Afinal, o que colocar como competências no currículo?

o que colocar como competências no currículo

Preencher um currículo exige atenção e cuidado, pois é a primeira representação profissional que os recrutadores terão do candidato. O documento precisa ser completo, sem se estender demais, e deixar claro as principais habilidades relacionadas à vaga. Isso inclui as capacitações comportamentais e outras características de destaque. Se você não sabe o que colocar como competências no currículo, acompanhe este texto e entenda. 

O que são competências e como identificá-las?

Competências são habilidades profissionais adquiridas ao longo da carreira, também conhecidas como skills. Em geral, dividem-se em técnicas e comportamentais. Entenda cada uma:

Técnicas

Essas skills estão relacionadas a aptidões referentes ao trabalho a ser executado. Ou seja, incluem as ferramentas e capacitações que permitem que a pessoa exerça sua profissão. Nesta categoria estão inclusos os conhecimentos necessários para atuar em sua área e costumem ser mais específicos, incluindo programas que domina e até idiomas que pratica. 

Comportamentais

São as habilidades referentes ao comportamento social, ou seja, como alguém lida com situações de trabalho, seja ao se comunicar com colegas e clientes, seja ao resolver problemas. Embora nem sempre sejam aprendidas na sala de aula, fazem parte da experiência profissional e muitas vezes são adquiridas com o tempo. 

Todas elas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo da carreira, permitindo que o profissional seja mais completo, com as ferramentas e os conhecimentos necessários para lidar com qualquer situação, além de oferecer uma perspectiva abrangente e até o tornar capaz de liderar. 

Para descobrir quais competências cada um possui, é preciso saber se autoavaliar, observar os padrões e rotinas que tem e receber com atenção os feedbacks de colegas ou supervisores. 

Esse olhar permitirá entender em quais aspectos se destaca e quais pecisam melhorar. Esse autoconhecimento é importante não só para saber se descrever no currículo, mas também falar sobre si mesmo na entrevista e, principalmente, evoluir na carreira. 

Em geral, quem tem um planejamento profissional, deseja alcançar determinado cargo ou atuar em alguma empresa, e para chegar lá, vai precisar se dedicar às suas competências técnicas e comportamentais. 

O que colocar como competências no currículo?

Antes de mais nada, não minta. Se informar que tem determinado conhecimento e não for capaz de demonstrar, o recrutador vai perceber imediatamente. Por isso é importante saber se autoavaliar e ser honesto consigo mesmo sobre as competências. Durante a entrevista, é possível que seja necessário exemplificar essas habilidades, então pense nas que realmente possui. 

Além disso, compreender o mercado permite analisar quais competências são valorizadas atualmente e dedicar-se a adquiri-las, caso não possua. Vejas principais competências para colocar no currículo:

Adaptabilidade

Atualmente, o mercado corporativo tem se transformado rapidamente, o que significa que novos processos, conceitos e tecnologias surgem com frequência maior. Saber se adaptar a essas transformações valoriza um profissional, justamente por ser capaz de absorver esses novos conceitos com mais facilidade. 

Organização e planejamento

Equipes enxutas precisam de profissionais que saibam se planejar. O prazo e a maneira como as tarefas serão executadas pode ser determinado por um superior. No entanto, como desdobrar isso no dia a dia de forma organizada aumenta a eficiência, evita perder prazos e não fazer entregas importantes e pode até ser um impeditivo do crescimento profissional. 

Saber priorizar as tarefas ao longo do dia e da semana fazem com que o profissional esteja sempre atento ao que deve ser feito e seja mais produtivo. 

Criatividade

Muitas pessoas acreditam que essa competência está ligada a cargos que envolvem criação, mas não é verdade. A criatividade facilita a resolução de problemas em qualquer segmento, e ainda aumenta a capacidade de inovação. Ser curioso e não se contentar com o conhecimento que já possui é uma forma de iniciar o processo criativo. 

Boa comunicação

Parece uma habilidade básica, mas muitas pessoas que incluem no currículo não a tem. Saber se comunicar não é só ser sociável, mas envolve um processo de escuta ativa e de empatia. Quem tem boa comunicação preza pelo diálogo para solucionar conflitos e mantém uma relação sem desgaste com colegas e superiores. 

Pensamento analítico

Saber avaliar possíveis cenários, identificar padrões e se atentar às tendências permite que o profissional atue com mais assertividade e seja capaz de propor inovações e resolver problemas com mais facilidade, portanto é uma habilidade desejada no mercado. 

Habilidades técnicas

Embora seja mais difícil exemplificar como incluir as habilidades técnicas, pois variam muito de acordo com cada profissão, é possível destacar que na seção de “competências” são incluídas apenas as palavras-chave. 

Na seção “experiência profissional” é possível detalhar a atuação em cada empresa, mas aqui, dê preferência para informações específicas que facilitem o entendimento do recrutador em relação ao seu conhecimento. Por exemplo: UX Writer, copywriting, Excel, etc. 

Todas essas habilidades, técnicas ou comportamentais, podem ser aperfeiçoadas ao longo da carreira. Por isso, é necessário se atentar às competências que tem e, principalmente, quais precisa melhorar. 

Além disso, seguir se desenvolvendo profissionalmente com uma pós em 4 meses reconhecida pelo MEC permite se especializar e oferece um diferencial competitivo na busca por novas oportunidades de trabalho. 

Ao entender o que colocar como competências no currículo, busque fazer uma lista adequada com a vaga a que está se candidatando e garanta que são competências que têm já desenvolvida.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!