5 dicas para aprimorar habilidades de pensamento estratégico

Você já parou para pensar se possui pensamento estratégico? Essa habilidade é essencial para gestores, líderes e empreendedores. Mas pode ser desenvolvida por qualquer profissional que tenha autonomia para tomar decisões ou deseje assumir cargos de liderança. 

Pensar de forma estratégica permite tomar decisões mais assertivas e amplia a capacidade de prever situações e se preparar para possíveis mudanças no negócio. Considerando o cenário atual, com avanços tecnológicos constantes e mudanças aceleradas, desenvolver essas habilidades pode ser o diferencial para a empresa decolar e crescer.

Ao desenvolver esse tipo de pensamento, o profissional se torna apto a avaliar e questionar as informações, sempre pensando em como isso afetará o negócio. Com isso, aprimora sua capacidade de compreensão do mercado e se torna mais propenso à inovação. 

O que é pensamento estratégico?

Embora possa ser confundido com o planejamento estratégico, o pensamento pode ser considerado a etapa anterior. Antes de planejar qualquer coisa, é preciso desenvolver uma capacidade analítica que permita desenvolver uma estratégia eficaz. 

O pensamento é o que permite avaliar o quê se almeja e porquê, enquanto o planejamento define como isso será realizado e aplicado na prática. 

Portanto, quem possui essa característica tem mais facilidade para avaliar os fatores que influenciam o negócio de maneira mais clara e objetiva, podendo tomar decisões alinhadas com os objetivos da empresa ou área. 

Para que isso seja possível, porém, o profissional precisa desenvolver habilidades que o permitam avaliar diferentes possibilidades e cenários, definindo o caminho mais adequado. Além disso, deve ser resiliente e se adaptar a possíveis mudanças. 

Como aprimorar o pensamento estratégico?

Todas as pessoas possuem pensamento estratégico. A questão é o quanto isso é desenvolvido e utilizado na vida de cada um. Ele pode estar presente na vida pessoal, ao planejar uma viagem, definir o orçamento de casa, e outras coisas presentes na rotina. 

Já no trabalho, também pode e deve ser desenvolvido, tornando o profissional proativo e capaz de ter iniciativa. Isso o ajudará a crescer profissionalmente, não só por se destacar dos colegas, mas por permitir que desenvolva características necessárias para se tornar um líder. Entenda como aprimorar essa característica:

Capacidade analítica

O primeiro passo para aprimorar essa característica é entender que o pensamento estratégico é objetivo e baseado em dados concretos. Porém, a ideia é justamente ser capaz de avaliar esses dados para extrair informações que guiem o negócio para o melhor caminho. 

Por isso, uma forma de desenvolver essa competência é utilizando ferramentas que permitam uma análise concreta, como a matriz SWOT. Isso porque a base do pensamento estratégico é se atentar a tudo que pode afetar o negócio, incluindo as ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos. 

Ou seja, além de ser capaz de reunir as informações necessárias, esse perfil de profissional precisa compreender como se guiar por essas informações. 

Aprendizagem constante

Para ser capaz de fazer essa análise, o profissional precisa ampliar seu conhecimento. Isso significa manter leituras relacionadas a sua área de conhecimento e ao mercado em geral, ficar atento a inovações e estudos de tendências e buscar especializações. Por meio de estudos aprofundados como uma pós-graduação ou MBA, ele se aprofunda nos temas pertinentes ao seu trabalho, e desenvolve novas ferramentas que ampliarão essa visão analítica. 

Nossas instituições facilitam esse processo de desenvolvimento oferecendo condições de pagamento e oportunidades especiais que permitem que os profissionais busquem conhecimento especializado e desenvolvam seu pensamento estratégico com um corpo docente de excelência. 

Inteligência emocional

Por ser uma característica analítica, os profissionais que trabalham bem o pensamento estratégico também possuem inteligência emocional desenvolvida. Essa competência é baseada no racional, portanto não pode ser guiado pela emoção. 

Ter controle sobre seus sentimentos permite tomar decisões concretas, além de oferecer melhores ferramentas para lidar com as outras pessoas, melhorando a comunicação da equipe e permitindo que todos aprimorem sua visão estratégica.

Criatividade 

Algumas pessoas acreditam que a criatividade está relacionada apenas a atividades artísticas, ou ainda que é uma espécie de dom que só alguns possuem. Mas nada disso é verdade e essa habilidade é necessária em qualquer área de atuação, além de poder ser adquirida por todos. 

Com criatividade, os profissionais que trabalham de maneira estratégica conseguem desenvolver soluções distintas ao que o mercado está fazendo, ou seja, são inovadores. Desbloquear a criatividade permite aumentar a versatilidade e agilidade na hora de solucionar problemas e desenvolver métodos mais eficientes.  

Boa observação

Falamos sobre ser capaz de observar dados e tirar informações concretas deles, mas a capacidade de observação vai muito além disso. Além de também ajudar a estimular a criatividade, a observação é uma capacidade de pode ser aprimorada a qualquer momento, e fornece insights que, às vezes, não estão presentes no ambiente de trabalho, como os desejos de determinado público alvo. 

Em ambientes alheios ao corporativo, os profissionais se vêem em contato com pessoas diferentes e ambientes diferentes e é a capacidade para observar o que é diferente que ampliará sua perspectiva e lhe dará ferramentas para se tornar analítico e desenvolver o pensamento estratégico. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!