Pedir uma promoção ou um aumento é um momento crucial para a sua carreira. É muito importante ser o seu próprio “advogado profissional” e tomar a dianteira na hora de buscar desenvolvimentos e reconhecimentos na carreira. Contudo, se você não tomar alguns cuidados, pode se prejudicar.
Afinal de contas, estamos falando de uma situação mais delicada, que envolve questões financeiras da empresa, além do plano de carreira dos colaboradores e toda a cultura que envolve aumentos e promoções. Por isso, vale a pena se atentar a comportamentos e ações que podem te atrapalhar, fazendo de tudo para evitá-los.
Sendo assim, continue lendo o texto para descobrir os 10 principais pontos a serem evitados na hora de buscar avanços na carreira.
Vai pedir uma promoção? Então não faça essas 10 coisas
1 – Comparações com outros colegas
Ao conversar sobre uma promoção, o seu foco precisa estar em você. Fale sobre o seu desempenho, trajetória na empresa e resultados apresentados, mas não comente, em hipótese alguma, o trabalho de colegas.
Comparar o seu trabalho com o de outros profissionais da equipe pode gerar uma situação bastante desagradável e negativa, tanto para você quanto para o seu gestor, sendo uma estratégia bastante anti-profissional e nada ética.
2 – Ser arrogante
Por mais que você seja um excelente profissional, com entregas de alto nível e bastante destaque, nada justifica uma abordagem arrogante. O caminho para o sucesso está na humildade, no respeito e na educação, que vão mostrar por que você merece reconhecimento profissional.
3 – Fazer o pedido estando despreparado
Conseguir promoções e aumentos nada mais é do que ter sucesso em negociações. Por isso, você precisa estar preparado e ter os argumentos corretos para atingir o seu objetivo. Para isso, reúna informações sobre o seu desempenho, com resultados, habilidades e contribuições ao longo do seu tempo de empresa.
Tudo para provar, de forma racional, que você merece crescer e ser reconhecido.
4 – Apelar para ameaças no processo de pedido
Pensou em ameaçar sair da empresa ou parar de se desenvolver caso não consiga a promoção? Então é melhor repensar essa abordagem. Isso só vai deixar uma marca negativa sobre a sua reputação organizacional, além de mostrar uma atitude imatura e “mimada”, que vai te prejudicar no futuro.
5 – Escolher o momento errado
Há um momento certo na vida para todas as ocasiões, o que inclui pedir promoções. Por exemplo, situações de contenção de gastos, redução de equipes, pressões internas e externas e outros desafios financeiros não são as melhores para falar sobre uma promoção e, consequentemente, um aumento de salário.
6 – Desconsiderar a cultura e os processos da empresa
Muitas companhias têm processos bastante específicos para promoções e aumentos, que não são flexíveis e não vão mudar apenas para considerar o seu pedido. Por isso, garanta que a sua movimentação acontecerá na hora certa, de acordo com o que é determinado pela cultura da empresa.
7 – Subestimar a importância da comunicação
Muitos profissionais ignoram o quão importantes são as soft skills, que incluem a capacidade de se comunicar de forma clara, objetiva e eficaz. Em qualquer contexto corporativo, a comunicação é fundamental. Contudo, em momentos delicados, ela ganha uma importância maior ainda.
Sendo assim, tome cuidado com a maneira que vai expressar os seus desejos, fazendo com que o seu gestor entenda exatamente o que você quer, por que você está apto para isso e quais serão as consequências positivas dessa movimentação.
8 – Desistir facilmente da sua promoção
Infelizmente, nem sempre o pedido será atendido. Porém, desistir de forma fácil da sua promoção não é uma boa ideia. Então, caso a empresa negue a sua proposta, não desanime.
Continue trabalhando para se desenvolver e mostrar resultados, fazendo com que a sua competência apareça de forma natural e deixe você mais próximo da evolução da carreira.
9 – Ignorar o feedback nesse processo
Inclusive, pode ser que você receba feedbacks negativos ao solicitar uma promoção, que explicam por que seu pedido não poderá ser atendido.
Caso isso aconteça, seja maduro e profissional para ouvir essa devolutiva e incorporar mudanças a partir de então. Assim, você garante o seu desenvolvimento e ainda aumenta as chances de ser promovido no futuro.
10 – Esquecer de agradecer
Para finalizar, seja profissional e educado e agradeça pela oportunidade, independente de conseguir ou não ser promovido. Esses momentos fazem parte das dinâmicas corporativas, e nem sempre teremos sucesso.
Agora que você já sabe o que não fazer ao pedir uma promoção, vamos te dar uma dica do que fazer para chegar mais perto dela. Um curso de especialização. Com ele, você vai colocar a sua carreira em um novo patamar, aprendendo conhecimentos e habilidades cruciais para ter sucesso na vida profissional. Então, não espere mais. Comece ainda hoje um dos cursos de pós-graduação online 10 meses e veja a sua promoção ficar mais próxima do que nunca.