Afinal, como demonstrar proatividade e iniciativa no trabalho?

Demonstrar produtividade no trabalho é uma forma de se destacar, mostrando o comprometimento para os gestores e incentivando os colegas a também adquirirem essas características. Existem diversas formas de expressar essa atitude e indicar que tem iniciativa. 

Afinal, a proatividade é uma skill muito desejada no mercado de trabalho. Além disso, indica um profissional ágil, sempre antenado às tendências, com disposição para fazer as coisas diferentes e focado nos resultados finais. 

O que é proatividade e iniciativa?

Ainda no processo seletivo, muitas pessoas indicam essa característica, mas como demonstrar isso na prática? Primeiro, precisamos entender o que é ser proativo. Essa é uma habilidade comportamental, também conhecida como soft skill, que indica um profissional que não espera um comando para agir. 

Ao contrário, ele busca soluções e realiza tarefas de forma espontânea, além de ser capaz de pensar a longo prazo e antecipar ações. Assim, costuma estar sempre um passo à frente e tem forte capacidade de planejamento, criando um ambiente mais organizado e estruturado em busca de resultados. 

As pessoas proativas agem com base em autonomia, ou seja, o ambiente onde estão inseridas também deve ser propenso a esse tipo de comportamento. Muitas empresas atuais buscam esse perfil e incentivam as equipes a se comportarem dessa forma, seja em busca de inovação ou produtividade. 

Com isso, quem tem esse perfil se destaca dos demais e tem melhores chances de crescimento profissional na empresa. Gestores e RH notam esse tipo de comportamento e o colaborador é visado quando há oportunidades de promoções ou mudanças de cargo.

Como demonstrar proatividade?

A questão, então, é como demonstrar para esses tomadores de decisão que possui essas características? Existem muitas atitudes que podem e devem ser tomadas no dia a dia que ajudam nesse entendimento. Confira:

Planejamento

Quando se fala em planejamento, pode ser algo grande como um projeto de um ano, mas também algo bem menor, como o dia de trabalho. Um profissional que tem bom planejamento não deixa nada passar e administra melhor seu tempo. Com isso, ele consegue manter no radar prazos e prever potenciais imprevistos. 

Quando o colaborador tem um controle eficaz de seus afazeres e um olhar mais amplo para o que está em desenvolvimento. Isso o permite ver com mais facilidade se algo sairá do planejado e tomar decisões antecipadamente. 

Participação

Esse tipo de profissional também é participativo e se deixa ser notado por seu trabalho, seja em reuniões, seja em eventos promovidos pela empresa, e os objetivos da organização de forma geral. 

Isso também implica em questionar e estar atento ao que acontece fora de sua área de atuação. Essa atitude permite ter uma percepção mais clara do seu papel e permite encontrar novas soluções que possam contribuir para os resultados. 

Faça você mesmo

Uma das principais características desse profissional está em fazer as coisas por iniciativa própria. Quando vê um problema, age ao invés de comunicar alguém e esperar que os outros resolvam. Claro que existem questões que podem estar fora de seu campo de conhecimento, mas mesmo ao comunicar um problema ou indicar uma questão que não pode lidar, já oferece também possíveis soluções, além de se disponibilizar a cooperar. 

Riscos

Esse profissional sabe que ser proativo significa tomar decisões e correr riscos. Quem tem essas características consegue ver o que ninguém mais notou e, em alguns casos, precisa agir rapidamente ou ainda sugerir soluções audaciosas. Porém, mesmo que o risco exista, os resultados positivos serão compensadores. 

Como desenvolver proatividade?

Muitas pessoas podem ver essas características acima e achar que não tem o que é necessário para demonstrar proatividade mas, assim como a maioria das habilidades comportamentais, essa característica pode ser desenvolvida com um pouco de prática. Veja como ser proativo:

Foco

Esse profissional não deixa os problemas, nem as pequenas tarefas, por mais simples que sejam, para depois. Ter foco no que está fazendo e realizar o que for necessário assim que tem disponibilidade abre espaço no dia para lidar com questões mais complexas e atuar nesse planejamento. 

Organização

Como falamos, saber se planejar é uma importante característica desse profissional e isso só é possível com uma boa organização. E isso inclui tudo, seja a organização do ambiente físico, como mesa, gavetas, documentos, seja dos arquivos digitais. 

Inclui um calendário com todas as atividades bem estruturadas e controle de tempo necessário para realizar cada coisa, o que oferece mais facilidade para ter essa visão de futuro. 

Desenvolvimento constante

A proatividade na carreira passa também pelo desenvolvimento profissional por que isso contribui à capacidade de se adiantar às questões, ter um repertório amplo e bom conhecimento das tendências do mercado onde atua. 

Portanto, está sempre em busca de conhecimento, já que a produtividade também serve como um impulsionador de sua carreira. Seja realizando cursos livres, seja especializações, como uma pós-graduação EAD 10 meses, ele nunca se contenta com o que já sabe procura desenvolver novas habilidades e capacitações. 

Ao demonstrar proatividade, ele indica para a empresa que está preparado para novos desafios e assumir responsabilidades maiores, tornando-o um candidato ideal para cargos de liderança. 

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