Liderança e desenvolvimento de equipes: como promovê-lo?

liderança e desenvolvimento de equipes

A maneira como as áreas e departamentos de empresas são estruturados mudou bastante nos últimos tempos. Se há algumas décadas a imagem de um “chefe” autoritário, hierárquico e unilateral era muito comum, hoje em dia, as companhias já entenderam que essa figura não contribui para o crescimento dos negócios. No lugar, elas passaram a valorizar os profissionais de liderança e desenvolvimento de equipes.

Com times mais horizontais, compartilhamento de conhecimento, busca pela empatia e reconhecimento das soft skills, ou habilidades comportamentais, a realidade das organizações é muito mais agradável e produtiva nos dias de hoje.

Afinal de contas, quando o ambiente é saudável, promove o bem-estar e valoriza os colaboradores, o engajamento e a produtividade batem recordes, fazendo com que todas as partes envolvidas fiquem satisfeitas e motivadas.

Contudo, esse novo modelo também conta com desafios e obstáculos pelo caminho. Por exemplo, se a figura do “chefe” não é mais aceita, então precisamos de líderes capazes de estar à frente das equipes. Mas será que essas lideranças já existem? Elas estão capacitadas para esse tipo de trabalho? E conseguem promover um genuíno desenvolvimento dos colaboradores?

As empresas precisam desse novo modelo de liderança com urgência. Então, se você quer fazer parte desse grupo e promover, cada vez mais, mudanças no ambiente corporativo, continue lendo para descobrir tudo sobre como liderar e desenvolver equipes, sendo um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

Qual o papel de um líder em uma equipe? 

Sendo assim, que tal começarmos do início? A primeira pergunta que precisa de uma resposta é sobre o papel do líder em uma equipe. Afinal de contas, se suas responsabilidades não são mandar, reforçar a hierarquia e fiscalizar o trabalho dos colaboradores, como ele se encaixa na dinâmica corporativa atual?

Atualmente, o papel da liderança é multifacetado. Estamos falando de profissionais que sabem gerenciar equipes, demandas e processos, administrar times, identificar problemas de fluxo e execução, garantir a produtividade e, além de tudo isso, são figuras inspiradoras, mentoras e genuinamente preocupadas e comprometidas com seus colaboradores.

Por isso, podemos dizer que, hoje em dia, os líderes precisam ser profissionais extremamente humanos. Além de sua capacidade técnica de gerenciamento e conhecimento da área, eles devem ter soft skills muito bem desenvolvidas para conseguir lidar com o dia a dia no trabalho.

Ajudando, assim, a criar um sentimento de pertencimento entre os colaboradores, disseminando a cultura da empresa e contribuindo no alinhamento dos valores da companhia e de seus liderados.

Quais são as principais funções da liderança?

Então, ao pensar de forma mais prática, percebemos que a liderança conta com uma série de funções em seu cotidiano profissional. Abaixo, você vai encontrar uma lista com as principais, deixando mais claro o papel desse cargo tão importante em qualquer contexto de carreira.

1 – Representar a organização em que atua

Em primeiro lugar, precisamos pensar nos líderes como representantes da empresa. Afinal de contas, ele será a grande referência organizacional para todos os seus liderados. Então, estar alinhado com os valores, cultura, missão e objetivos de negócio da companhia é fundamental para qualquer liderança.

É sua responsabilidade repassar todos esses pontos para os colaboradores, seja por meio de ações, comportamentos ou direcionamentos, garantindo uma sólida estrutura cultural na companhia.

Além disso, os líderes estão em uma posição que conecta colaboradores com outras áreas da empresa. Por exemplo, pode ser que seus liderados não tenham contato com a liderança executiva, ou até mesmo com gestores de outras áreas. Contudo, você terá interações constantes com tais posições, sendo uma referência e também um meio de “aparar arestas” da melhor forma possível.

2 – Ser o responsável pelo planejamento e organização da área

De forma mais prática, o líder é o responsável tanto por planejar, quanto por organizar a sua área. Independente do setor ou departamento, cada equipe conta com objetivos e metas de trabalho, que devem ser desenvolvidos e revisados ao longo de todo o processo de trabalho. E isso é uma atribuição da liderança.

Definir tarefas, designar colaboradores para cada uma delas, estabelecer estratégias, traçar caminhos, pensar em potenciais problemas, desenhar a solução para eles, avaliar os potenciais de produtividade, alocar e gerir recursos e definir linhas do tempo. Essas são apenas algumas etapas do planejamento e organização, que são parte intrínseca do seu papel como líder.

3 – Gerenciar tanto as tarefas, quanto as pessoas

O passo seguinte é, naturalmente, realizar o gerenciamento de todo esse planejamento. Para isso, o líder terá que organizar e delegar as tarefas, entrando em um papel de coordenação ao longo das execuções, sempre com uma comunicação muito clara e o controle das atividades.

Nesse processo, as lideranças terão que lidar com imprevistos, resolver problemas, estar disponíveis para oferecer suporte aos colaboradores, prestar toda a assessoria necessária e, acima de tudo, ser um exemplo para todos de sua equipe.

4 – Desenvolver de seus liderados

A partir disso, entramos em um aspecto crucial para todo profissional que deseja liderar com sucesso. O desenvolvimento de seus liderados.

É um dos principais papéis do líder ser comprometido com o crescimento e evolução dos colaboradores de seu time. Aqui, sua atuação é conjunta com o RH, entendendo os planos e potencialidades de cada profissional, e atuando para direcionar e contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores.

