Como lidar com a falta de concentração; saiba o que fazer

como lidar com a falta de concentração

A falta de concentração é um desafio que tem se tornado cada vez mais comum na vida da sociedade atual, impactando o desempenho profissional, educacional e pessoal. Em um momento com tantas distrações, como o excesso de informações e uso desenfreado das redes sociais, manter o foco se tornou uma tarefa difícil. Ainda assim, existem algumas estratégias que podem auxiliar na melhora da concentração. Confira algumas dicas de como lidar com a falta de concentração.

Como lidar com a falta de concentração?

1. Adapte seu ambiente para o foco

A capacidade de concentração sofre impactos diretos do ambiente em que se vive. Se você trabalha, estuda ou vive em um local desorganizado, com barulho e cheio de distrações, dificilmente conseguirá manter sua atenção em foco.

Mantenha sua mesa limpa e organizada, apenas com itens necessários, para não se entreter com algum objeto aleatório; trabalhe e estude em um local silencioso, e caso não tenha essa possibilidade use fones de ouvido, com música instrumental ou sons da natureza; e tenha uma boa iluminação natural, que te ajudará a se manter desperto.

2. Estabeleça uma rotina

A disciplina de uma rotina consistente faz com que algumas atividades se tornem hábitos. Com o cérebro gastando menos energia em decidir o que fazer, sobra mais tempo e recursos mentais para atenção plena.

Com uma rotina completa, reduz-se a procrastinação, evita-se sobrecarga e ainda terá um melhor gerenciamento de tempo, sobrando momentos para descanso e lazer, o que melhora a produtividade.

3. Use bem o seu tempo

Ainda que com uma rotina estabelecida, existem algumas técnicas que podem auxiliar a utilizar o seu tempo melhor ainda, de maneira que você foque melhor no que está fazendo. Confira:

Metas

Estabeleça algumas metas a serem cumpridas, objetivos que te darão um norte e manterão sua mente focada em finalizá-las.

Lista de tarefas

Um outro jeito de usar melhor o seu tempo é criando uma lista de tarefas diárias, conforme a ordem de urgência e importância. O check nas tarefas feitas te dará uma energia extra para finalizar as obrigações.

Métodos

Por fim, você pode utilizar alguns métodos, como a técnica Pomodoro, para dividir seu tempo de maneira que controle melhor sua atenção. Aqui, você divide seu trabalho em intervalos de 25 minutos, separados por pausas de 5 minutos. Após quatro intervalos curtos, faça uma pausa um pouco mais longa, de 15 a 30 minutos. Lembre-se sempre de adaptar os métodos para a sua rotina.

4. Pratique o mindfulness, a atenção plena

O mindfulness, nome dado a atenção plena, consiste em estar presente no momento atual, com consciência emocional e corporal. A prática pode ajudar no aumento de sua concentração. Confira algumas práticas de mindfulness:

  • Meditação: tire alguns minutos do seu dia para praticar a meditação. Sentar-se em um local calmo, fechar os olhos e se concentrar em sua respiração acalmará sua mente para que volte ao que estava fazendo antes, com a mente mais leve;
  • Observe a natureza: saia do local em que está realizando a função e observe a natureza ao seu redor – pode ser um jardim, um parque, uma árvore ou até uma planta de sua casa. Note os detalhes naturais e mantenha sua mente focada nisso por alguns minutos, com o propósito de relaxar a mente;
  • Respiração consciente: nos momentos em que se sentir distraído, faça uma pausa e concentre-se em respirar profundamente;
  • Escaneamento corporal: quando pausar, tente dar mais atenção ao seu corpo, fazendo um exercício de escaneamento corporal, em que presta atenção em cada parte de seu corpo, relaxando todas elas de maneira consciente.

5. Cuide da sua saúde física e mental

Para estar com a mente concentrada, é preciso estar saudável fisicamente e mentalmente. Mantenha uma alimentação equilibrada (rica em frutas, vegetais e proteínas), beba água, durma bem, pratique exercícios físicos e cuide de suas questões emocionais. Com o corpo e a mente bens, a atenção será apenas uma consequência de uma vida de hábitos saudáveis.

6. Limite as distrações tecnológicas

Embora a tecnologia seja extremamente útil, é de conhecimento geral o quanto ela também causa uma enorme distração. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como limitar essas distrações.

  • Desative suas notificações: uma notificação em seu celular desperta uma curiosidade e necessidade urgente de resposta e interação. Pensando nisso, desative as notificações ou mantenha o celular com a tela virada para baixo ou distante de seu campo de visão;
  • Utilize aplicativos de foco: no caso de, mesmo com as notificações desativadas, você sentir a necessidade ou até mesmo o hábito de conferir o celular, teste alguns aplicativos de foco. Eles bloqueiam notificações, limitam o tempo gasto nas redes sociais e te ajudam a não circular pelo celular no período em que deveria estar focado.

7. Busque ajuda profissional se achar necessário

No caso de a falta de concentração persistir mesmo com todos os passos acima, e permanecer impactando negativamente a sua vida, considere procurar um psicólogo ou um outro profissional da área da saúde para investigar a fonte dessa desatenção.

Sabendo agora como lidar com a falta de concentração, fique por dentro também da pós-graduação EAD em Psicologia Clínica, área que cuida dessa questão de concentração.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!