Quem pode fazer especialização?

quem pode fazer especialização

Que ter uma pós-graduação no currículo você já sabe, certo? Faz tempo que ser somente graduado era sinônimo de conseguir sucesso profissional. Hoje em dia, com mais profissionais no mercado e uma disputa acirrada para entrar nos pré-requisitos dos processos seletivos, a graduação não é mais o suficiente. Nesse contexto, vale a pena descobrir quem pode fazer especialização.

Dessa forma, você vai entender se tem o necessário para se inscrever em um curso de pós-graduação. Ela é o último “degrau” das etapas acadêmicas, proporcionando conhecimentos valiosos que vão, literalmente, te transformar em um profissional especialista.

Assim, com disciplinas robustas, um corpo docente de peso, aulas atualizadas e alinhadas com o mercado de trabalho e todo o suporte de materiais extras, a pós é o melhor caminho para se diferenciar e chamar a atenção dos empregadores.

Contudo, você sabia que existem alguns pré-requisitos para você conseguir se inscrever em um curso de especialização? Para descobrir quais são eles e entender mais sobre essa possibilidade incrível, continue lendo o texto e entenda tudo. Assim, você vai descobrir se você pode ou não começar a sua pós.

Quais são as etapas de ensino no Brasil? Entenda agora!

Para entender quem está apto a entrar em uma pós, você precisa entender os caminhos do ensino em nosso país, com todas as suas etapas obrigatórias. Essa é a base para que a pós-graduação faça sentido para você, dentro de um contexto bem mais amplo da educação no Brasil.

Sendo assim, o ensino começa com a Educação Básica. Nela, você vai passar pela Educação Infantil, seguindo pelo Ensino Fundamental e, finalmente, pelo Ensino Médio. Depois dela, temos o Ensino Superior. Para ingressar no seu primeiro “degrau”, que é a graduação, você obrigatoriamente precisa ter concluído o Ensino Médio.

Então, poderá escolher entre cursos bacharelados, licenciaturas ou cursos tecnólogos. Cada um deles tem suas características e objetivos específicos, mas no fim das contas, todos são graduações, que vão te transformar em um profissional apto a entrar no mercado de trabalho de forma qualificada.

Contudo, como já mencionamos, a graduação não é mais o suficiente. Da mesma forma, o Ensino Superior não termina com as graduações. Na realidade, ele continua com os cursos de pós-graduação, que são divididos entre stricto sensu, com mestrados e doutorados, e lato sensu, com as especializações e MBAs.

Quem pode fazer especialização?

Sendo assim, podemos entender que só pode fazer uma especialização quem já é graduado. Esse é o grande pré-requisitos dos cursos de pós: eles só são uma possibilidade para profissionais que contam com um diploma de graduação, seja ela um bacharelado, curso tecnólogo ou licenciatura.

Então, se você passou pela graduação e se formou, pode ficar tranquilo. Afinal de contas, você está apto a cursar uma especialização.

Contudo, vale a pena checar os pré-requisitos de cada curso específico. Isso ocorre porque, em alguns casos, sobretudo para pós na área da Saúde, há a necessidade de comprovar a graduação em um curso específico, ser registrado no seu conselho regional ou ter formação em uma área em especial.

Porém, via de regra, todos os profissionais graduados podem fazer uma especialização.

Quais são os tipos de especialização?

Já que estamos falando de especialização, que tal entender quais são os tipos de pós lato sensu? Porque, sim, existem algumas possibilidades diferentes no universo das especializações, e quanto mais você souber sobre elas, mais fácil será escolher o seu curso ideal.

1 – Especialização

No mundo lato sensu, os cursos mais famosos são as especializações. Eles são um tipo de pós focada na parte técnica do seu trabalho. Então, você terá a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades, adquirir novos conhecimentos, se atualizar na sua área de atuação e escolher um tema específico para ser especialista.

Você vai mergulhar de cabeça em tudo o que diz respeito a ele, indo além das abordagens mais rápidas que costumam acontecer na graduação. Afinal de contas, com tantas possibilidades de carreira para cada uma das profissões, não haveria tempo para entrar nos detalhes de cada uma, certo? Por isso os cursos de pós-graduação são tão importantes.

2 – Master of Business Administration (MBA)

Além das especializações clássicas, nós temos as pós-graduações do tipo MBA. Ou seja, Master of Business Administration.

Estamos falando de cursos que são focados em empreendedores, administradores, gestores e líderes. Então, além de oferecer uma visão mais direcionada do tema escolhido pelo profissional, eles também garantem conteúdos que vão te ensinar a administrar e gerenciar um negócio e também equipes.

Agora que você se tornou um expert e já sabe quem pode fazer especialização, que tal tirar logo esse sonho do papel? Escolha um dos cursos da pós-graduação Anhanguera e comece ainda hoje a escrever sua trajetória acadêmica! Dessa maneira, você vai mergulhar em uma jornada de muito aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades, colocando seu perfil profissional em um novo patamar.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!