Por exemplo, um bom líder fica atento aos seus mentorados, identificando pontos fortes e pontos de melhoria que podem ser usados de forma estratégica. Isso tudo por meio de feedbacks constantes, de acordo com as políticas da empresa, um acompanhamento genuíno e um plano de ação concreto e respaldado no que será decidido, no dia a dia, pelo líder.

5 – Criar e manter um clima organizacional agradável

Aqui você já deve ter sentido o peso que as lideranças carregam, certo? Chegar a este ponto da carreira é motivo de muita alegria e consideração, mas sem nunca esquecer que a responsabilidade de um líder é gigantesca. Inclusive, ela não para no desenvolvimento das equipes.

Outra atribuição dos gestores é construir e manter um clima organizacional positivo para todos. Isso inclui propor melhorias para o ambiente de trabalho, ter uma atitude positiva, não dar espaço para fofocas, competições e situações inadequadas, usar a posição para defender os interesses da equipe, dentre muitos outros.

6 – Ser uma verdadeira inspiração e porto seguro para os colaboradores

Por fim, o bom líder é aquele que consegue ensinar, gerir, inspirar e acolher os seus colaboradores. Para que todos os pontos acima sejam possíveis, há uma condição inicial, que é a confiança que a equipe precisa ter em você. Sem ela, não há pilares para a construção de nenhum outro ponto.

Então, nunca se esqueça de ser empático, praticar uma escuta ativa, ser o grande advogado do desenvolvimento profissional de seus liderados, agir com parceria, sempre com profissionalismo, e mostrar que você está ali pela equipe. Esse comportamento e postura vai fazer toda a diferença na sua atuação, fazendo com que todos os lados se sintam acolhidos e engajados a entregar um excelente trabalho.

Como o líder pode desenvolver a equipe?

Entendeu que, como líder, desenvolver a equipe é parte fundamental do seu trabalho, certo? Todavia, talvez você esteja se perguntando como pode fazer isso de forma estratégica.

As possibilidades de desenvolvimento profissional vão variar de acordo com a empresa, a área e as profissões em questão. Sendo assim, as suas experiências como mentor serão sempre diferentes. Contudo, é possível pensar em alguns passos fundamentais, que vão te guiar nesse processo, especialmente no começo, e ser um norte para a sua atuação.

Abaixo, confira todos eles.

1 – Conheça e acompanhe os membros da sua equipe

Ajudar no desenvolvimento da equipe só é possível quando você conhece os colaboradores. Por isso, comece criando laços com cada um dos profissionais, tendo interesse em conhecê-los melhor e acompanhando de perto.

Ao compreender como eles trabalham, suas grandes virtudes e pontos de melhoria, vai ficar mais fácil seguir para os próximos passos, pensando de forma personalizada.

2 – Desenvolva um plano de carreira para cada um deles

Assim, você terá insumos e um relacionamento para conseguir criar um plano de carreira para seus liderados. Esse é um documento personalizado, que deve contar com os objetivos do profissional e com as possibilidades oferecidas na companhia, pensando sempre nas melhores estratégias de crescimento ao longo do tempo.

Inclusive, não se esqueça de atuar de forma conjunta com a área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, combinado? Afinal de contas, o plano deve ser realista, considerando as oportunidades internas de crescimento.

3 – Trabalhe para que os liderados tenham oportunidades de desenvolvimento

Contudo, o desenvolvimento não para na criação do planejamento. Na realidade, como mentor, você deverá acompanhar a trajetória dos profissionais, ajudando no direcionamento ao longo do caminho, oferecendo oportunidades, treinamentos e ensinamentos que contribuam na aquisição de novas habilidades, vivências e conhecimentos.

Aqui, também vale a pena discutir com instâncias mais altas todas as possibilidades disponíveis, incluindo promoções internas, trocas de áreas, intercâmbios, cursos, especializações e muito mais.

4 – Realize reuniões periódicas de acompanhamento e feedback

Ainda pensando no processo de acompanhamento, os seus feedbacks serão valiosos para os colaboradores. Portanto, mantenha uma rotina de reuniões de feedback e acompanhamento, fazendo com que o desenvolvimento seja algo palpável e presente a todo o momento para a sua equipe, com bastante motivação e inspiração de uma liderança empática.

Liderança e desenvolvimento de equipes: como promovê-lo?

Percebeu que esse é um trabalho bastante árduo, certo? Contudo, ele também é muito comovente e recompensador. Afinal de contas, como não se emocionar com a possibilidade de causar um impacto tão positivo na vida de outros profissionais, com alinhamento com a organização em questão?

Por isso, se você deseja promover a mudança, saiba que ser um líder e desenvolver equipes será uma ótima maneira de alcançar esse objetivo na sua carreira. Essa trajetória profissional vai transformar todos os envolvidos, inclusive você, garantindo um futuro ainda mais acolhedor e humano para o ambiente corporativo.

Então, como você já anotou todas as dicas e etapas para ser o melhor líder possível, chegou o momento de agir. Tomar algumas decisões para se tornar essa liderança que você tanto deseja, promovendo a mudança e o desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

Antes de contribuir para o desenvolvimento de equipes, você precisa investir no seu próprio desenvolvimento. Ao focar nessa área profissional, vale a pena tratar essa decisão com seriedade e melhorar ainda mais as suas habilidades e conhecimentos no ramo, reconhecendo que ser um bom líder demanda bastante estudo, comprometimento e atualização profissional.

Sendo assim, agora que você já sabe tudo sobre liderança e desenvolvimento de equipes, deve estar se perguntando o que fazer para se tornar esse profissional, certo? Para isso, você pode fazer uma especialização na área, sabia? Então, sem mais delongas, aprenda liderar equipes de alta performance com a pós-graduação EAD e transforme a sua carreira sem precisar sair de casa.

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