O papel da responsabilidade ambiental nas decisões de negócios

No cenário atual de transformação climática, não há mais como adiar o debate sobre responsabilidade ambiental em todos os setores da sociedade, inclusive nos negócios. As empresas precisam estar preparadas para lidar com os desafios na busca por práticas que protejam o meio ambiente e compreendam o impacto de suas operações no ecossistema. 

Pequenas atitudes já não são mais suficientes para as crescentes mudanças, e as organizações precisam repensar seus processos e criar medidas efetivas que repercutiram no futuro. 

Por mais que o termo “sustentabilidade” seja comumente utilizado nos dias de hoje, não há o impacto esperado na prática, e apenas uma transformação de mentalidade e comportamento trará mudanças concretas. 

O que é responsabilidade ambiental?

Essa expressão representa todas as ações que qualquer pessoa pode assumir de forma ativa para proteger o meio ambiente. Em casa, atitudes como reciclar lixo e óleo, consumir água com consciência e economizar energia são exemplos de ações práticas no dia a dia. 

Porém, o impacto dessas ações não é tão grande quanto ao serem aplicadas em uma empresa. Isso porque quando se trata de negócios, mais pessoas estão envolvidas, o consumo é maior e ações positivas têm maior alcance.

Isso sem contar com os processos que têm impacto direto, como produções que geram lixo ou descartam água nos rios. A indústria têxtil, por exemplo, consome uma grande quantidade de água em sua produção, que é misturada a componentes químicos. 

Com isso, antes de ser descartado, esse líquido precisa receber o tratamento adequado para não contaminar rios. 

Apesar desse segmento consumir uma quantidade alta de recursos naturais, todos os setores impactam no meio ambiente de alguma forma, portanto todos devem contribuir com a sua proteção. 

Portanto, o desafio das empresas para os próximos anos é tornar esse tema uma prioridade, apontando soluções eficazes e rápidas para conter o avanço do aquecimento global. 

Como aumentar a responsabilidade social?

O principal objetivo das organizações é o crescimento econômico e, em geral, é para onde uma organização direciona seus esforços. Isso pode ser atingido ao focar em inovação, aumentar a produção, investir em divulgação e fortalecimento da marca, entre outras estratégias. 

É com esse objetivo que as empresas se planejam, e continuarão se planejando. Agora, porém, elas têm a obrigação de inserir nesse planejamento ações que reavaliem seu impacto no meio ambiente. 

Ter essa consciência também pode ajudar na aceleração dos negócios, visto que clientes também são engajados no tema e buscarão se associar a organizações que tenham ações sustentáveis como prioridade. 

Isso significa que a responsabilidade ambiental deve ter um papel central na tomada de decisões de negócios. Veja como se fortalecer nesse quesito e tornar à proteção ao meio ambiente uma prioridade:

Reveja processos

Rever os processos com o olhar voltado ao consumo é uma atividade que algumas empresas ainda ignoram. Apesar de haver legislações específicas relacionadas a descarte, por exemplo, mudar a operação pode parecer custoso a princípio. 

Mas, para além do que diz a lei, trata-se do futuro do planeta. Os sinais da mudança climática são cada vez mais alarmantes e empresas que não agirem agora não terão o mesmo espaço no mercado no futuro. 

Portanto, o primeiro passo é avaliar a fundo todas as etapas dos processos da empresa e quantificar o impacto. Quantos quilos de papel são descartados por mês? E de lixo orgânico? 

Isso inclui também avaliar fornecedores e parceiros e seus processos, para garantir que estão alinhados com objetivos sustentáveis. 

Mude hábitos

Vivemos conectados o dia todo, seja em casa, seja no trabalho. No ambiente corporativo, constantemente surgem novas soluções digitais para compartilhar arquivos e dados, manter os documentos na nuvem, ou se comunicar em instantes. 

Aposte nessas soluções para evitar o uso excessivo de recursos físicos como papel e tinta e instigue os colaboradores a se familiarizar com as plataformas online. 

Faça da responsabilidade ambiental um pilar da empresa

Mudar hábitos é o primeiro passo para criar uma consciência coletiva em relação ao papel de cada um para proteger o meio ambiente. Ao tornar essas ações como um pilar da organização e estruturar uma área para isso, a empresa conta com mais engajamento dos funcionários e transforma sua marca. 

Compartilhe as ações tomadas com os colaboradores, crie metas e estimule a mudança de pensamento e ação em todos. 

Com o crescimento do debate acerca da responsabilidade ambiental, aumentam também as possibilidades de atuação. Hoje em dia, profissionais de diversas áreas podem se destacar ao fortalecer seu conhecimento sobre o tema. Por meio de especialização, como uma pós-graduação, é possível conhecer mais a fundo os desafios e possibilidades e se tornar um especialista em soluções sustentáveis. 

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