Se você tem medo de errar, saiba que não está só! Mas é preciso aprender a superar o medo do fracasso para conseguir alcançar os objetivos da carreira, já que o crescimento profissional envolve riscos.
O medo do fracasso impede que você saia do lugar e te deixa estagnado. Sem progredir, você se sente fracassado e, com isso, o medo só aumenta.
Por isso, é importante conseguir lidar com esse medo e saber a hora de deixar para trás a zona de conforto. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a vencer essa autossabotagem.
O que é o medo do fracasso?
Podemos descrever o medo do fracasso como um sentimento de ansiedade desencadeado pela possibilidade de não alcançar um objetivo desejado, principalmente se houver algum tipo de consequência negativa.
Por exemplo: se você trabalha em uma empresa e quer muito sair dela para empreender, existe o medo do negócio não prosperar e isso gerar dificuldades financeiras, já que não terá um trabalho.
Esse medo pode se manifestar de várias maneiras, como o hábito de evitar assumir desafios, procrastinação e autossabotagem.
Como saber se eu tenho medo do fracasso?
A grande questão é entender o grau desse medo. Se mesmo com o frio na barriga você topar sair da zona de conforto quando necessário, não é um medo paralisante, que impede o seu crescimento.
Mas se você evita qualquer tipo de risco em sua vida, por medo das possibilidades, já é um sinal de que você precisa trabalhar isso em si mesmo.
Então como saber que esse medo do fracasso atingiu níveis não saudáveis? Para isso, você deve observar certos padrões de comportamento e pensamento:
1 – Perfeccionismo excessivo
Se você está constantemente preocupado com detalhes pequenos ou nunca se sente satisfeito com o seu trabalho, isso pode ser um sinal de medo do fracasso. A cobrança excessiva está diretamente relacionada com esse medo.
2 – Evitar desafios
Como já mencionamos, se você se esquiva de assumir novos projetos ou responsabilidades por medo de não ser capaz de lidar com eles, pode ser um indicador de medo do fracasso. É o sinal mais importante para ficar de olho, porque se não passar por cima disso, você não vai para frente na carreira.
3 – Procrastinação crônica
Adiar constantemente tarefas importantes pode ser uma forma de evitar o fracasso. Isso porque se você não tentar, não poderá falhar, o que leva ao medo de ser criticado ou rejeitado se o resultado de seu trabalho não atender às expectativas dos outros.
4 – Autossabotagem
Sabotar o próprio sucesso de maneiras sutis ou inconscientes também indica um medo de não conseguir alcançar seus objetivos. Submeter um trabalho que está abaixo de seu verdadeiro potencial, por exemplo, é uma forma de manifestação inconsciente do medo do fracasso. É irônico, porque isso pode justamente resultar em críticas negativas ou insatisfação pessoal com os resultados.
5 – Pensamento negativo
Se você constantemente se flagra pensando que vai falhar antes mesmo de tentar, isso sugere um medo acima do comum de fracassar.
6 – Comparação excessiva
Se você está constantemente se comparando com os outros e se sentindo inadequado, pode significar que você tem medo de não estar à altura dos padrões dos outros.
Como superar o medo do fracasso?
Diante disso, o primeiro passo para superar o medo do fracasso é reconhecer que ele existe. Se você se identificou com algum dos itens acima, faça uma reflexão e tente lembrar de todas as vezes em que o medo te impediu de adquirir novas experiências.
1 – Tente entender de onde vem esse medo
Agora que já sabe que ele existe, tente entender de onde vem seu medo do fracasso. Pode ser resultado de experiências passadas, expectativas irrealistas, perfeccionismo ou insegurança. Identificar as causas ajuda a abordar o problema de maneira mais eficaz e racional.
2 – Estabeleça metas realistas
Um segredo para evitar a frustração: defina metas que sejam desafiadoras, mas que ainda assim estejam ao seu alcance. Metas irrealistas podem aumentar o medo do fracasso, mas as metas realistas podem ajudar a construir confiança à medida que você conquista pouco a pouco os seus objetivos.
3 – Aceite seus erros
Todo mundo erra. Entender isso pode te ajudar a ser gentil consigo mesmo quando enfrentar o fracasso. Em vez de se criticar ou se punir, seja compreensivo e se perdoe. Se você consegue perdoar outra pessoa, por que não perdoar a si mesmo?
4 – Vá com medo mesmo
Não deixe que o medo do fracasso o paralise. Em vez disso, vá com medo mesmo. Só precisa ter cuidado para não se arriscar sem pesquisar tudo antes e fazer um plano B para caso dê errado.
5 – Dê pequenos passos
A última dica para superar o medo do fracasso é dar pequenos passos para a sua evolução. Ninguém cresce instantaneamente. Comece aprimorando habilidades e fazendo uma pós-graduação. Um pouco de cada vez, e você conquista grandes objetivos!