Concorrer a vagas de gestão é um grande passo para a carreira, você não concorda? Afinal de contas, ao passar em um processo seletivo, você começará uma nova e animadora etapa da sua vida profissional. Contudo, para alcançar essa conquista, você precisa se preparar para conversar com o recrutador, que provavelmente vai pedir para que você responda “por que quero ser gerente?”
Muitas vezes, os candidatos chegam despreparados para as entrevistas e não conseguem responder ao questionamento. Por mais que se tornar um gerente seja um grande sonho para muitos profissionais, eles acabam se perdendo no momento de organizar as ideias e verbalizar os motivos por trás do desejo.
Todavia, não precisa ser sempre assim. Estar bem preparado para um processo seletivo é fundamental para aumentar as suas chances de sucesso, e hoje nós vamos te ajudar nessa missão.
Abaixo você encontrará um tutorial com 6 passos certeiros. Eles vão te ensinar a elaborar uma resposta estratégica, completa e robusta para explicar, de uma vez por todas, por que você quer ser gerente.
“Por que quero ser gerente?”: como responder em 5 passos
1 – Relembre as atribuições de um profissional da gerência
Em primeiro lugar, é essencial ter clareza sobre a função de um gerente. Hoje em dia, já sabemos que nem todos os profissionais têm o desejo de assumir posições de gerência, e que fazer parte da liderança não é sinônimo de sucesso ou “o caminho natural de toda carreira”.
Trabalhar como um membro da gestão é uma escolha que exige habilidades específicas e não está relacionada com o “status” de ter um cargo mais elevado. Afinal de contas, a figura do gerente é central para o bom funcionamento de qualquer departamento, e você precisa de responsabilidade para assumi-la.
Sendo assim, tenha em mente que os gerentes precisam inspirar confiança, apoiar seus colaboradores, ser muito organizados, ter bom relacionamento com posições ainda mais altas, compreender de forma impecável a cultura da empresa, seus valores, princípios e objetivos de negócio, dentre dezenas de outras atribuições.
Revisando cada uma delas, você vai começar a organizar sua mente para conectar a realidade do dia a dia de um gestor com as suas habilidades e objetivos profissionais.
2 – Relacione suas habilidades e personalidade com as competências de um gerente
Este é, justamente, o segundo passo do tutorial.
Olhar de forma crítica para si mesmo vai te ajudar a identificar os pontos de convergência com as atribuições de um gerente. Sua habilidade em se comunicar, a facilidade em assumir o papel de líder, a capacidade de ter uma escuta ativa e ser empático, o olhar abrangente, a organização, e muitos outros pontos.
Dessa maneira, será intuitivo entender por que você quer ser um gerente. No fim das contas, você já tem as competências que o cargo exige, mostrando a fluidez entre o que você deseja e o que você está pronto para entregar.
3 – Mencione a sua trajetória profissional e como ela te preparou para esse momento
Se você quer assumir papéis de liderança, provavelmente você passou por experiências que te apresentaram esse caminho, e te prepararam para ele. Por isso, não deixe de incluir tais pontos na sua resposta, trazendo coerência para a sua argumentação e provando que o seu desejo tem consistência e história.
Isso vai te ajudar a fugir dos clichês dos processos seletivos, e te diferenciar de profissionais que só buscam o “status” do cargo de gerente, mas não querem assumir as reais responsabilidades que a posição demanda.
4 – Explique o que esse passo representa para a sua carreira
Para completar a linha de raciocínio, explique como esse passo vai te ajudar a alcançar os seus objetivos profissionais. Afinal de contas, assumir uma posição de gerência é um grande acontecimento, que precisa fazer sentido na “linha do tempo” do seu plano de carreira.
Essa etapa vai trazer a sua resposta para a realidade, mostrando as suas estratégias de desenvolvimento profissional e deixando claro que ser gerente não é apenas um título para você. É um movimento pensado, que tem muita vontade, habilidade e competência para acontecer de forma genuína.
5 – Ressalte o seu desejo em contribuir para o desenvolvimento e bem-estar da sua futura equipe
Por fim, não se esqueça de ressaltar o ponto central de qualquer posição como gerente: as pessoas.
Ser da área da gerência é sobre se relacionar com outros profissionais e ser um ponto de confiança para cada um deles. Além disso, ser um gerente é sobre entender que você é um facilitador para que eles exerçam o seu melhor trabalho, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e da empresa em questão.
Esse é o foco que vai garantir uma excelente performance em cargos de liderança.
Agora que você já sabe como responder “por que quero ser gerente”, que tal deixar o seu currículo ainda mais robusto? Para isso, invista em uma pós-graduação e se torne um profissional ainda melhor, aperfeiçoando as suas habilidades como gestor. Dessa maneira, você terá mais um diferencial para apresentar nas próximas entrevistas.