Levando em consideração que passamos grande parte do dia no ambiente de trabalho, puxar assunto com um colega pode tornar a rotina mais leve e até mesmo mais colaborativa. Pensando nesse momento de primeiro contato entre dois profissionais, reunimos algumas dicas de como puxar assunto com colega de trabalho.
5 dicas de como puxar assunto com colega de trabalho
1. Observe antes de puxar assunto
Antes de começar a conversar com esse colega em questão, observe e conheça quais são os comportamentos e gostos. É interessante analisar se é uma pessoa mais comunicativa e receptiva ou alguém mais reservado.
No caso de ser mais reservado, é possível que a pessoa prefira falar somente sobre assuntos relacionados ao trabalho, ou sequer falar. No caso de ser alguém mais receptivo, vale observar pistas sobre possíveis assuntos em comum.
2. Encontrando um assunto em comum
Sabendo um pouco mais sobre o colega que deseja se aproximar, utilize seu conhecimento sobre a pessoa ao seu favor. Interesses ou atividades em comum, como esportes, livros, filmes, gostos gastronômicos ou até gêneros musicais, podem ser um bom ponto de partida para uma conversa. Até mesmo o trabalho ou a formação acadêmica podem ser assuntos em comum entre vocês.
Confira agora uma lista com alguns assuntos que podem ser abordados e uma sugestão de pergunta para cada tema:
- Trabalho: “Em que projeto está trabalhando agora?”;
- Crescimento pessoal: “Quais são suas metas profissionais para este ano?”;
- Hobbies: “Você gosta mais de ler ou assistir?”;
- Cultura/entretenimento: “Você gosta de música?”;
- Viagem: “Tem algum destino de viagem dos sonhos?”;
- Culinária: “Qual é o seu restaurante favorito na cidade?”;
Caso não tenha encontrado nenhum assunto em comum, tente um comentário simples como: “Como você está?”, ou ainda: “Como foi o seu fim de semana?” e “O tempo esfriou, não é mesmo?”. Essas frases simples podem abrir espaço para uma conversa com assunto mais profundo.
3. Escolhendo o melhor momento
Antes de iniciar uma conversa, encontre o melhor momento para isso. Considere toda a situação profissional, evitando interrupção do trabalho, o que seria considerado inadequado. Observe se o colega em questão está em um momento de alta demanda ou se vive um momento mais tranquilo, com brechas para conversas.
Uma dica é utilizar situações do cotidiano para realizar esse contato inicial, aproveitando o intervalo do café, o momento antes de uma reunião ou o encontro no elevador. Você também pode oferecer sua companhia para o almoço ou pedir dicas de um restaurante, abrindo espaço para um convite.
4. Dialogando
Agora que já pensou qual será o assunto da conversa entre vocês, vamos a algumas dicas de como manter o diálogo.
Antes de mais nada, inicie a conversa com entusiasmo, demonstrando um interesse genuíno no papo. Mostre suas opiniões, mas também escute com atenção as considerações de seu colega. Sorria, seja educado e faça contato visual, evitando se distrair durante a conversa.
Para manter o assunto, é importante realizar algumas perguntas. Evite questionamentos que possam ser respondidos apenas com “sim” ou “não”. Tome o cuidado de pensar em perguntas sobre assuntos que rendam, que incentivam o colega a falar mais sobre o assunto. Durante a conversa, mais dúvidas podem surgir, e você pode também compartilhar sua própria experiência ou opinião sobre o assunto, desdobrando ainda mais a conversa.
Compartilhar informações de experiências próprias ajuda na criação de uma conexão pessoal. Pode ser desde um assunto mais reflexivo, até algo mais simples, como uma história engraçada ou uma informação profissional que descobriu recentemente.
5. Lidando com desafios
Assim como em todas as situações, puxar assunto com colegas de trabalho pode ter alguns desafios. Pensando nisso, listamos algumas circunstâncias que pode viver.
- Colegas reservados: como falado no início do texto, é importante analisar como é o seu colega de trabalho, extrovertido ou reservado. É essencial respeitar os limites de todas as pessoas e não forçar uma conversa no caso da pessoa não estar interessada;
- Silêncio: se em algum momento a conversa cair no silêncio, lembre-se de que essa é uma situação natural em qualquer papo, até mesmo entre pessoas que se conhecem há anos; às vezes, o silêncio pode ser apenas um tempo de reflexão para ambos;
- Assuntos delicados: evite assuntos sensíveis, que podem ocasionar um embate entre você e o seu colega. Política, religião e questões íntimas podem levar a conversa para um ambiente mais delicado. Mantenha a conversa com assuntos leves.
Puxar assunto com outros profissionais é uma habilidade que traz benefícios tanto pessoais quanto profissionais. Com o tempo, você pode criar as suas próprias estratégias para puxar assunto com outros colegas de trabalho, criando assim conexões verdadeiras. E, agora que já sabe como puxar assunto com colega de trabalho, que tal conhecer uma especialização? Invista em uma pós-graduação EAD em Comunicação ou em outras áreas de conhecimento.