O que é plano de cargos e salários? Como criar um?

o que é plano de cargos e salários

Trabalhar no departamento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas envolve uma série de responsabilidades, não é mesmo? A lista pode ser infinita, envolvendo itens que começam em recrutamento e seleção e vão até as entrevistas de desligamento, passando por saber o que é plano de cargos e salários. Inclusive, você já sabe tudo sobre isso?

Caso ainda esteja em busca de conhecimentos sobre o tema, você está no lugar certo. Abaixo, vamos te ensinar tudo sobre esse material, que é indispensável tanto para a organização interna da companhia quanto para o crescimento de seus colaboradores ao longo dos anos.

O que é plano de cargos e salários?

Sem prolongar o assunto, vamos direto ao ponto. O plano de cargos e salários é um documento que faz parte da organização de qualquer empresa com colaboradores. Ele lista e esquematiza todos os cargos da organização, especificando as suas responsabilidades, atribuições, características e, claro, salários e benefícios.

Assim, além de manter essa parte da Gestão de Pessoas organizada, o plano consegue garantir que os colaboradores estejam sendo bem remunerados, de acordo com a capacidade da empresa e a média salarial do mercado de trabalho. Ainda se torna o pontapé inicial para o desenvolvimento de planos de carreira.

Por que ele é importante?

Como o planejamento aponta todas as características das posições, com as atribuições e habilidades necessárias, fica mais fácil definir o que cada profissional precisa ter e desenvolver para ser promovido.

Dessa maneira, ter um plano de cargos e salários se torna um diferencial, sabia? Deixando claro que a empresa tem métricas, sistemas e padrões para cada uma das posições, especificando os pré-requisitos para cada cargo e oportunidade de promoção, é mais simples atrair novos talentos e reter os que já estão na companhia.

Como resultado, o RH fica organizado, os gestores têm facilidade para conduzir os planos de carreira de seus mentorados, os profissionais reconhecem esse diferencial e os colaboradores ficam motivados e tranquilos.

Afinal de contas, eles sabem exatamente o que é esperado deles e o que precisam entregar. Da mesma forma que ficam cientes do que precisam fazer para crescer dentro da organização.

Quais são os componentes de um plano de cargos e salários?

Agora que você já sabe o que é um plano de cargos e salários, deve ter percebido que precisa de um na sua empresa, certo? Então, se quer um passo a passo para construir um, veja abaixo todos os componentes de um planejamento desse tipo.

1 – Todos os cargos da empresa, criando um organograma

A primeira etapa consiste em listar todos os cargos da empresa. Tanto aqueles que estão ocupados e contam com profissionais representantes quanto aqueles que estão congelados, mas podem ser abertos em algum momento.

Aqui, além de fazer uma lista para se organizar, o ideal é que você consiga construir um organograma com todas as informações. Afinal de contas, um dos objetivos do plano é mostrar aos colaboradores como eles podem crescer na empresa, certo? E isso só é possível ao visualizar todas as oportunidades e possibilidades acima da posição atual.

2 – A descrição de cada um deles, com responsabilidades, atribuições e características

Depois de garantir que todos os cargos estejam no seu plano, chegou a hora de completá-los. Todos precisam conter uma descrição, explicando exatamente o que são e como se encaixam nas equipes da empresa, bem como suas atribuições, responsabilidades, características e habilidades necessárias para ocupá-las.

Ao definir quais são as competências técnicas e comportamentais, as famosas soft skills, para cada uma delas, você torna os processos de promoção mais justos. Assim, todos saberão o que precisam ter e atingir para estarem aptos a “subir mais um degrau”, com imparcialidade e sem interferências injustas.

3 – Critérios e indicadores claros para promoções e aumentos

Falando em promoções, chegou a hora de elencar todos os critérios para que elas aconteçam. Em empresas organizadas, sérias e comprometidas com o desenvolvimento de seus colaboradores, os motivos que justificam promoções e aumentos precisam ser claros e diretos.

Então, discorra sobre todos os critérios e indicadores necessários, bem como a maneira como os profissionais serão avaliados e todas as variáveis que poderão influenciar uma mudança de cargo e salário.

4 – Os respectivos salários para cada posição, incluindo seus benefícios

Por fim, chegou a hora de “fechar com chave de ouro” ao incluir o que todos querem saber: a remuneração e os benefícios.

Para isso, tudo precisa ser muito bem definido, incluindo os salários, suas variáveis, benefícios, diferenciais, mudanças de um cargo para outro e tudo o que os colaboradores precisam saber na hora de criar e avaliar um plano de carreira na sua empresa.

Já sabe tudo sobre o que é plano de cargos e salários? Então chegou a hora de melhorar ainda mais os seus conhecimentos e habilidades em Recursos Humanos. Para isso, invista em uma pós-graduação em Gestão de Pessoas. Ela vai te proporcionar uma experiência acadêmica única para revolucionar a sua carreira na área.

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