“Como você lida com o fracasso?” O que falar na entrevista?

como você lida com o fracasso

As entrevistas de emprego são momentos fundamentais na vida de qualquer profissional. Afinal de contas, elas podem definir os próximos passos da sua carreira. Sendo assim, é normal se preocupar com as perguntas dos recrutadores, como alguns questionamentos clássicos, que incluem “como você lida com o fracasso”?

Por mais que muitas perguntas já sejam “batidas” e você tenha aprendido a respondê-las nos processos seletivos, algumas questões podem ser mais desafiadoras do que as outras. Elas costumam incluir pequenas “pegadinhas”, exigindo uma boa estratégia e preparação para que você responda com honestidade, mas seguindo as regras do jogo do mundo corporativo.

No caso das perguntas sobre situações de fracasso, erros e problemas graves, é fundamental que você siga alguns passos para caminhar por essa corda bamba sem escorregar ou cair. Elas são mais tensas e podem te assustar, contudo, usando o raciocínio correto, você tem grandes chances de se destacar e chamar a atenção do recrutador de forma positiva.

Então, para que você nunca mais erre na hora de falar sobre seus erros profissionais, confira o guia abaixo e já comece a pensar na sua resposta ideal.

Como você lida com o fracasso: como responder na entrevista de emprego

1 – Mostre que você enxerga o fracasso como uma oportunidade, e não o “fim da linha”

O primeiro passo é deixar claro para o entrevistador que você tem inteligência emocional para lidar com erros. Porque, no fim das contas, essa parte da conversa tem um foco muito maior nas suas competências emocionais, as soft skills, do que nas habilidades técnicas da profissão, que chamamos de hard skills.

Isso acontece porque o objetivo dessa pergunta não é identificar candidatos perfeitos, que nunca erraram ou fracassaram ao longo da trajetória profissional. Na realidade, o recrutador quer entender se você tem as ferramentas emocionais necessárias para enfrentar situações adversas.

Então, comece deixando claro que você sabe que os fracassos e erros são inevitáveis, e justamente por isso são excelentes ferramentas de desenvolvimento e aprendizado. Afinal de contas, errar é, de fato, uma oportunidade para você refletir sobre o que foi feito, avaliar suas ações e compreender como você pode evitar os problemas em uma próxima situação.

2 – Use exemplos da sua trajetória profissional para explicar essa visão mais positiva sobre o fracasso

Além de articular uma fala sobre os fracassos serem oportunidades, você pode deixar sua resposta ainda mais robusta adicionando exemplos da sua vida profissional.

Os recrutadores gostam de conhecer mais sobre as experiências dos profissionais. Por isso, quando você conta uma história real, fica mais fácil dos entrevistadores te conhecerem e entenderem mais sobre sua forma de trabalhar.

Então, conte de fracassos que já atingiram sua trajetória, explicando como você agiu, de que maneira encontrou soluções e saídas e como cresceu por conta dessa situação.

3 – Mencione as habilidades e aprendizados que os fracassos já trouxeram para a sua carreira

Dizer exatamente como os erros te ajudaram a crescer como profissional pode ser o ponto alto da sua resposta. Isso mostra que você sabe “fazer do limão uma limonada” e que têm maturidade o suficiente para encarar os problemas de frente, absorvendo aprendizados únicos que só experiências adversas conseguem proporcionar.

Além disso, você pode usar esse momento para falar de habilidades que te ajudam a lidar com erros e problemas. Alguns exemplos são a resiliência, o jogo de cintura, saber agir em momentos de tensão e sob pressão, liderança, pensamento rápido e resolução de problemas. Dentre muitas outras soft skills que podem aparecer aqui.

4 – Saiba dosar o uso dos exemplos para não se queimar

Todavia, tome cuidado para não exagerar. Por mais que errar seja normal e inevitável, nenhuma trajetória profissional deveria ser marcada, majoritariamente, por fracassos. Isso pode levantar uma “bandeira vermelha” para o recrutador, que também está buscando essas brechas quando faz perguntas mais delicadas e focadas em experiências negativas de carreira.

Então, dê alguns poucos exemplos e deixe claro que eles não são a regra. Mas sim, alguns pontos fora da curva que inevitavelmente aconteceriam na caminhada de qualquer profissional, e com os quais você conseguiu aprender bastante.

5 – Deixe claro que você está sempre focado em aprender mais para minimizar os erros

Ainda sobre o cuidado que você precisa ter para não passar a impressão errada, foque no aprendizado contínuo.

Quanto mais focado em aprender e se capacitar você estiver, menores serão as suas chances de errar. Afinal de contas, profissionais atualizados, com experiências diversas, conhecimentos profundos e vontade de entregar o melhor trabalho vão fracassar menos.

Essa parte, aliás, também é importante para mostrar o seu comprometimento com a sua carreira. Apesar de errar e saber reconhecer seus fracassos, você não está estagnado ou conformado com a normalidade desses pontos. Você quer melhorar cada vez mais, entregando resultados de excelência cada vez mais impecáveis.

Então, aproveite que você já sabe como responder “como você lida com o fracasso” para ter exemplos concretos do seu comprometimento com a carreira. Faça uma pós-graduação Unopar e transforme a sua vida profissional em tempo recorde.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!