Quando a empresa não faz planos para ocupar cargos de liderança, pode surgir uma sensação de estagnação. Mas nem tudo está perdido: saiba o que fazer para subir os degraus da sua carreira.
O que fazer se a empresa não faz planos para ocupar cargos de liderança
Se esse é o caso da empresa em que você trabalha e ainda assim pensa em ocupar posições de liderança, precisa adotar uma abordagem proativa para o seu desenvolvimento e carreira.
1 – Desenvolva habilidades de liderança mesmo assim
Só porque a empresa em que você está agora não fornece um plano, não quer dizer que você precise estagnar. Aos poucos, mesmo que em um ritmo lento, desenvolva habilidades relacionadas à liderança.
Acredite: quando o momento chegar, ter essas habilidades vai fazer toda a diferença. Se você ocasionalmente deixar essa empresa para focar em outra, é importante que esteja preparado.
2 – Busque feedbacks e mentoria
Solicite feedback regularmente de seus superiores e colegas para entender suas forças e áreas de melhoria. Ao mesmo tempo, procure um mentor dentro ou fora da empresa que possa orientá-lo e oferecer conselhos sobre desenvolvimento de carreira.
3 – Construa networking
Se a empresa não vai te ajudar a conquistar o cargo de liderança que você tanto almeja, comece a fazer networking: conheça profissionais da sua área, participe de palestras, congressos e feiras e faça uma manutenção constante dessa rede de contatos para ficar sabendo de vagas, programas de treinamento e outras coisas que possam te beneficiar.
4 – Busque oportunidades externas
Não tenha medo de buscar oportunidades externas se perceber que o avanço interno é limitado. Mantenha seu perfil atualizado em plataformas profissionais (principalmente o LinkedIn) e esteja atento a vagas que se alinhem com seus objetivos de carreira. Grupos nas redes sociais também podem ajudar a encontrar vagas.
5 – Monte um portfólio
Mantenha um registro de seus sucessos e projetos importantes nos quais trabalhou, destacando como você contribuiu para o sucesso da empresa. Além disso, é bom guardar para si um portfólio completo com o que já fez, para apresentar em futuras empresas a que se candidatar.
6 – Trace seus objetivos e metas
Estabeleça objetivos claros de carreira e desenvolva um plano para alcançá-los. Regularmente, reavalie suas metas e progresso, ajustando seu plano de carreira conforme necessário. Mesmo que a empresa não tenha um plano de carreira, você pode ter metas que te ajudem a conquistar esse cargo a longo prazo em outra oportunidade.
7 – Assuma iniciativas na empresa
Mesmo nesse cenário, vale a proatividade. Assuma projetos desafiadores ou voluntarie-se para liderar iniciativas dentro da empresa. Se possível, peça para atuar em diferentes departamentos para ganhar uma visão holística do negócio. Identifique problemas na empresa e proponha soluções, mostrando sua capacidade de liderança e iniciativa.
8 – Não tenha medo de expor suas ideias
Seguindo essa linha de raciocínio, não tenha medo de expor suas ideias de melhorias à empresa, pois isso indica que você está pensando à frente e buscando maneiras de melhorar processos, produtos ou serviços. Líderes são frequentemente os que tomam a iniciativa. Apresentar ideias mostra que você não espera passivamente, mas age ativamente para melhorar a organização.
O que a empresa deve fazer?
Quando uma empresa não faz planos para ocupar cargos de liderança, isso pode gerar lacunas significativas na gestão e desenvolvimento da organização. Por isso, algumas alternativas podem servir:
1 – Desenvolver um programa de sucessão interno
O programa de sucessão interno é uma estratégia sistemática e proativa que visa identificar e desenvolver talentos dentro da organização para garantir que posições-chave de liderança possam ser ocupadas por funcionários atuais quando necessário.
Para colocar em prática, a empresa deve avaliar os funcionários atuais para identificar aqueles com potencial de liderança e criar planos de desenvolvimento personalizados que incluem treinamento, mentoria e oportunidades de assumir projetos desafiadores.
2 – Capacitação e desenvolvimento de funcionários
Ainda que não haja um plano de carreira estabelecido, a empresa pode (e deve) investir no crescimento de seus colaboradores por meio de treinamento e educação, que ajudam a preparar funcionários para funções de liderança. Vale estabelecer programas de mentoria onde líderes experientes orientam funcionários promissores.
3 – Avaliação e revisão regular
Revisar regularmente os planos de sucessão e desenvolvimento para garantir que estejam atualizados e eficazes e estar preparado para fazer ajustes com base nas mudanças internas e externas é algo que a empresa deve se concentrar.
Implementar essas estratégias pode ajudar a assegurar que a empresa tenha uma rede sólida de talentos prontos para assumir cargos de liderança quando necessário.
Se a empresa não faz planos para ocupar cargos de liderança, você deve buscar aprendizado contínuo mesmo assim, e buscar oportunidades onde conseguir. Os cursos livres EAD Unopar complementam o seu currículo e te deixam apto para o mercado.