiosidade pela empresa. Perguntas sobre a vaga, resultados e objetivos da organização indicam que o profissional não só pesquisou, mas tem interesse em saber mais.
Evite questões básicas como o setor de atuação, pois isso você já deve saber, e foque em questões mais detalhadas como “o que vocês esperam dessa vaga?” ou “como é a comunicação entre os times?”.
Além desses cuidados acima, para saber como fazer uma boa entrevista de emprego é preciso ter em mente a evolução na carreira. Por isso, ter objetivos e saber onde quer chegar permite direcionar os esforços para isso, como fazendo uma especialização, como a pós EAD Anhanguera.