O que é e como ter um bom networking: 4 estratégias

o que é e como ter um bom networking

Fazer bons contatos é importante para o desenvolvimento profissional, mas você sabe exatamente o que é e como ter um bom networking? Poucas profissões permitem que alguém trabalhe por conta, sem ter contato ou relação com outras pessoas, mesmo que sejam clientes ou fornecedores. 

O que é e como ter um bom networking?

Ter uma rede profissional ajuda a expandir os negócios, ficar por dentro das novidades e tendências e descobrir novas oportunidades em sua área de atuação. Continue a leitura para saber mais.

O que é networking?

A palavra em inglês une “net”, que significa rede, e “working”, relacionada a trabalho. Ou seja, o conceito envolve criar uma relação de contatos com outros profissionais que, de alguma forma, são relevantes ou estão ligados ao meio em que atua. 

Essas conexões podem ser feitas por pessoas da mesma empresa, por meio do LinkedIn, por meio de eventos do setor ou até com uma abordagem direta a pessoas com quem deseja trocar conhecimentos. 

A ideia é que, ao ampliar as conexões no meio, os profissionais possam expandir seu entendimento sobre a área. Veja alguns benefícios do networking:

Oportunidades profissionais

Uma das principais vantagens de fazer conexões é ser lembrado quando há novas oportunidades de emprego, sendo indicado a uma vaga concorrida, por exemplo. Com o respaldo de outra pessoa da área, já chega em uma entrevista de emprego com boas recomendações.

Além disso, tem mais chance de ser lembrado quando abre uma vaga e permite ampliar até as possibilidades de atuação. Conhecer pessoas com ofícios distintos dentro da área pode abrir um novo caminho profissional e levar a uma posição melhor. 

Aumenta o conhecimento

Além das indicações diretas em possíveis oportunidades profissionais, ter bons contatos na área ajuda a estar sempre atento ao que há de tendências e boas práticas aplicadas por essas pessoas. É uma forma de adquirir novos conhecimentos e estar a par de inovações, estudos e conceitos que podem ajudar a transformar o setor e colocar o profissional em destaque na empresa.

Oferece visibilidade

Quanto mais contatos tiver acesso, mais chances de ser notado e lembrado. Apesar do networking não se tratar só de números, expandir sua rede oferece mais visibilidade e permite que mais pessoas se familiarizem com seu trabalho. 

Como ter um bom networking?

Fazer networking não é o mesmo do que colecionar conexões no LinkedIn. Na verdade, o “working” é justamente uma forma de descrever o trabalho constante de se comunicar com essas pessoas, portanto a qualidade da comunicação é mais importante que a quantidade de contatos. 

Pessoas menos comunicativas ou sociáveis talvez tenham mais dificuldade em se apresentar a outros profissionais, mas desenvolver essa habilidade, além de ser capaz de contar a própria história, é o primeiro passo para criar uma conexão real. 

Por outro lado, isso também não significa ser inconveniente ou insistente, se apresentando apenas para falar de si e pedir um emprego. O networking está relacionado a reputação profissional, afinal, ninguém vai indicar alguém que não gosta ou que não faz um bom trabalho. 

Portanto, o conhecimento técnico e habilidade para se comunicar são importantes para iniciar uma rede de contatos. Veja outras estratégias para fazer networking:

Participe de eventos do setor

Palestras, feiras e workshops com profissionais do setor são um bom lugar para começar a conhecer pessoas. Em geral, todos que estão lá estão conectados profissionalmente, o que torna mais fácil encontrar afinidades e objetivos profissionais em comum. 

O mesmo vale para eventos promovidos pela própria empresa, como jantares, almoços ou happy hour. Muitas vezes, as pessoas veem essas situações sociais com uma obrigação desagradável, mas pode servir como oportunidade para se apresentar para líderes e trocar ideias com pessoas de outros setores.

Seja lembrado

Para ser lembrado por outros profissionais, é preciso aparecer. Isso não significa ser inconveniente ou chamar atenção para si constantemente, mas sim manter uma comunicação regular, mandar e-mails ou mensagens no LinkedIn. 

Além disso, mesmo que não haja uma comunicação direta, fazer publicações a respeito de projetos concluídos e resultados alcançados gera visibilidade para o perfil profissional. 

Ouça com atenção

Essa rede de contatos não pode ser vista pelo profissional como uma forma de conseguir só um emprego melhor. São pessoas, com interesses similares, que podem estar interessadas no que você faz e vice-versa. 

Manter esses contatos significa também ouvir com atenção, ser curioso em relação à realidade profissional de cada um, lembrar de aspectos importantes sobre suas carreiras. O networking não deixa de ser uma amizade, porém o foco são as afinidades profissionais, e não pessoais, portanto, mostre interesse no que os outros têm a dizer. 

Busque novos conhecimentos

Fazer uma especialização, como a pós EAD Anhanguera, é uma forma de conhecer novas pessoas com interesses e conhecimentos similares, e ainda permite se desenvolver na carreira. Assim, é possível trocar experiências e se apoiar nos desafios dos estudos. 

Entender o que é e como ter um bom networking permite ao profissional ampliar seu círculo e também as possibilidades que sua carreira pode ter.

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