10 erros que comprometem sua aprovação em entrevistas

A aprovação em entrevistas de emprego depende de diversos fatores. Quanto mais preparado você estiver, mais fácil de ficar à vontade nesse contexto tão intimidador. Calmo, ciente do próprio potencial e com uma boa pesquisa feita, você tem uma chance maior de ser selecionado para a vaga que tanto deseja. 

10 atitudes que prejudicam sua aprovação em entrevistas

Ter a noção dos principais erros pode contribuir para o seu sucesso. Confira a seguir.

1 – Desonestidade

O primeiro erro de um candidato é subestimar a capacidade dos recrutadores e mentir na entrevista. Uma das consequências da falta de honestidade é a perda de confiança por parte dos líderes ou até mesmo dos colegas de trabalho. 

Quando um profissional não dá valor para ideais tão importantes quanto a honestidade, acaba prejudicando os relacionamentos interpessoais.

Mentir em uma entrevista de emprego pode deixar a credibilidade do profissional sob risco, uma vez descoberto. Isso pode afetar não apenas a contratação naquela empresa específica, mas a informação sobre a desonestidade pode se espalhar, afetando a reputação.

Vale ressaltar que, se a mentira for descoberta publicamente, o candidato ainda pode enfrentar constrangimento pessoal e profissional.

2 – Falta de pontualidade

A pontualidade é uma característica importante quando se trata de um processo seletivo. Atrasos, em muitos casos, podem ser imperdoáveis. Por isso, o ideal é se informar sobre a localização da entrevista para que possa pesquisar com antecedência sobre o trajeto. Se for uma entrevista online, pior ainda: deve entrar na ligação no momento marcado, sem atrasar.

3 – Falta de interesse

Pode não parecer, mas demonstrar interesse é um fator fundamental, esquecido por muitos. O recrutador consegue perceber se o candidato quer apenas encontrar a primeira oportunidade que aparecer, sem ter perspectiva de crescimento na empresa ou sem o propósito de acrescentar algo na empresa. Portanto, mesmo que seja o caso, é de bom tom apresentar interesse no cargo e na organização em si.

4 – Respostas clichês

Outro erro comum do candidato é apostar em respostas genéricas. Evite, mesmo que as perguntas feitas pelos recrutadores sejam aquelas de praxe, que já se imagina em uma entrevista. Mostrar autenticidade e originalidade pode fazer a diferença na sua contratação. Seja sincero e evite as respostas prontas. Ao treinar antes, aproveite para elaborar respostas que mostrem o quanto você tem destaque.

5 – Má conduta

O recrutador pode te perguntar como foi a experiência no último emprego. Tome cuidado com o que você vai falar nesse momento, porque a ideia aqui é justamente ver se você tem problemas com os antigos gestores, o que pode ser interpretado como um sinal de alerta no momento da contratação.

Então é o seguinte: se você falar mal dos colegas, da empresa ou do antigo líder, isso pode gerar uma má impressão. Logo, é recomendável a postura profissional. Mesmo que a experiência tenha sido negativa do ponto de vista emocional, não é o momento ideal para compartilhar isso. Concentre-se nas coisas boas que você fez por lá e no que aprendeu durante a passagem. 

6 – Falta de pesquisa

Ir para o processo sem conhecer nada da organização pode prejudicar sua participação. Antes de ir para a entrevista, pesquise bem a respeito daquela empresa, para saber quais são os seus valores e a sua cultura. Assim, você terá uma vantagem a mais quando os recrutadores te perguntarem por que você é o candidato certo para aquela vaga.

7 – Despreparo

Seguindo essa linha de raciocínio, se estiver despreparado, isso pode contribuir para um resultado negativo. Como mencionamos anteriormente, um candidato preparado não vai se deparar com diversas adversidades, e vai manter a calma e a confiança durante o processo com mais facilidade.

Quem tem as informações preparadas não será pego de surpresa, e isso já deixa mais à vontade para conduzir a sua seleção. Por isso, vale a dica de treinar em casa, respondendo a possíveis perguntas. Pode até contar com a ajuda de alguns amigos, colegas ou até parentes.

8 – Dificuldade na comunicação

A falta de comunicação pode vir de diversos fatores: a tal falta de preparo dita ali em cima, a timidez, a falta de autoestima ou mesmo de autoconhecimento. De qualquer forma, tenha em mente que o momento exige que você fale de si mesmo, exponha sua formação, suas habilidades e seus planos. Seja comunicativo e transparente.

9 – Arrogância

É claro que o candidato autoconfiante tende a conquistar bons olhares por parte dos recrutadores. No entanto, quando isso se transforma em arrogância, o efeito acaba sendo o oposto e, em vez de ser bem visto, o candidato é descartado. Por isso, preste atenção a situações como dinâmicas em  grupo, em que é necessário mostrar um instinto de trabalho em equipe.

10 – Falta de habilidades

A falta de habilidades e de uma formação adequada pode comprometer a sua aprovação em entrevistas de emprego. Os cursos livres Anhanguera podem ajudar a suprir isso e te colocar em uma posição de destaque no mercado de trabalho.

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