Caso fosse o recrutador, você se contraria? Saiba o que analisar!

Você já se perguntou se você se contrataria? Fazer uma autoavaliação pode ser interessante na busca por um emprego. Isso pode te ajudar a identificar quais vagas de fato combinam com seu perfil profissional e a entender em que aspectos você precisa melhorar. 

Poucos profissionais fazem esse tipo de análise, pois, na maioria das vezes, a principal preocupação do candidato é pensar em formas de impressionar em uma entrevista de emprego. Algo natural, uma vez que os recrutadores vão falar com outros profissionais que possuem currículos similares.   

Como avaliar se você se contrataria?

Se ficou interessado em saber em como se autoavaliar, veja algumas dicas: 

1 – Analise tudo o que a vaga exige

Ao se candidatar para uma vaga, veja quais são as habilidades e conhecimentos que o cargo exige. É comum quando se está desempregado querer se candidatar a todas as vagas que aparecer, mas esse “vai que cola” quase nunca funciona. 

Caso a vaga seja, por exemplo, para um cargo de analista, gestor, gerente ou alguma posição que exija uma certa experiência de mercado, veja que você está nesse momento profissional antes de se candidatar. Agora, se é imprescindível ter inglês avançado, avalie se possui domínio da língua ou apenas um conhecimento básico. 

Claro que algumas habilidades podem ser desenvolvidas com o tempo, mas é importante que você analise de forma franca se você atende aos principais requisitos da vaga. Do contrário, estará apenas se enganando. 

2 – Veja o que colocou no seu currículo

Ao analisar o que é exigido para a vaga que deseja se candidatar, veja se as habilidades exigidas estão presentes no seu currículo. Talvez você realmente seja perfeito para o cargo em aberto, mas seu currículo não demonstra isso. 

Essa avaliação pode te ajudar a melhorar seu currículo e, assim, torná-lo mais atrativo para os recrutadores. Lembre-se que antes de uma entrevista presencial ou por vídeo, a empresa vai analisar esse documento, por isso, ele deve detalhar quais as experiências possui. 

3 – Reflita sobre seu perfil 

Além de formação e experiência técnica, você deve levar em consideração seu perfil social. Muitas vagas exigem que o profissional consiga, por exemplo, trabalhar bem em equipe. 

Esteja atento, pois os recrutadores têm levado cada vez mais em consideração as habilidades sociais dos candidatos. Isso porque elas interferem no dia a dia do trabalho e podem impactar nos resultados da equipe. 

Em muitos processos seletivos, há testes que avaliam suas soft skills, que são justamente suas habilidades comportamentais. Veja o que costuma ser exigido na sua área de atuação e busque formas de trabalhar essas qualidades em você. 

4 – Pense no seu comportamento

Digamos que você passe para a etapa de entrevistas presenciais, como você vai se portar durante a conversa com o recrutador? Será que você consegue expressar a experiência que possui e a paixão que tem pela área na qual atua ou deseja atuar? 

Não adianta ter um currículo incrível e não saber “vender seu peixe”. Treine em casa, pense no que falar em uma entrevista para conseguir se destacar. As análises que foram indicadas nos tópicos anteriores deste texto vão te ajudar a entender que tipo de profissional a empresa está buscando, assim você terá claro como sua experiência e perfil podem contribuir para o cargo em aberto. 

Mais uma vez, é importante que você seja franco e não crie mentiras para impressionar, pois isso pode ser ruim para você mais para frente. Liste o que acha importante dizer na entrevista e veja como pode expressar isso durante a conversa. Não pense apenas no discurso técnico, mas em como demonstrar que você ama o que faz. 

5 – Pergunte a si mesmo: “Eu me contrataria?”

Entre análises e reflexões, sempre se pergunte se você se contrataria. Tentar se colocar no lugar do recrutador vai te ajudar nesse processo. Se você tivesse com a vaga que se candidatou em aberto, que tipo de profissional você gostaria de encontrar? 

Pode ser que seu pensamento seja diferente do da empresa, mas, independente disso, fazer esse tipo de pergunta a si mesmo vai te ajudar a melhorar seu desempenho pessoal. Só tome cuidado para não se autossabotar e ficar sempre achando que os outros são melhores que você. Todo mundo está no mesmo barco e possui as mesmas chances.

Como se aprimorar?   

Toda essa autoavaliação vai te mostrar em que pontos você pode melhorar, então use isso a seu favor. Se notar, por exemplo, que você precisa ser mais comunicativo para se destacar na sua área, pense em formas de como você pode trabalhar isso para aprimorar essa soft skill. 

Mas se você sente que precisa de mais conhecimento técnico, busque se especializar. Você sabia que dá para fazer uma pós-graduação EAD 6 meses? Isso mesmo. Além de você estudar online e onde quiser, você consegue concluir o curso em menos de um ano. A pós Anhanguera oferece várias opções que vão te ajudar a alavancar seu lado profissional. 

Seguindo essas dicas, você vai conseguir se aprimorar e quando perguntar a si mesmo se você se contrataria, a resposta, sem dúvidas, será: ‘Sim!’.  

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