“O lugar profissional de se vender é o LinkedIn”, pontua Karol Fabreto

As redes sociais já fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas, não é mesmo? Com plataformas como Facebook, Instagram e X, elas são ferramentas do cotidiano, que podem ser usadas para alavancar a sua carreira. Contudo, existe uma rede social específica para a vida profissional, e ela precisa ser sua prioridade. Sim, estamos falando do famoso LinkedIn.

Ele foi tema da fala de uma das participantes do evento Carreira em Pauta. De acordo com Karol Fabreto, profissional de Recursos Humanos especialista em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, a rede é uma peça-chave para qualquer pessoa que deseje se destacar a ganhar os holofotes no mercado de trabalho.

E isso vai além de usar o perfil como um CV virtual. Afinal de contas, o espaço é perfeito para você vender a sua imagem profissional e chamar a atenção das pessoas certas. Isso vai garantir que você não ficará para trás nem será preterido em processos seletivos, algo que acontece com certa frequência, de acordo com Karol.

“Ao longo da minha carreira, eu percebi que existiam profissionais incríveis, com bons currículos, mas que não conseguiam as melhores vagas. Isso porque eles não estavam posicionados da forma correta no LinkedIn. Temos que estudar e, ao mesmo tempo, se vender. O lugar profissional de se vender é o LinkedIn”, destaca..

Com mais de 10 anos de experiência na área, a profissional, que hoje trabalha com consultoria e mentoria de carreira, explicou que a plataforma não é um mero acessório. Ela funciona como um verdadeiro pré-requisito para estar bem situado no mercado de trabalho, mostrando para as empresas quem você é além do currículo.

Porém, qual é a melhor maneira de fazer isso? Que funções da plataforma você pode aproveitar? E que temas você deve abordar?

LinkedIn: como se posicionar?

Ainda de acordo com Karol, em um post no seu perfil oficial, você pode usar três estratégias valiosas para começar a transformar a sua página em parte da sua imagem profissional.

1 – Foque em si mesmo, e não no seu atual emprego

Quando falamos em imagem profissional, precisamos tomar alguns cuidados. Muitas pessoas acreditam que sua atual relação trabalhista deve estar em primeiro lugar e ser destacada, porém, a realidade é um pouco diferente.

O seu atual emprego pode se transformar em antigo emprego amanhã. Contudo, se isso acontecer, o que você terá conquistado? Quais serão as suas habilidades e conhecimentos? Quem você será fora da empresa?

Esse precisa ser o seu foco, porque no fim das contas, o que fica é a sua carreira. Então, olhe para o seu perfil e faça algumas alterações. De acordo com Karol Fabreto, uma boa dica é começar retirando o logo da companhia da capa do seu perfil. “Esse é seu espaço, para você vender seu trabalho e não o trabalho da empresa”, explica.

2 – Reduza os conteúdos sobre a empresa em que trabalha

Na mesma linha, também vale a pena fazer algumas mudanças editoriais. Se as suas publicações na rede são majoritariamente voltadas para feitos da empresa, chegou a hora de parar.

Você ainda pode compartilhar conteúdos institucionais, especialmente se eles forem diretamente relacionados com o seu trabalho. Todavia, o ideal é usar o espaço para produzir materiais que reforcem quem você é como profissional. “Crie posts que te vendam como um profissional relevante”, recomenda a especialista.

Afinal de contas, o alcance da plataforma pode ser gigantesco, e quanto mais você produzir materiais interessantes, diferenciados e que mostrem por que você é um profissional diferenciado, mais você vai reforçar a sua imagem e aumentar sua credibilidade na profissão.

3 – Adicione novas conexões ao seu perfil

Por fim, não se esqueça de usar a rede profissional para fazer networking. Adicione novas conexões, converse com pessoas novas, interaja com quem você admira e aproveite o espaço para retomar o contato com antigos colegas.

Isso vai fazer com que você seja visto e lembrado, aumentando suas chances de circular pelo mercado de trabalho e conseguir oportunidades incríveis. “Quem não é visto não é lembrado”, pontua Karol.

4 dicas para se manter relevante no mercado de trabalho

Agora que você já entendeu por que é importante estar nessa rede social, que tal dar alguns passos para trás? Ao mesmo tempo em que você se posiciona no mundo virtual, é fundamental trabalhar para se manter relevante no mercado.

Assim, tanto as suas publicações quanto as suas experiências estarão sempre atualizadas. Então, como fazer isso? Karol Fabreto também tem algumas dicas para todos os profissionais.

1 – Esteja disposto a evoluir e a se adaptar

Para se manter relevante, você precisa ter a mente aberta para entender que, invariavelmente, você terá que evoluir e se adaptar. Afinal de contas, ninguém continua sendo importante para o mercado apenas com conhecimentos adquiridos na graduação, certo?

Esse é um processo contínuo, com o qual você precisa estar disposto a se comprometer.

2 – Entenda as suas motivações e vontades

Outro passo importante é ter foco. E para isso, você precisa ter clareza sobre suas motivações, vontades e objetivos. Até porque, com tantas possibilidades de carreira em uma única profissão, você deve saber exatamente o que quer para tomar decisões estratégicas.

3 – Desenvolva novas habilidades técnicas

Chegou o momento de agir. Ser relevante significa ter o que oferecer às empresas, e para isso você precisa adquirir novas habilidades, lapidar competências e manter a sua mente em movimento.

Sendo assim, invista em uma pós-graduação, faça cursos livres, aprenda com livros, notícias, documentários e filmes, e consuma conteúdos voltados para as suas metas de carreira.

4 – Não se esqueça das soft skills

Nesse processo, não deixe as soft skills de lado. Ou seja, lembre-se de também desenvolver competências emocionais, como comunicação, resiliência, adaptabilidade, jogo de cintura, liderança e muito mais.

Para deixar o seu LinkedIn ainda mais completo, e garantir que você é relevante para o mercado, não deixe de investir em uma pós-graduação Anhanguera. Escolha um dos mais de 500 cursos do amplo portfólio da instituição e fique pronto para o sucesso!

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