Quando se fala em inteligência emocional no ambiente de trabalho, as pessoas geralmente relacionam a não se desesperar, estressar ou ficar ansioso, e ter calma e frieza para resolver problemas. Mas existem outros aspectos, como o otimismo e a positividade, que também impactam a rotina de trabalho. Por isso, saber o que é senso de humor e como isso afeta o dia a dia pode contribuir para uma vida profissional mais estável.
Ter bom humor contribui para um dia menos estressante, e ainda pode interferir nas relações interpessoais e até na hora de lidar com imprevistos. Claro que o que é engraçado para um pode não ser para o outro, por isso é preciso compreender melhor o conceito e entender quando isso pode contribuir com o trabalho e em que momento passa dos limites.
O que é senso de humor?
Senso de humor é a habilidade do ser humano de ver graça em situações, e lidar de forma mais amigável e positiva com o que se passa ao redor. Existem muitos estudos científicos que apontam os benefícios de sorrir na saúde física e mental.
Além de aliviar o estresse, rir contribui com o fluxo sanguíneo e melhora a pressão arterial e ainda mantém os músculos relaxados. Além do mais, não existe maneira melhor para criar vínculos, sejam eles pessoais ou profissionais, do que através do riso e do humor.
Ninguém precisa, e nem consegue, ser feliz e sorrir o tempo inteiro, mas entender o que significa senso de humor e manter uma atitude positiva em relação ao mundo e ao trabalho pode fazer com que a pessoa viva com mais leveza e tenha mais equilíbrio emocional.
Além disso, conviver com pessoas negativas e mal-humoradas afeta o clima organizacional e prejudica as relações interpessoais.
Um fator que precisa ser levado em consideração é que ter senso de humor não significa necessariamente ser engraçado. Algumas pessoas têm um pensamento rápido e sabem como fazer piadas ou comentários divertidos de acordo com as situações, mas não é preciso saber contar uma piada para isso.
Ter senso de humor pode ser apenas rir do colega que fez esses comentários, compartilhar algo engraçado que viu ou até mesmo assistiu, rir de alguma situação embaraçosa que todos presenciaram.
São esses pequenos momentos de leveza no dia a dia, que distraem da pressão e ajudam a criar vínculos.
Por outro lado, é preciso entender os limites do que pode ser engraçado. O bullying muitas vezes começa com pequenos comentários com o propósito de fazer os outros rirem. O problema é que isso acontece às custas de difamar e criticar alguém, o que pode ter impacto profundo na autoestima e desempenho desse profissional.
Como ter senso de humor?
Como falamos, aprender como ter senso de humor não significa saber fazer piadas, mas se refere a um olhar diferente sobre o mundo, o trabalho, os colegas e os afazeres. Por isso, pode ser praticado e aprendido por todos.
Saia da zona de conforto
Muitas pessoas tímidas acabam fazendo aulas de teatro para superar essa questão e evitar que isso se torne um problema na carreira e na vida pessoal. Buscar algo fora do que estamos acostumados pode ampliar nossa visão de mundo e ajudar a conhecer pessoas e ter uma perspectiva mais humorada das situações.
Desenvolva um novo hobbie, pratique um esporte em equipe, ou estudo algo novo como os cursos livres Anhanguera, e amplie seus horizontes.
Saiba rir de si mesmo
A verdade é que é impossível viver sem passar vergonha em algum momento. Seja porque falamos a coisa errada, seja por não termos certa habilidade ou conhecimento, pode acontecer de fazermos algo errado.
Muitas pessoas adicionam pressão a esses momentos se culpando e martirizando, ao invés de saber rir de si mesmo. Ninguém se torna um grande dançarino sem antes errar os passos. Se esse profissional não souber lidar com as gafes, não conseguirá aprender e se aperfeiçoar. Essa lógica funciona para qualquer profissional.
Busque novas perspectivas
É verdade que o dia a dia de trabalho pode ser estressante e nem sempre há espaço para rir e se divertir. Mas, ao manter uma atitude negativa quando lida com um problema, a mente vai diretamente para cenários negativos e o nível de estresse fica ainda maior.
Ser realista é importante, mas buscar uma perspectiva otimista permite encontrar uma solução com mais facilidade e ainda não deixa que esse contratempo afete seu emocional.
Tenha uma vida social ativa
Se o senso de humor é positivo no trabalho, na vida pessoal seu poder é ainda maior. Cultive suas amizades e relações familiares, busque atividades em comum com as pessoas que de que gosta e fortaleça seu círculo social através do bom humor e companheirismo.
Procure interesses que te façam rir
Depois de um dia cansativo de trabalho, o que todo mundo quer é relaxar, e porque não fazer isso rindo? Encontre algo que te faça rir, seja uma série, filmes ou livro, ou algum comediante com o qual se identifique, ou qualquer tipo de interesse pessoal que possa te fazer relaxar e dar uma boa risada.
Saber o que é senso de humor e praticá-lo ativamente pode proporcionar uma vida mais leve e relações menos conflituosas.