Quanto tempo dura uma especialização? Confira!

quanto tempo dura uma especialização

Fazer uma pós-graduação já foi um sonho distante para muitos profissionais, não é mesmo? Contudo, os tempos mudaram. Hoje em dia, está mais fácil do que nunca se especializar, com inúmeras possibilidades de modalidades e uma flexibilidade incrível. Por isso, você vai ficar surpreso ao descobrir quanto tempo dura uma especialização nos dias de hoje.

Afinal de contas, anos atrás, os cursos de pós eram bastante rígidos quanto aos modelos, certo? Apenas com aulas presenciais, em dias e horários fixos, e períodos de conclusão que poderiam durar alguns anos, muitos profissionais não se sentiam estimulados a continuar estudando após a graduação.

Pós-graduação no seu tempo já é uma realidade

Todavia, os tempos mudaram. Hoje em dia, começar uma pós-graduação está muito mais simples e acessível. Com investimentos que democratizam os estudos, possibilidades de aulas híbridas e 100% virtuais, e até mesmo opções de tempo para finalizar o curso, você está, mais do que nunca, no controle do seu futuro.

Então, se a rigidez já foi um empecilho para você se especializar, saiba que você não precisa mais se preocupar com isso. Inclusive, em nossas instituições você tem liberdade e autonomia para decidir em quanto tempo vai se formar, sabia?

Com os mesmos conteúdos, corpo docente, aulas e suporte, você pode estudar no tempo que escolher, dentre três possibilidades disponíveis. Sendo assim, vamos detalhar como isso funciona abaixo. Confira no texto!

Quanto tempo dura uma especialização?

1 – 10 meses: pós regular

O formato regular de pós-graduação tem 10 meses de duração. Ou seja, em menos de um ano você passará por uma experiência transformadora, aprendendo tudo o que precisa saber sobre um tema da sua área de atuação.

Essa modalidade conta com disciplinas que serão liberadas a você a cada 32 dias. Isso significa que, em média, você terá que passar 9 horas da sua semana estudando, o que resulta em uma dedicação de cerca de 1,2 hora por dia.

Deste modo, podemos concluir que a pós regular é perfeita para quem tem rotinas um pouco mais complexas. Com mais tempo para concluir cada disciplina, você pode estudar com calma e, especialmente, se dedicar no seu tempo.

Afinal de contas, você se lembra da flexibilidade que mencionamos acima? Ela é possível por diversos fatores, sendo o principal deles nossas videoaulas. Na pós EAD, todas as aulas são gravadas e ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA. Sendo assim, você pode acessá-las quando e onde quiser, a qualquer momento, ficando no controle do seu cronograma acadêmico.

2 – 6 meses: pós intensiva

Caso você tenha um pouco mais de pressa, ou esteja com mais tempo e flexibilidade na rotina, talvez a pós regular não funcione para você. Em seu lugar, você pode escolher a pós intensiva. Ela tem 6 meses de duração e garante um enorme diferencial para a sua carreira: conquistar o título de especialista em apenas um semestre.

Para isso, você terá que completar cada disciplina de 19 em 19 dias. Fazendo a conta para as semanas e os dias, na pós intensiva você terá que se dedicar por 15 horas semanais para finalizar o curso no tempo esperado. O que resulta em cerca de 2 horas todos os dias focado no seu futuro profissional.

Tudo isso graças à maleabilidade das videoaulas gravadas e de todos os outros materiais da sua pós. Eles também ficam no AVA e incluem slides, materiais de apoio, sugestões de leituras extras, acesso à maior biblioteca virtual da América Latina, suporte administrativo e financeiro e um sistema de tutoria.

Com ele, você sempre poderá contar com um tutor, que é especialista na área da sua pós. Ele vai tirar as suas dúvidas, oferecer direcionamentos, dar conselhos, sugerir leituras e atividades extras e estar ali para tornar a sua jornada acadêmica ainda mais humanizada.

3 – 4 meses: pós superintensiva

Porém, nem sempre os 6 meses são rápidos o suficiente para alguns profissionais. Pode ser que você esteja com bastante tempo disponível para se dedicar aos estudos, precise do título para algum concurso público ou queira, em tempo recorde, assumir novos postos que exijam o título de especialista.

Para esses casos, você pode optar pela pós em 4 meses. Chamada de pós-graduação superintensiva, ela oferece uma experiência imersiva no tema escolhido para a sua especialização. Afinal de contas, uma nova disciplina estará disponível para você a cada 13 dias.

Com isso, o ideal é que você dedique cerca de 21 horas dos seus dias para a pós-graduação, o que também pode ser traduzido como 3 horas de estudos todos os dias.

Por ser uma rotina mais intensa, ela é recomendada para profissionais que são mais flexíveis com suas rotinas, e sabem que poderão assumir esse grande compromisso para, em apenas quatro meses, conquistar o tão sonhado título de especialista.

Descobriu quanto tempo dura uma especialização e entendeu a melhor opção para você? Então agora só falta escolher o seu curso, dentre as inúmeras possibilidades do portfólio de pós-graduação Anhanguera, e começar a estudar! Não perca tempo e dê esse importante passo para a sua carreira, colocando o desenvolvimento profissional e o sucesso em primeiro lugar.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!