Como delegar tarefas de forma eficaz e com sucesso: 3 dicas

como delegar tarefas

Uma das principais características de um bom líder é saber como delegar tarefas de forma eficaz. O dia a dia de um gestor envolve muitas tomadas de decisão estratégicas. Com isso, aspectos mais operacionais do trabalho devem ser transmitidos para o time, evitando concentração de tarefas. 

Isso exige um processo de colaboração e confiança que deve fazer parte da cultura da empresa para ser implementado de maneira adequada. Muitas pessoas, porém, veem esse ato como uma perda de controle sobre o que está acontecendo, o andamento da produção e a busca por resultados. 

Mas, ao manter as tarefas centralizadas, o time pode perder a confiança e motivação em seu trabalho e o gestor ainda fica sobrecarregado. Isso tem impacto no desempenho do time e até mesmo nas relações interpessoais. 

O que significa delegar tarefas?

Delegar representa o ato de transferir competências e funções a outras pessoas. Na prática, isso significa entender o que é a função do líder e o que deve ser incumbência da equipe. Porém, por mais que pareça ser óbvio para alguns a importância de delegar, para outros se torna um problema. 

Isso porque encontramos muitos profissionais centralizadores em posições de liderança, que acabam tirando a autonomia da equipe e, consequentemente, sua confiança para tomar decisões e resolver questões por conta própria. 

Ainda é muito comum ver no mercado de trabalho gestores que se comportam como chefes, ao invés de líderes. O que eles não percebem é que essa conduta acaba por desestimular o time. 

Saber como delegar tarefas com sucesso traz benefícios para todos os envolvidos. Afinal, o papel do gestor é supervisionar o andamento das atividades. Sua atuação prática envolve questões relacionadas a planejamento e estratégias. Ou seja, ele precisa ser capaz de enxergar sua equipe como contribuidores que o ajudarão a pôr em prática esse planejamento. 

Por que delegar tarefas?

Além de ser uma “bandeira vermelha” no aspecto comportamental, centralizar tarefas não beneficia nem o próprio centralizar que acabará atarefado demais e incapaz de focar no que importa. 

Entenda os benefícios de delegar tarefas:

Agilidade

Se todo o time depende de uma pessoa para dar um ok em certo processo, é muito provável que as coisas demorem para prosseguir, o que tornará até os afazeres mais simples em tarefas dispendiosas. 

Isso impactará o prazo para concluir os trabalhos e, considerando que em uma equipe muitas vezes o andamento ocorre em cadeia, se uma etapa inicial atrasa, é possível que o mesmo aconteça com todo o processo. 

Desempenho

Ao ficarem “travados” nesses entraves de aprovação, os profissionais se veem sem autonomia para executar seu trabalho. Com o tempo, isso os deixará menos entusiasmados para aprender, sugerir inovações, buscar ferramentas criativas para solucionar problemas e se aperfeiçoar. 

Com isso, o desempenho geral irá diminuir, pois com tantos empecilhos para realizar algo, os colaboradores evitam sair do básico e entregam apenas o mínimo necessário. 

Confiança

Isso afeta não só sua confiança em si mesmo, ou seja, eles passam a duvidar de suas habilidades, pois veem que a própria liderança não acredita em sua capacidade para fazer atividades de forma independente. 

Também diminui a habilidade dos colegas confiarem uns nos outros, já que entendem que os colaboradores estão “amarrados”, incapazes de atuar por conta sem uma direcionamentos específicos da chefia. 

Como delegar tarefas?

Como falamos, o primeiro passo é ter um direcionamento bem definido por meio da cultura da empresa. A confiabilidade para delegar deve partir dos altos níveis hierárquicos e ser estimulada em profissionais que conquistam posições de liderança. 

Assim, esse processo é disseminado entre as áreas e pode ser aplicado em níveis. Empresas maiores, com diferentes níveis hierárquicos devem ter as atribuições de cada um bem definidas, assim, cada um sabe de suas obrigações e adquire confiança e responsabilidade para tomar decisões. Com isso em mente, veja como delegar tarefas de forma eficaz:

1 – Observe a equipe e conheça suas habilidades

Ter uma relação de proximidade com os liderados oferece uma perspectiva mais apurada em relação ao que cada um tem a oferecer. Observe a forma como eles se comportam, como executam suas tarefas e saiba ouví-los. 

Isso trará uma compreensão do que cada um é capaz e permitirá delegar de acordo com os pontos fortes de cada um. 

2 – Mantenha uma boa comunicação

Crie um ambiente onde todos possam se expressar. Já conhecemos os benefícios de uma empresa com diversidade de pensamento, mas colocar isso em prática exige um esforço ativo para manter uma boa comunicação, com empatia e mente aberta para explorar diferentes ideias e conceitos. 

3 – Desenvolva as habilidades de liderança

Por mais que já tenha alcançado um cargo de líder, existem muitos aspectos comportamentais que envolvem a função. Portanto, seguir se desenvolvendo e aperfeiçoando as habilidades permite ser um líder melhor. 

Além de um MBA, outras especializações, como a pós-graduação em Processos Gerenciais, contribuem para esse conhecimento e ajudam os profissionais a se tornarem bons gestores. 

Saber como delegar tarefas envolve confiar no time e abrir espaço para que cada um mostre do que é capaz. O líder ganha em eficiência, os profissionais em oportunidades e a empresa em resultados. 

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