O Brasil enfrenta um período de alta em distúrbios relacionados à saúde mental, como ansiedade e depressão, e muitas vezes essas situações levam ao burnout e afastamentos no trabalho. A Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho atua nesse cenário, desenvolvendo profissionais para lidar com questões emocionais no trabalho, criando um ambiente voltado ao bem-estar dos colaboradores.
Como é a pós-graduação em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho?
A pós-graduação em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho visa atender um cenário de trabalho que enfrenta novas dinâmicas e é marcado por constantes mudanças, crescente competitividade e exigências de produtividades cada vez maiores aos profissionais.
A demanda por pessoal qualificado, como psicólogos e gestores, para enfrentar os desafios que os problemas de saúde mental no ambiente organizacional têm crescido consideravelmente e os profissionais que desejam atuar nesse segmento precisam desenvolver as ferramentas adequadas. Com a pós, os estudantes poderão:
- Compreender os fundamentos da psicologia organizacional e suas relações com a promoção da saúde mental;
- Identificar os principais transtornos mentais relacionados ao trabalho;
- Analisar os fatores de risco psicossocial no ambiente de trabalho;
- Planejar e implementar ações de promoção da saúde mental no ambiente organizacional;
- Intervir em situações de crise e conflito no trabalho;
- Oferecer consultoria em saúde mental no ambiente organizacional.
Para que serve o curso de Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho?
O curso fornece ao aluno conhecimento para compreender sobre o contexto organizacional e dos fatores que influenciam a saúde mental dos trabalhadores, a fim de realizar ações de promoção de prevenção de transtornos psicológicos no trabalho.
Com isso, os alunos desenvolvem habilidades que os permitirá aplicar os princípios da Psicopatologia na identificação de transtornos psicológicos no trabalho, desenvolver e implementar programas de promoção da saúde mental e prevenção de doenças mentais no ambiente organizacional e intervir em situações de sofrimento psíquico no trabalho.
Quais as modalidades de estudo para Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho?
A pós em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho é oferecida na modalidade EAD, o que permite aos alunos adaptarem seus estudos à rotina de trabalho.
Dá para fazer a pós em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho EAD?
Sim, o curso é inteiramente digital, com aulas gravadas e acesso a uma plataforma com conteúdos extras. Com o EAD, os profissionais podem se especializar enquanto mantém sua rotina de trabalho, flexibilizando os estudos.
Quem pode fazer pós-graduação em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho?
Essa pós é direcionada a profissionais graduados, como psicólogos, gestores de organizações públicas e privadas e demais interessados que desejam aprofundar seus conhecimentos na promoção da saúde mental no ambiente de trabalho.
Quanto tempo dura a pós em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho?
O curso pode ter diferentes períodos de duração, de acordo com a disponibilidade e necessidade dos alunos, podendo ser concluído em 4, 6 ou 10 meses.
Quais as disciplinas da pós-graduação em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho?
O curso de Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho conta com 400 horas de aulas, divididas em 10 disciplinas. Confira:
1- Concepções epistemológicas e psicopatologia geral
Ensina sobre concepções epistemológicas em Psicopatologia Geral, terminologia em psicopatologia, contribuições da Psicologia à Psiquiatria e sistemas de Classificação Diagnóstico.

2- O papel do psicólogo nas organizações
A disciplina tem como objetivo discutir sobre a tríade trabalho-subjetividade-saúde do trabalhador, introduzindo o papel do psicólogo nesse âmbito, as práticas realizadas por eles na atualidade e os aspectos éticos e legais dessa atuação.
3- Qualidade de vida, saúde, higiene e segurança no trabalho
Ensina os fundamentos e conceitos da qualidade de vida no trabalho, apresenta modelos de qualidade de vida no trabalho e de programas de saúde ocupacional e qualidade de vida no trabalho, evolução histórica sobre trabalho e suas relações com a saúde do trabalhador.
4- Saúde Mental: Ambiente Organizacional e Processo de Envelhecimento
Aborda a relação dos fatores psicossociais com a saúde mental no trabalho, prevenção e promoção da saúde mental do trabalhador, transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho, processo de envelhecimento e saúde mental da pessoa idosa.
