Teste para saber se é hora de mudar de emprego: faça aqui

teste para saber se é hora de mudar de emprego

É bastante comum que, em alguns momentos da carreira, os profissionais se questionem se estão no caminho certo. Será que esse é o melhor caminho? Eu devo continuar nessa empresa? O que devo fazer em seguida? Muitas vezes, inclusive, a solução perfeita seria um teste para saber se é hora de mudar de emprego. E na realidade, ele já existe!

Para te ajudar a avaliar se você deve ou não procurar novas oportunidades, elaboramos um teste completo. Ele é composto por 7 perguntas certeiras, que vão guiar a sua análise sobre o atual momento de carreira e emprego.

Dessa maneira, você saberá quais pontos deve considerar na hora de tomar uma decisão. Afinal de contas, pode ser que você esteja apenas em um momento de indecisão. Contudo, algumas questões podem indicar que realmente está na hora de alçar novos voos.

Então, o que você está esperando? Faça agora mesmo o teste de emprego e descubra!

Teste para saber se é hora de mudar de emprego em 7 passos

1 – Como é o ambiente de trabalho?

Estar em um ambiente agradável e saudável é fundamental para encontrar felicidade e propósito no trabalho. Por isso, ambientes tóxicos, com conflitos frequentes, pouca colaboração entre os profissionais e falta de reconhecimento podem ser um indicativo de que chegou a hora de avaliar o mercado de trabalho.

Afinal de contas, ambientes ruins prejudicam o bem-estar de qualquer um e transformam o trabalho em um grande peso. Tendo em vista que passamos a maior parte de nossos dias no emprego, essa é uma grande “bandeira vermelha” que pode te ajudar a pensar nos próximos passos da carreira.

2 – Você consegue ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional?

Da mesma maneira, encontrar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal não é fácil, mas precisa ser um objetivo no seu dia a dia. Sendo assim, empregos que exigem demais de seus profissionais, mesmo fora do expediente, e comprometem outros aspectos da vida, incluindo o descanso, não são os ideais.

Ter muitas horas extras e sentir que está sempre estressado são dois sinais de alerta. Por mais que momentos isolados de muito trabalho e estresse possam ser considerados normais, essa não pode ser a norma, mas sim a exceção.

3 – Sente-se desafiado no seu atual emprego?

Ninguém precisa sentir um pico de adrenalina todos os dias no trabalho. Ter um certo conforto profissional faz bem e garante o bem-estar, no fim das contas.

Todavia, o sentimento de tédio e desmotivação não são bons indicativos. Sentir-se desafiado faz parte de estar em um ambiente de crescimento e desenvolvimento, e espera-se que você tenha desafios para enfrentar.

Caso contrário, você corre o risco de estar estagnado na sua profissão e ficar sem oportunidades de aprendizado, sem conseguir crescer e cada vez mais distante dos objetivos que traçou para a sua carreira.

Então, avalie o quão desafiado você se sente no trabalho atual. Essa pode ser uma ótima maneira de identificar se chegou o momento de encontrar novas oportunidades.

4 – Seus interesses e objetivos ainda são os mesmos?

Muitas vezes, quando entramos em uma empresa, temos interesses e objetivos específicos, que poderão ser atingidos naquela companhia. Porém, conforme o tempo passa, muitos profissionais mudam de ideia. Às vezes o tempo naquela função mostra que você quer outra coisa. Pode ser que a experiência abra portas para novas possibilidades. Ou que experiências negativas façam você repensar sua carreira.

Isso significa que, para descobrir se você deve mudar de emprego, você precisa avaliar o que deseja para o seu futuro. Quem sabe você tem novas habilidades e interesses agora, e precisa de uma posição nova para usá-los. Ou, quem sabe, seus objetivos de carreira se transformaram, e chegou a hora de encontrar uma organização capaz de te ajudar a alcançá-los. 

5 – Que feedbacks você anda recebendo?

Frequentemente, os feedbacks conseguem prever o futuro. Profissionais que recebem feedbacks negativos de forma constante, sem ter orientações e suporte para se desenvolverem, podem estar em uma situação de desmotivação muito grande. No fim das contas, eles sabem que ali não será possível melhorar.

6 – Os seus valores estão alinhados com a empresa?

Trabalhar em uma empresa que não está alinhada com seus valores e propósito pode ser um grande problema. Afinal, você não vai conseguir se conectar de forma profunda com a companhia, e no fim do dia, poderá ter uma sensação de vazio muito difícil de ignorar.

Por isso, avalie se há diferenças éticas entre os seus valores e os da empresa, e pense no seu propósito. Caso você perceba que não concorda com as práticas do seu trabalho, e que por isso a sua atuação não te preenche, pode ser a hora de abrir o LinkedIn e ver o que o mercado tem a te oferecer.

7 – Como está o seu salário?

Por fim, mas não menos importante, o salário e os benefícios também importam bastante. Por mais que eles não sejam os únicos fatores a serem considerados, como a lista acima deixa bem claro, nenhum profissional precisa aceitar remunerações ruins, sabendo que ele é qualificado para receber mais.

Então, descubra se o seu salário está abaixo do mercado, pense na última vez que recebeu um aumento ou promoção, e também avalie os benefícios. Hoje em dia, as empresas valorizam cada vez mais a atração e retenção de talentos, que muitas vezes envolve benefícios agressivos e de grande impacto na sua qualidade de vida.

Chegamos ao fim do teste. O que você descobriu? Está mesmo na hora de buscar oportunidades melhores, ou você percebeu que está tudo bem no emprego atual? Aqui, o importante é avaliar todos os sinais e mantê-los presentes no seu dia a dia. Assim, ficará mais fácil tomar essa decisão ao longo dos anos.

Aliás, independentemente da sua escolha depois do teste para saber se é hora de mudar de emprego, você sabia que pode melhorar sem sair de casa? Para isso, você pode se inscrever na pós-graduação online em menos de um ano. Com ela, você vai aprender novas habilidades e se tornar um especialista em tempo recorde, se diferenciando dos competidores em processos seletivos.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!