6 erros comuns no início da carreira e como evitá-los

erros comuns no início da carreira

Errar é humano e todos nós já sabemos disso, não é mesmo? Todas as pessoas vão cometer equívocos ao longo da vida e não há como fugir disso. Contudo, quando falamos de vida profissional, é possível prever quais são os erros comuns no início da carreira para conseguir evitá-los.

A maioria dos equívocos cometidos por jovens profissionais são fáceis de identificar. Afinal de contas, muitas pessoas já estiveram nesse lugar antes e acabaram “pisando na bola” nos mesmos pontos. Isso significa que, agora, você não precisa seguir este mesmo caminho. Você pode aprender com os erros de outros profissionais e começar a sua carreira com o pé direito.

Então, se você quer iniciar a trajetória profissional da melhor maneira possível, confira a lista abaixo e veja o que vale a pena evitar para ter sucesso.

Erros comuns no início da carreira: 6 equívocos para evitar

1 – Não estabelecer um plano de carreira

Para alcançar as suas metas profissionais, independente do seu grau de ambição, você precisa traçar um plano. E ele deve ser realizado assim que você começar a sua carreira.

Muitos profissionais acreditam que o plano de carreira é uma responsabilidade da empresa, ou pensam que ainda é muito cedo para pensar no longo prazo, e deixam esse documento valioso de lado. O que é um grande erro, afinal de contas, se você não souber o que quer e o que precisa fazer para chegar lá, como você vai tomar decisões profissionais?

Independente do seu emprego atual e do quão jovem é a sua carreira, estabelecer um plano é o primeiro passo para o sucesso. Assim, você entende melhor as possibilidades da área de atuação, descobre os caminhos para atingir os seus objetivos e tem mais clareza sobre os próximos passos.

Lembrando que todos os planos podem e devem ser atualizados, e que não há nada de errado em mudar de ideia e recalcular a rota no meio do caminho. O importante é ter foco e levar a sua carreira a sério.

2 – Ignorar a importância do networking

Muitos jovens profissionais tratam o networking, que é o cultivo de relacionamentos profissionais, como algo ultrapassado, artificial e ineficiente. Todavia, nada disso é verdadeiro.

Em um país tão relacional quanto o Brasil, ter bons contatos é fundamental para atingir os seus objetivos profissionais. Ao se aproximar de pessoas da mesma área, que te inspiram e instigam, você terá a oportunidade de trocar conhecimentos, participar de debates, ficar sabendo de processos seletivos, ser indicado e vice-versa. E essa troca é valiosa, especialmente quando pensamos no longo prazo.

Os estagiários de hoje são os líderes do amanhã, não é mesmo?

3 – Deixar de lado o desenvolvimento de soft skills

Ao iniciar uma caminhada profissional, aperfeiçoar as habilidades técnicas da profissão é fundamental para que você consiga crescer. Porém, muitos jovens se esquecem que elas não são o suficiente para garantir uma carreira de sucesso. Além das competências técnicas, você também precisa das comportamentais.

Estamos falando das famosas soft skills, que são habilidades que refletem a maneira como você lida com o trabalho. Elas complementam as hard skills e são extremamente valorizadas pelas empresas, que já entenderam que bons colaboradores precisam de qualidades emocionais para desempenhar um excelente trabalho.

Alguns exemplos de soft skills são:

  • Curiosidade;
  • Organização;
  • Comunicação objetiva;
  • Jogo de cintura;
  • Liderança;
  • Senso crítico;
  • Resiliência;
  • Proatividade;
  • Empatia;
  • Trabalho em equipe.

4 – Não entender a diferença entre relacionamentos pessoais e profissionais

Sair da graduação e entrar no mercado de trabalho pode ser um choque em muitos âmbitos. E um deles é o relacional.

Como já mencionamos, ter bons relacionamentos profissionais é parte essencial do desenvolvimento da carreira. Contudo, relações profissionais não são iguais às relações pessoais de nossas vidas.

Por isso, seja profissional. Por mais próximo que você se tornar de colegas, mantenha uma postura adequada, tenha bom senso na hora de compartilhar detalhes da sua vida profissional, tome cuidado ao acreditar que todos são seus amigos, fuja das fofocas do ambiente organizacional e lembre-se que tudo o que você faz está sendo observado.

5 – Entrar despreparado em reuniões

Estar em cargos mais baixos, como é o caso de estagiários e analistas juniores, pode fazer com que muitos profissionais não entendam seu papel e importância em uma equipe. Talvez você acredite que, por estar iniciando sua caminhada, você não precisa se preparar para reuniões em que vai apenas observar as conversas, por exemplo.

Todavia, esse é um grande erro. Quanto mais você se prepara, entende sobre a situação, conhece a cultura da empresa, o setor e a área, mais você vai conseguir absorver e aprender em todos os cenários, mesmo sem participar ativamente dos debates.

6 – Ser arrogante e acreditar que já sabe tudo o que precisa

Da mesma maneira, também é comum que muitos jovens profissionais tenham uma certa arrogância. Eles acreditam que já sabem tudo o que precisam, ignoram os limites, deixam oportunidades valiosas de aprendizado passarem e se esquecem que há um motivo para ainda estarem em cargos mais baixos.

Por isso, tenha humildade na vida profissional. Isso vai fazer com que você tenha novos olhos para observar o entorno e abrir muitas portas para a sua carreira. Por exemplo, ao entender que você ainda precisa aprender mais e se aprofundar mais, você pode investir em uma especialização e dar um grande passo.

Então, agora que você já sabe os erros comuns no início da carreira, não cometa deslizes e comece já investindo na sua carreira. Conheça os curso de pós-graduação Unopar e dê um grande salto rumo ao sucesso.

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