Afinal, qual o conceito de feedback?

qual é o conceito de feedback

Você sabe qual é o conceito de feedback? A palavra se tornou muito utilizada no mercado de trabalho para oferecer uma opinião sobre um projeto, ideia ou pessoa. Mas essa é uma forma muito simples de explicá-lo, já que sua proposta é muito mais abrangente e aponta para uma dinâmica que promove melhora no desempenho dos colaboradores e nos resultados da empresa. 

Ao fornecer feedback de maneira adequada, os gestores podem fortalecer a relação com com os profissionais e todos mantêm um alinhamento quanto ao papel de cada um nos objetivos da empresa. 

Qual o conceito de feedback?

A palavra vem do inglês e pode ser traduzida como “retorno” ou “opinião” e é aplicada ao mercado de trabalho há décadas. Ela aponta para comentários a respeito da atuação profissional de alguém mas, não significa necessariamente uma conversa tradicional. 

O feedback é uma ferramenta que pode ajudar na evolução profissional e tem impactos positivos no ambiente de trabalho, se aplicado corretamente. É uma espécie de avaliação, mas não se utiliza de notas ou classificação, e sim de uma conversa formal. 

A ideia é que haja um encontro específico entre colaborador e gestor, de maneira individual e particular, onde apontamentos sobre seu comportamento, aptidões e capacitações são analisados. 

Por conta disso, muitas pessoas temem o feedback, pois acham que terão que sentar e ouvir seus chefes reclamar sobre seu trabalho, mas a proposta é mais complexa – e nem sempre envolve críticas. 

A ideia é que o feedback seja uma ferramenta de alinhamento, onde o profissional recebe instruções sobre seu trabalho que o permitirão ajustar sua atuação às expectativas da empresa. 

É justamente por isso que uma abordagem grosseira, incisiva ou em tom de reprimenda é desencorajada. A ideia do feedback é que o colaborador entenda que algumas atitudes precisam ser adaptadas para melhorar seu desempenho ou a relação com a equipe. 

Por isso, o feedback pode ter foco em questões técnicas, como a capacidade para exercer suas atividades, ou comportamentais, relacionando-se às suas soft skills

Além disso, ela não precisa ser necessariamente negativa. Feedbacks positivos, inclusive, são aconselháveis, pois motivam os profissionais a seguir com bom desempenho. Outra possibilidade para o feedback é quando a empresa tem um plano de carreira para o profissional. 

Neste caso, a conversa pode seguir na linha das habilidades técnicas e comportamentais que esse colaborador precisa para ser promovido internamente, por exemplo. 

Para que serve o feedback?

Sendo assim, essa ferramenta visa o crescimento profissional, da equipe e da empresa. Ao manter uma comunicação adequada e regular com os colaboradores, a empresa tem a oportunidade de promover o engajamento, deixar claro para eles que as questões apontadas são propostas de melhoria para torná-lo um profissional mais completo. 

Digamos que um profissional realiza uma tarefa de forma muito morosa, ou então que tem facilidade em buscar soluções criativas. Seja no primeiro cenário, negativo, seja no segundo, positivo, sem um direcionamento, ele pode nem perceber que passa por essas questões. 

Ao ouvir de um colega que pode agilizar determinado processo através de uma ferramenta específica, ele consegue facilmente superar essa questão. Já quando sabe que essa característica criativa é apreciada, pode se sentir motivado a buscar novos conhecimentos e aprimorar esse aspecto. 

O que fazer ao receber feedback?

Como falamos, mesmo não sendo só uma conversa informal e ainda que seja possível que existam críticas, essa é uma oportunidade para o profissional repensar suas atitudes e trabalhar seu autoconhecimento. Veja como lidar com um feedback: 

Não seja reativo

Ao fazer o feedback, o profissional que sabe usar as técnicas adequadas abrirá espaço na conversa para que o colaborador dê sua opinião e sua perspectiva. Portanto, não há necessidade de ser reativo, interromper ou negar algum comentário. 

Ouça com atenção

Atente-se ao que está ouvindo e não desconsidere ou descarte as informações que está recebendo. Um bom feedback deve ser específico e, ao ouvir com a devida atenção, vai entender o motivo por trás da avaliação. Isso permitirá oferecer seu ponto de vista com mais convicção e, mais importante, permitirá que trabalhe nas questões apontadas. 

Saiba reconhecer suas falhas

Como falamos, ninguém gosta de ouvir que não fez um bom trabalho, mas é preciso saber reconhecer certas falhas pontuais. Ao invés de se tornar defensivo, busque formas de trabalhar nos apontamentos. 

Faça perguntas

A conversa deve ser feita em um ambiente seguro para que ambos opinem e troquem ideias. Portanto, além de ouvir, faça perguntas e peça sugestões de ferramentas e soluções para remediar a situação.  

Não encare como algo pessoal

As pessoas criam vínculos e é claro que, mesmo em ambientes profissionais, temos colegas com quem nos sentimos mais à vontade e criamos uma relação mais próxima, e outros que talvez não tenham tanta afinidade. Mas questões de gosto pessoal devem ficar do lado de fora da reunião. 

Esse é um apontamento prático e deve ter como foco o desempenho profissional. Portanto, da mesma forma que quem está dando o feedback não pode se basear em questões pessoais, quem o recebe também não. Afinal, não se trata de inimizade, portanto absorva apenas o conteúdo. 

Busque formas de se aperfeiçoar

Como falamos, é preciso ouvir com atenção pois, mesmo questões que não parecem um problema, podem ser para outras pessoas ou áreas da empresa. Mas, além disso, trabalhar suas habilidades comportamentais e técnicas têm benefícios que vão além dessa avaliação e podem levar a promoções, cargos mais concorridos, oportunidades em empresas maiores e com mais benefícios. 

Portanto, se aperfeiçoar deve ser um objetivo que vai além do que é falado no feedback, com foco na carreira. Busque especializações, como a pós Anhanguera e se destaque na carreira. 

Agora que você já sabe qual o conceito de feedback e seus benefícios para o aprimoramento, avalie como essa conversa pode impactar sua profissão e não perca a oportunidade de evoluir.

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