Como falar sobre sua trajetória profissional na entrevista

Ao se preparar para uma entrevista de emprego, o candidato deve tomar uma série de medidas, incluindo estudar a empresa para a qual foi selecionado, além de saber responder sobre a carreira e trajetória profissional

Além de saber como ser sucinto, esse é o momento de contar a sua história, destacando os pontos positivos e o que alcançou no caminho. Muitas pessoas acreditam que não tem um histórico relevante, ou ainda estão tentando entrar em outra área e não tem experiência específica, mas há muitos aspectos do histórico da carreira que dão indícios de que tipo de profissional é. 

Portanto, essa é uma valiosa oportunidade de se destacar e apontar por que é ideal para ocupar a vaga. 

O que é trajetória profissional?

Desde a primeira experiência profissional, por mais simples que seja, aprendemos algo que levamos para outros trabalhos. Com isso, amadurecemos e, na etapa seguinte da carreira, contamos com esse aprendizado para adquirir novas experiências. 

A trajetória é esse caminho que seguimos, incluindo os desafios e conquistas enfrentados. Ao contrário do que alguns acham, esse não precisa ser somente um processo linear, embora seja para muitos profissionais, especialmente quem faz um planejamento de carreira. 

Mas todos os feitos profissionais indicam capacitação de uma forma ou de outra, e são indicações da personalidade e do perfil profissional. Alguém que está mudando de carreira, por exemplo, pode não ter experiência prática em determinado ofício, mas pode utilizar as realizações em seu campo anterior de atuação. 

Se liderou uma equipe, ou ganhou algum prêmio ou reconhecimento importante, mesmo que não esteja diretamente conectado com a vaga em questão, indica para o entrevistador que é uma pessoa dedicada, que aspira sucesso profissional. 

Cada um trilha um caminho distinto, e é preciso saber pontuar os destaques dessa trajetória e as escolhas feitas para chegar no ponto atual. 

Como falar sobre a trajetória profissional?

Para saber descrever sua trajetória é preciso trabalhar o autoconhecimento. Como falamos acima, sempre há alguma lição aprendida nos cargos que passamos, então revisite cada período profissional e tente buscar algo que aprendeu em cada uma. 

Se for mais fácil, use papel e caneta e faça uma espécie de linha do tempo, relembrando onde estava e o que fazia em determinado ano. Esse é o primeiro passo para saber como apresentar sua história profissional. Confira abaixo mais dicas para se preparar e falar sobre a trajetória na entrevista:

Seja objetivo

Essa é a sua chance de se destacar e contar quem é, mas isso não significa fazer o entrevistador ouvir a história da sua vida. Objetividade é um importante aliado para contar sobre a trajetória. 

Portanto, se estiver em dúvida sobre como ser objetivo e ainda assim pontuar o que for relevante na carreira, se prepare fazendo anotações em bullet points. Escreva tudo que acha importante, mesmo que sejam muitas coisas. 

A partir daí, tente encontrar uma palavra ou frase que resuma cada ponto, e então veja diferentes aprendizados em cada um. 

Por exemplo, se atuou no mesmo cargo em duas empresas do mesmo ramo, destaque seu conhecimento no segmento e indique habilidades que praticou nos dois cargos. Se foi promovido em um, então use esse destaque e foque no que é mais relevante. 

Mostre as habilidades que desenvolveu

Indicar as lições que aprendeu é o primeiro passo, mas aqui a ideia é pontuar conhecimento prático. Que nova habilidade desenvolveu trabalhando na empresa x? Pode ser que o contato com clientes internacionais tenha ajudado a aperfeiçoar o inglês, ou a característica multimídia do cargo tenha fortalecido o conhecimento em redes sociais. 

Essa é a hora de indicar a experiência prática que o faz adequado para a função. lembre-se também de dar prioridade para as habilidades que podem estar relacionadas com a vaga a qual está se candidatando. 

Deixe claro sua evolução

Uma forma interessante de apresentação dessa trajetória é mostrar como a experiência adquirida levou a novas experiências e conhecimentos. 

Mesmo que não tenha sido promovido, pode destacar por exemplo como construiu um sólido networking que fez com que chegasse a novas posições ou conquistasse uma vaga disputada. O importante é deixar claro que evoluiu e segue evoluindo. 

Siga aprendendo

Seguir estudando e se especializando é um indicativo importante para o recrutador que tem interesse em continuar evoluindo profissionalmente. Mostra dedicação e desejo de se aperfeiçoar na área. 

Invista em cursos livres e em pós-graduação como a da Anhanguera para deixar claro que, além do caminho que já passou, ainda tem objetivos e um propósito na carreira para o futuro. 

Pratique

Uma dica válida para a entrevista como um todo é buscar as perguntas feitas com frequência e praticar a resposta. Assim, na hora da entrevista terá mais confiança para falar sobre si mesmo. 

O mesmo vale para a trajetória profissional, já que esse é o momento de contar sua história. Calcule também o tempo gasto para garantir que não está se alongando. 

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