Estamos em um período de rápidas transformações no que diz respeito ao trabalho e, para quem está começando a carreira agora ou em busca de novos caminhos, é importante entender como está o mercado de trabalho atualmente.
Embora muito se fale sobre a Inteligência Artificial e a possível substituição das funções executadas por humano, esse processo é mais complexo e envolve transformações na forma de exercer as atividades.
Mas isso também cria novas oportunidades, compreendendo ferramentas e desbravando tendências.
As transformações no mercado de trabalho
É fato que a tecnologia já alterou muito da rotina profissional, facilitando conexões e agilizando processos. As antigas máquinas de escrever se transformaram em computadores e o fax em e-mail, mas nos últimos anos, vimos uma aceleração nessas transformações.
Isso não significa que as pessoas ficarão sem empregos, mas sim que precisarão adquirir novas habilidades técnicas e comportamentais para acompanhar essa mudança.
Além disso, o mercado está passando por uma transição geracional, já que um novo grupo de profissionais começam suas carreiras, enquanto outra geração passa a assumir cargos de liderança.
Com isso, é preciso entender quais são essas mudanças e como se adaptar a elas para conseguir se destacar e seguir prosperando na carreira.
Tendências para o mercado
A tecnologia é sim uma das principais tendências, e há mais cargos disponíveis voltados para esse conhecimento. Quem está em busca de um novo caminho profissional pode se dedicar à carreiras voltadas a programação ou análise de dados, que estão em forte ascensão.
Além disso, conhecimento em ferramentas mais populares de IA, como ChatGPT, também é útil: segundo levantamento do LinkedIn, em um ano a menção à ferramenta aumentou 21 vezes na descrição de vagas de emprego.
Entenda essa e outras tendências que estão em alta no mercado de trabalho atual:
Inteligência Artificial
Ao contrário do que muitos pensam, utilizar IA no dia a dia de trabalho não precisa ser tão complexo e o primeiro passo é ter curiosidade. O ChatGPT é uma ferramenta gratuita que pode ser acessada por qualquer um.
Se familiarizar com seu formato e entender como utilizá-la em sua área de atuação já oferece uma vantagem competitiva na hora de buscar novas vagas, especialmente considerando os dados apontados pelo LinkedIn.
A partir daí, claro, existem outros níveis de especialização, que permite uma atuação mais focada. Mas o fato é que não se pode nadar contra a corrente e, uma vez que esse tipo de solução fica cada vez mais popular, é impossível ignorá-la. Portanto, aprenda como aliar isso ao trabalho, e de que forma a IA pode contribuir para melhorar o desempenho e facilitar processos.
Foco em ESG
Não é de hoje que a sigla ESG tem se destacado no mercado de trabalho, mas o debate acerca de práticas sustentáveis, sociais e de governança são mais urgentes do que nunca. Com isso, organizações entendem que é necessário olhar para esses critérios, independente das metas e objetivos traçados com foco em crescimento.
O resultado são núcleos crescentes dentro das empresas, que geram novos tipos de cargos, indicando um novo caminho de atuação profissional.
Envelhecimento populacional
Outra questão que afeta profundamente o mercado e precisa ser observado sob um novo olhar é a idade. A população mundial está vivendo mais anos, o que significa que muitos acabam passando mais tempo no mercado de trabalho.
Em contrapartida, a chegada de novas gerações causa uma discrepância entre estilos de trabalho, experiências de vida e forma de trabalhar que gera conflito e acaba “empurrando” os profissionais mais velhos para fora do cenário corporativo.
Para as empresas, será necessário rever esse tipo de atuação e mudar sua cultura para que seja mais inclusiva neste aspecto, oferecendo treinamentos para que esses profissionais se atualizem e se mantenham relevantes em suas posições.
Habilidades comportamentais
Se há algo que os robôs (ainda) não são capazes de fazer no lugar dos seres humanos é lidar com emoções. Eles resolvem problemas de acordo com comandos e, embora isso tenha potencial para agilizar o trabalho, as relações interpessoais e capacidade de raciocínio humano são insubstituíveis.
Inteligência emocional, bom trabalho em equipe, facilidade de adaptação e solução de problemas estão entre as skills mais desejadas pelos líderes, e podem fazer a diferença na hora da contratação.
Como se preparar para o mercado de trabalho atual?
Acompanhar as tendências é a melhor forma de se ajustar e seguir relevante no mercado de trabalho. Por mais capacitado que um profissional seja, novidades surgem constantemente e saber dominá-las facilitará esse processo de adaptação e o destacará para as lideranças. Veja como se preparar para essas transformações:
Se alie a IA
Como falamos, ignorar o avanço dessa tecnologia é improdutivo, portanto quanto mais rápido aprender a usá-la, mais fácil será se adaptar e aproveitar melhor essas ferramentas. Faça cursos, pesquise na internet, converse com colegas e profissionais de outras áreas e mantenha-se atualizado em relação às oportunidades que a IA tem a oferecer.
Busque novas habilidades
Habilidade é uma questão de prática, então avalie ou até mesmo pergunte para os gestores quais as habilidades que eles consideram essenciais e pratique até que as domine.
Siga estudando
Fazer uma pós-graduação permite se especializar e adquirir conhecimentos específicos que podem até mesmo estar relacionados a essas transformações, fazendo o processo de adaptação mais rápido e oferecendo um panorama assertivo sobre como está o mercado de trabalho atualmente.