5 faxineiros da mente, segundo Izabella Camargo

Cuidar da saúde mental é fundamental para garantir a qualidade de vida, não é mesmo? Para equilibrar todos os “pratinhos”, que incluem carreira e vida pessoal, todos nós precisamos zelar pela manutenção da saúde emocional. E para isso, os faxineiros da mente podem te ajudar. Já ouviu falar neles?

Durante o Carreira em Pauta, a jornalista e promotora da saúde e bem-estar no trabalho, Izabella Camargo, falou um pouco mais sobre eles. Depois de passar por um processo de burnout que transformou seus rumos profissionais, hoje ela trabalha para levar mais qualidade de vida para o mercado de trabalho, e nos passou conhecimentos valiosos no evento.

Entenda mais sobre os “faxineiros” abaixo, e comece agora mesmo a melhorar os seus cuidados com a sua mente.

Por que cuidar da saúde mental?

Na última década, a importância de cuidar do nosso estado emocional ficou evidente. Os transtornos psicológicos e psiquiátricos começaram a ser mais debatidos, diminuindo o preconceito sobre tais questões, e a sociedade passou a se preocupar mais com a saúde mental.

Além disso, começamos a relacionar o estado mental com o trabalho. Da mesma forma que o dia a dia profissional pode prejudicar o emocional, quando o ambiente e as situações são tóxicas, não cuidar da saúde mental também pode impactar o seu desempenho e progressão da carreira.

Afinal de contas, do que adianta trabalhar incansavelmente, não descansar, não ter momentos de lazer e colocar o seu corpo e a sua mente no limite, se você não conseguirá sustentar a alta performance por muito tempo? Manter uma vida acelerada não é saudável, e seus efeitos serão percebidos em algum momento. Provavelmente, mais cedo do que tarde.

Como resultado de hábitos prejudiciais, fomentados tanto pelas organizações quanto pelo comportamento dos profissionais, você poderá desenvolver transtornos mentais, como a Síndrome de Burnout, que vão paralisar não só a sua carreira, mas também a sua vida pessoal.

Por isso, os esforços precisam ser uma verdadeira via de mão dupla. Ao mesmo tempo que as empresas precisam se preocupar e ter ações para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, os profissionais também devem ter autonomia e agir pela manutenção do estado emocional.

5 faxineiros da mente para a sua saúde mental

Isso fará com que os bons resultados sejam percebidos em todas as esferas da vida, como ressaltou Izabella. “Para você ter bons pensamentos, você precisa de saúde mental. Para ter saúde mental, você precisa de higiene mental”, explicou.

E o que seria essa higiene mental, então? De acordo com a especialista, existem alguns hábitos e atitudes, apelidados de “faxineiros” mentais, que podem te ajudar nessa jornada, deixando sua vida mais leve e equilibrada.

Segundo a jornalista, os 5 faxineiros emocionais são:

  • Tempo de sono: dormir de 7 a 8 horas por noite é, de fato, muito importante para todos os aspectos da sua saúde.
  • Higiene pessoal: manter o cuidado básico consigo mesmo é uma forma de demonstrar amor a si próprio, e além disso, dedicar o seu tempo para a sua higiene também é fundamental.
  • Alimentação: ter hábitos alimentares saudáveis tem um impacto direto na sua saúde mental, sabia? Por isso, mantenha uma dieta equilibrada e sem exageros.
  • Atividade física: praticar exercícios físicos vai melhorar a sua saúde física e liberar hormônios capazes de melhorar o seu emocional. Além disso, o sentimento de superação trará ótimos efeitos para a sua autoestima e autoconfiança.
  • Tempo para lazer com família e amigos: afinal, a vida não é feita apenas de trabalho. Precisamos cultivar a vida pessoal e os nossos relacionamentos

“Tempo de lazer é um tempo sem cobranças, tempo livre que você não espera resultados. E tudo isso fica ainda melhor com 30 segundos de respiração consciente”, ressaltou algumas dicas extras, que se conectam com outras recomendações que Izabella Camargo sempre relembra em seu LinkedIn.

Mais dicas de Izabella Camargo

Top Voice na rede social, ela reitera a importância de conseguir se colocar no centro da sua própria vida. Essa é a única maneira de conseguir valorizar o bem-estar e a saúde mental, afinal de contas, se você não for o seu grande foco, o que será?

Segundo a jornalista, você precisa entender que é o seu “principal projeto de vida”, e que separar momentos para si mesmo, colocando-os na agenda, é fundamental para uma vida equilibrada e saudável.

Você pode, por exemplo, “parar cinco minutos e se concentrar em você, na sua respiração e no agora. Esse tempo parece pouco, mas pode garantir que o restante do seu dia flua muito melhor”, explica.

Por fim, ela também destaca que a ânsia por “abraçar o mundo” não é uma boa ideia. Por mais que tenhamos muita vontade de entregar resultados e provar nosso valor para o mundo corporativo, a vida é feita de equilíbrios. Portanto, se você não cuidar do “pratinho” da saúde mental, os reflexos serão sentidos no “pratinho” da carreira, uma hora ou outra.

Depois de colocar os faxineiros da mente para trabalhar, e encontrar o equilíbrio com bastante qualidade de vida, você pode pensar em alavancar a sua carreira com uma especialização, sabia? Com a pós-graduação Anhanguera, que conta com total flexibilidade para acolher seus alunos e não sobrecarregar os pós-graduandos, você conseguirá destaque e reconhecimento no mercado de trabalho.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!