6 estratégias para manter a confiança após um erro no trabalho

manter a confiança após um erro no trabalho

Todos os profissionais do mundo já erraram ou ainda vão errar, e isso é um fato. Contudo, por mais que você saiba disso, é difícil perceber que você errou no trabalho, não é mesmo? Porém, por mais que o psicológico fique abalado, um erro não significa o fim do mundo ou da sua carreira. Por isso é tão importante saber o que fazer para manter a confiança após um erro no trabalho.

Pode parecer impossível, nós sabemos. Todavia, existem estratégias que vão te ajudar a não deixar um equívoco comprometer o seu rendimento e produtividade. Na realidade, elas vão fazer com que você transforme esse limão em uma limonada, sabia?

Sendo assim, se você quer descobrir todas essas dicas para conseguir lidar com os erros de forma mais leve e interessante, continue lendo o texto. Abaixo, você vai encontrar 6 estratégias valiosas para não duvidar da sua capacidade quando empecilhos surgirem no caminho.

Manter a confiança após um erro no trabalho: 6 dicas

1 – Resolva o problema: assuma a responsabilidade, se desculpe e encontre uma solução

O primeiro passo é resolver o problema criado. Quando você comete um erro, é fundamental assumir a responsabilidade por ele, pedir desculpas aos envolvidos e trabalhar para contornar a situação.

Dessa maneira, você vai minimizar os efeitos negativos da questão e mostrar, a si mesmo e aos seus colegas e gestores, que é capaz de reverter o problema e tem habilidades para colocar todas as locomotivas de volta aos trilhos.

2 – Converse com seus gestores e colegas sobre a situação para ter um feedback

Depois de solucionar o problema, não hesite em procurar colegas e líderes para falar sobre a situação. Peça um feedback, sente-se com eles para falar sobre o caso, não tenha medo de ser vulnerável e conte com a empatia e escuta ativa de outros profissionais para ser acolhido e ver o caso sob outra ótica.

Essa é uma excelente oportunidade de encarar o problema de frente e, ao mesmo tempo, ter novas perspectivas sobre ele. Pode ser que seus colegas apontem pontos que você ainda não tinha percebido, e que foram causadores do erro. Isso vai te ajudar a entender melhor a sua atuação e não cometer o mesmo equívoco duas vezes.

Todavia, também é possível que eles te mostrem como você acertou durante o processo, expliquem questões que talvez estivessem fora do seu controle e ressaltem pontos positivos que emergiram por conta dessa crise.

Tudo isso pode te acalmar e fazer com que o “pós erro” seja mais leve.

3 – Analise todo o cenário e reflita sobre o que te levou ao erro

Conseguiu conversar com outros profissionais sobre o caso? Então agora chegou a hora de sentar consigo mesmo para entender tudo o que aconteceu.

Com mais calma e gentileza, reveja os seus passos, veja onde os problemas começaram, analise a sua atuação e entenda por que o equívoco aconteceu. Dessa maneira, você terá mais clareza sobre a natureza do erro, compreendendo que ele é apenas um ponto na sua trajetória, e não um resumo do seu perfil profissional.

4 – Lembre-se de todas as outras vezes em que acertou e teve sucesso

Sendo assim, não deixe de relembrar todos os seus outros sucessos na carreira. Todas as vezes que foi elogiado, recebeu feedbacks excelentes, foi promovido, recebeu aumentos, foi um exemplo, inspirou colegas, fez um trabalho impecável e se superou.

Pode ser difícil entender, logo após um erro, que ele não te define profissionalmente. Contudo, ao colocá-lo em perspectiva ao lado de todos os seus acertos, pode ser mais fácil de absorver a realidade e ficar mais leve com a situação.

5 – Seja gentil consigo mesmo e com a sua trajetória

Os últimos pontos já devem ter mostrado que não vale a pena se sentir “o pior profissional do mundo” por conta de um erro, certo?

Então, lembre-se de ser gentil com você mesmo. Por mais que não seja agradável ou legal cometer equívocos, eles não vão te definir. A sua trajetória vai muito além de alguns tropeços pelo caminho, e ela merece todo o carinho e o respeito que só você pode oferecer.

6 – Veja o erro como uma oportunidade para crescer e aprender mais

Agora que você já sabe que erros são normais e ninguém está imune a eles, que tal usar essa experiência como combustível?

Assim, para evitar erros futuros, você pode se comprometer a aprender mais e crescer profissionalmente, adquirindo novos conhecimentos e habilidades que vão reforçar sua atuação e reduzir as chances de erros.

Dessa forma, para manter a confiança após um erro no trabalho, explore os cursos de pós-graduação com duração de menos de um ano. Com centenas de opções em diversas áreas do conhecimento, essa é a sua chance de se tornar um especialista e fazer de um pequeno erro, um grande acerto para a sua carreira.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!