15 coisas que você não deve fazer ao lidar com conflitos

lidar com conflitos

Lidar com conflitos de maneira profissional e coesa é uma das habilidades mais buscadas no mercado de trabalho atual. Mesmo em ambientes totalmente remotos, as divergências podem acontecer, então é importante se atentar ao comportamento mais adequado nessa situação.

Seja você um líder ou um colaborador, a possibilidade de se ver diante de um conflito existe. Saber como resolver a situação é essencial, principalmente para que você não acabe prejudicado no trabalho por conta disso.

A seguir, você confere algumas atitudes que não devem ser feitas durante esses conflitos, uma vez que podem piorar as coisas.

Coisas que você não deve fazer ao lidar com conflitos

Mesmo que as situações de conflito tirem você do sério, é importante manter a calma para conseguir tomar decisões pensadas e não impulsivas. Veja os maiores erros possíveis durante um conflito:

1 – Subestimar o problema

Ignorar a gravidade do conflito ou tratá-lo como algo trivial pode fazer com que a outra pessoa se sinta desvalorizada. Leve o problema a sério para encontrar uma solução que realmente funcione.

2 – Usar sarcasmo

O sarcasmo pode ser interpretado como desprezo ou falta de respeito, o que pode agravar ainda mais o conflito. Por isso, pode ser uma das piores formas de enfrentar a situação. Em vez disso, dê preferência a uma comunicação clara e respeitosa.

3 –  Fazer suposições

Assumir que você sabe o que a outra pessoa está pensando ou sentindo pode levar a mal-entendidos, então o melhor a fazer é perguntar e esclarecer antes de tirar conclusões. Não faça suposições!

4 – Ser passivo-agressivo

Semelhante ao uso do sarcasmo, expressar sentimentos de maneira indireta, como através de comportamentos passivo-agressivos, pode confundir e frustrar a outra pessoa. Nenhum problema se resolve dessa forma. Você precisa investir em uma postura direta e honesta.

5 – Ficar em silêncio

Ignorar ou dar o “tratamento do silêncio” pode aumentar a tensão e o ressentimento. Em um momento como esse, o diálogo aberto é a melhor alternativa.

6 – Transferir a culpa

Culpar a outra pessoa também não é a resposta. Em vez disso, reconheça os próprios erros e assuma as responsabilidades no que lhe couber. Transferir a culpa só faz aumentar a hostilidade e a desconfiança. No fim das contas, o foco deve ser em resolver o problema e não em encontrar o culpado da história.

7 – Manipular emoções 

Manipular as emoções da outra pessoa para ganhar vantagem em uma situação de vulnerabilidade causada pelo conflito também pode prejudicar a confiança e a relação. Procure ser justo e transparente.

8 – Focar em ganhar

Seguindo a mesma linha de raciocínio da transferência de culpa, tratar o conflito como uma competição onde há um vencedor e um perdedor pode impedir a resolução colaborativa. Trabalhe para um resultado em que todos ganhem.

9 – Desqualificar o outro

Diminuir ou ridicularizar a outra pessoa ou suas opiniões pode aumentar a hostilidade. Mantenha o respeito e a consideração para que ninguém saia machucado.

10 – Minimizar os sentimentos do outro

Tente colocar em prática a empatia nesse momento. Dizer coisas como “você está exagerando” pode invalidar os sentimentos da outra pessoa. Reconheça e respeite os sentimentos dela.

11 – Negar evidências

Recusar-se a reconhecer fatos ou evidências também é um comportamento que pode impedir a resolução do conflito. Esteja disposto a considerar todas as informações relevantes.

12 – Não definir limites

Deixar o conflito se espalhar para outras áreas da relação ou vida pode ser prejudicial. Mantenha o foco no problema específico e defina limites claros.

13 – Elevar o tom de voz

Nesse momento, qualquer ruído de comunicação pode aumentar as proporções do conflito. Por isso, de maneira nenhuma eleve o tom de voz. Além de ser um desrespeito, isso pode fazer com que a outra pessoa se sinta atacada. A dica é manter a calma e falar de maneira respeitosa e ponderada. Não deixe os nervos ficarem à flor da pele.

14 – Interromper

Outra atitude desrespeitosa nesse momento é interromper a pessoa. Além de piorar o conflito, também impede uma comunicação eficaz. O melhor a fazer é deixar a outra pessoa terminar de falar antes de responder.

15 – Ameaçar

Ameaçar a outra pessoa também piora as coisas e aumenta os conflitos. Em vez de recorrer às ameaças, procure solucionar o problema de fato.

Aprimore habilidades para lidar com conflitos

Com isso em mente, aprimorar habilidades para lidar com conflitos é a melhor forma de aprender a lidar com futuras situações desagradáveis. Pessoas que sabem gerenciar conflitos de forma eficaz conseguem transformar situações potencialmente negativas em oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. 

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