De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Robert Half, 54% dos profissionais planejam trocar de emprego em 2025. O estudo entrevistou mais de mil pessoas com ensino superior completo e pelo menos 25 anos de idade. Esse resultado representa um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para os especialistas da consultoria, esse desejo de mudança está relacionado ao protagonismo de carreira proporcionado pelos baixos índices de desemprego. No último trimestre de 2024, o índice de desemprego entre essa parcela da população foi de 3%, a menor taxa desde 2015, de acordo com dados da Pnad.
Entre os profissionais que desejam mudar de emprego, a maioria (69%) busca trocar de organização em busca de melhores oportunidades de desenvolvimento profissional, salários mais altos ou benefícios mais atraentes. Já os outros 31% pretendem explorar novos segmentos ou mudar de carreira em busca de realização pessoal e qualidade de vida. A vontade de aprender algo novo também é motivo citado para a mudança.
Segundo a Você RH, o diretor-geral da Robert Half para a América do Sul, Fernando Mantovani, ressalta a importância de uma visão estratégica da carreira ao explorar novas oportunidades. Ele afirma que as conquistas obtidas em cada posição são mais importantes do que o tempo que se passou no cargo.
A pesquisa também identificou os principais fatores que favorecem a permanência dos profissionais em uma empresa. Benefícios e remuneração foram apontados por 56% dos entrevistados, seguidos pela:
- Flexibilidade no modelo de trabalho (32%);
- Ambiente de trabalho e cultura organizacional (32%);
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (27%);
- Oportunidades de desenvolvimento profissional (27%).
Como mudar de emprego em 2025?
Mudar de emprego em 2025 pode parecer desafiador. Porém, com a estratégia certa, é possível fazer essa transição de uma forma mais leve, segura e alinhada aos seus objetivos. Confira algumas etapas importantes!
1. Identifique suas habilidades e interesses
Para ir para algum lugar, é preciso saber para onde ir. Antes de buscar uma nova oportunidade, faça uma autoanálise. Liste quais são as suas principais habilidades, experiências e interesses.
Esse exercício ajuda a entender quais são as áreas profissionais que mais combinam com seu perfil, direcionando sua busca para um destino mais seguro e assertivo.
2. Analise o mercado de trabalho
Agora que você já sabe para onde ir, precisa conhecer mais de lá. Pesquise o mercado de trabalho para identificar quais são os setores em alta e as empresas que estão em crescimento. Neste ano, áreas como tecnologia e saúde continuam a expandir.
Esteja atualizado sobre as tendências para alinhar os seus objetivos – observados no primeiro passo – às oportunidades disponíveis.
3. Identifique as oportunidades
Use sites de emprego, redes sociais profissionais – como o LinkedIn – e contatos para identificar novas vagas que se alinhem com seus objetivos.
Aqui, é interessante ativar os seus contatos, para descobrir oportunidades que ainda não foram divulgadas publicamente. Um bom networking é poderoso!
4. Crie um currículo impactante
Certifique-se de que seu currículo esteja atualizado, dando ênfase às suas habilidades, experiências e realizações mais relevantes e mais recentes.
Lembre-se de que cada vaga tem suas particularidades. Coloque as suas habilidades e experiências que possam ser mais valiosas para a oportunidade desejada.
5. Otimize seu perfil no LinkedIn
Assim como o currículo, é importante ter também o seu perfil no Linkedin atualizado e otimizado, com o uso de palavras-chave relevantes para a sua área de atuação.
6. Identifique e invista nas habilidades necessárias
Faça uma ampla pesquisa para descobrir quais são as habilidades exigidas para os empregos que você deseja conquistar.
A partir disso, invista em cursos online, como uma pós-graduação EAD, bem como palestras e workshops para se manter competitivo na disputa pela vaga.
7. Esteja preparado para o processo seletivo
Por fim, prepare-se para as entrevistas e as dinâmicas. Pesquise sobre a empresa, pratique as respostas das perguntas mais comuns e lembre-se de valorizar o que você tem de melhor.
Seguir essas etapas pode transformar sua jornada de mudança de emprego em um processo estruturado e eficaz, potencializando suas chances de sucesso na transição para uma nova oportunidade profissional.