Discurso de agradecimento profissional: veja como fazê-lo

discurso de agradecimento profissional

Fazer um discurso de agradecimento profissional é uma forma de incentivar as equipes e reconhecer os profissionais pelo esforço e empenho em seu trabalho. Para os líderes, é uma atitude que os aproxima das equipes e os mantém motivados. 

Nem sempre cabe fazer discursos depois da conclusão de alguma atividade, mas quando há uma situação específica, onde o esforço do time contribuiu para alcançar metas ou um projeto foi concluído com sucesso, esse tipo de comentário para todos ajuda a manter o moral alto. 

Além disso, existem outras ocasiões onde é possível se expressar para os colegas, quando recebe uma honraria, ou se está se despedindo para outro cargo ou empresa. O discurso é uma forma de exteriorizar os sentimentos, de preferência positivos, em relação às pessoas com quem trabalha, e mostrar seu apoio e gratidão pelas oportunidades e resultados que alcançaram juntos. 

Como fazer um discurso de agradecimento profissional

Para algumas pessoas, falar em público é um desafio, mas superar o medo e conseguir externalizar os sentimentos e a gratidão tem forte impacto nas pessoas. Para os líderes, mostra apoio e confiança na equipe, e para colegas, aponta a relevância que tiveram na carreira de alguém. 

Veja como estruturar um discurso de agradecimento:

Comece pelo começo

Sim, pode parecer besteira, mas um discurso, por mais breve que seja, pode ser estruturado como uma história. Ele serve para ilustrar uma jornada e os frutos desse processo, portanto comece comentando, mesmo que brevemente, como tudo começou. 

Aponte como se sentiu ao se unir à equipe, como todos reagiram aos desafios impostos pelo projeto, ou aponte as adversidades enfrentadas. 

Torne-o pessoal

Dependendo da quantidade de pessoas que ouvirem o discurso, não será possível fazer comentários individuais, mas se for o caso, o faça. Aponte nomes dos colaboradores e o papel de cada um no processo, preferencialmente um momento de destaque.

Seja a equipe de TI que se dedicou para resolver um problema em poucas horas, ou as pessoas da arte que superaram as expectativas mesmo com orçamento limitado. São pequenas formas de mostrar para as pessoas que os vê, vê seu esforço e reconhece seu trabalho. 

Aponte os resultados

Demonstre, em sua fala, as conquistas alcançadas. Pode ser o resultado de vendas, a superação de metas, ou até mesmo aprendizados pessoais que se tornaram possíveis com a colaboração de outras pessoas. 

Seja breve

Esse também pode ser um desafio mas, por mais atentos que os outros estejam a fala de quem está discursando, se o assunto se prolongar demais, irá perder a atenção dos colegas. 

Use uma “cola”

Não precisa escrever palavra por palavra e ler em voz alta, mas um papel com as principais ideias pode ajudar, ainda mais que tem mais timidez ao falar em público. Disponha os temas em tópicos ou inclua números importantes que gostaria de citar. 

Motive as pessoas

O discurso não é uma atitude mundana, e deve ser usado apenas em situações especiais. Sendo assim, aproveite esse momento para incentivar as pessoas. Ao comentar sobre conquistas individuais ou citar colegas, garanta que os elogios servirão como motivação para que todos continuem se empenhando e se sintam valorizados. 

Como valorizar a equipe?

Em meio a uma rotina intensa, alguns aspectos organizacionais podem ser deixados de lado, como ações de incentivo a equipe. Porém, isso tem influência direta na atuação das pessoas, e permite que eles se sintam valorizados e melhorem seu desempenho. 

Por isso, além do discurso, há outras maneiras de mostrar para cada um que seu papel é importante na organização. Veja como:

Saiba ouvir

Isso vale para qualquer nível hierárquico: é importante ouvir a versão de cada um e dar espaço para que as pessoas compartilhem suas ideias. Elas podem ajudar a inovar, contribuir para novos projetos, e ainda permite que as relações se estreitem e as pessoas convivam melhor. 

Ouvir também significa ser empático, e se colocar no lugar da pessoa para entender suas dificuldades pessoais, além dos desafios de seu setor ou suas atividades. 

Faça um programa de reconhecimento

O discurso funciona para ações pontuais e momentos especiais, para para manter as equipes motivadas é preciso pensar a longo prazo. Criar um programa de reconhecimento com critérios definidos permite que eles tenham metas concretas sobre as quais trabalhar e ainda podem almejar bonificações e outras conquistas. 

Tenha um plano de carreira

Saber que tem a possibilidade de se desenvolver, atingir novos cargos e crescer na empresa é um grande incentivo para as pessoas. Portanto, ao criar um plano de carreira para os colaboradores, as organizações garantem que os melhores talentos busquem mais conhecimento, se empenhem em suas atividades e se destaquem em busca de uma promoção. 

Permita que eles se especializem

Algumas empresas apoiam financeiramente os colaboradores na busca por especializações, como a pós-graduação Unopar, outros apontam possíveis caminhos para que eles sigam estudando e aperfeiçoando. 

Essas são atitudes que farão com que ele se sinta valorizado e entenda que, com seus conhecimentos, pode crescer e evoluir na carreira. 

O discurso de agradecimento profissional pode, inclusive, citar essas ações e como os colaboradores foram beneficiados por isso. 

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