5- Fundamentos da Psicologia Positiva
Apresenta as bases da Psicologia Positiva, suas aplicações com foco em propósito, a felicidade como objeto da Psicologia Positiva, estudos sobre a satisfação humana e autoeficácia: os estudos de Albert Bandura sobre o protagonismo baseado na crença sobre si mesmo.
6- Comunicação e motivação nas organizações
Introdução à Comunicação, comunicação na Era Digital, processo de comunicação e barreiras. Aborda também os tipos de comunicação organizacional, como media training, comunicação interpessoal, verbal e não verbal.
7- Cultura organizacional
Aborda os conceitos e elementos da cultura organizacional, influências da cultura nacional na cultura das organizações, relação entre cultura organizacional, cultura brasileira e diversidade, diferenças entre cultura e clima organizacional, associações entre cultura, clima e mudança organizacional e o papel dos líderes na construção da cultura e na jornada de evolução cultural.
8- Ética e responsabilidade profissional
Regulamentação da profissão de Psicólogo, como entidades de classe, código de ética profissional e normativas. A atuação clínica, normas e regulamentação e reflexões éticas acerca da atuação do profissional em Psicologia.
9- Gestão de carreira
Apresenta os conhecimentos relacionados à Gestão de Carreira e as dimensões ligadas à evolução do trabalho no mundo contemporâneo. Mais especificamente, trata dos seguintes temas: área de atuação profissional, papel do profissional no cenário atual e as implicações desse papel na formação profissional e condições atuais do mercado de trabalho no Brasil e suas implicações.
10- Inteligência Artificial: conceitos, ferramentas e aplicações
Oferece uma formação abrangente e prática, abordando desde os conceitos fundamentais até as aplicações e tendências emergentes em IA, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades técnicas e éticas, utilizando ferramentas e plataformas de IA para resolver problemas reais e inovar em suas áreas de atuação.
Quanto custa a pós-graduação em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho?
O preço pode variar, portanto basta acessar o link da pós em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho para conhecer as oportunidades. Além disso, são diversas formas de pagamento, incluindo cartão de crédito parcelado, cartão de crédito recorrente (que não ocupa o limite), boleto bancário e Pix.
Confira as condições:
Pós-graduação EAD com duração de 6 e 10 meses:
1x (à vista): Pix, Cartão de crédito e boleto bancário
6x e 12x: Pix, boleto bancário e cartão de crédito parcelado e recorrente
18x: Pix, cartão de crédito recorrente e boleto bancário
Pós-graduação EAD com duração de 4 meses:
O pagamento pode ser feito em 1x (à vista), 4x e 8x com Pix, boleto bancário e cartão de crédito parcelado e recorrente.

Como entrar na pós-graduação em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho?
O processo para entrar na pós-graduação é muito simples e pode ser feito todo digitalmente. A pós, porém, só está disponível para profissionais que já concluíram a graduação.
Faça sua inscrição no site da pós-graduação
Para se inscrever na pós, basta acessar o site, escolher o curso, prazo e forma de pagamento e preencher as informações solicitadas na inscrição.
Quais as exigências para se formar na pós em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho?
Para concluir a pós e garantir o certificado o aluno precisa se atentar às exigências do curso, que incluem a realização das atividades propostas nas aulas, além de manter uma frequência mínima de 75% em todas as disciplinas e nota igual ou superior a 7,0 em todas as disciplinas.
Veja também: conheça a pós-graduação em Autismo!
Por que cursar Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho na Anhanguera?
Além de facilitar o acesso de profissionais à um especialização, a pós EAD Anhanguera conta com diversas vantagens, como:
Flexibilidade
As aulas da pós são gravadas, e o aluno pode acessar o conteúdo onde e quando quiser, além de poder rever os vídeos. Isso facilita seus estudos e permite que ele adeque a rotina de aulas ao seu cronograma e acesse os conteúdos nos dias e horários mais convenientes.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Os alunos acessam as aulas pelo AVA, que contém ainda uma diversidade de conteúdos extra, incluindo livros, podcasts e outras fontes de estudo que tornam o aprendizado mais dinâmico.
Mentoria constante
Além das aulas, os alunos têm acesso a mentoria através do AVA. Assim, sempre que precisam tirar dúvidas e consultar informações referentes às disciplinas eles podem entrar em contato com seu tutor e esclarecer as questões.
Certificado reconhecido
O certificado do MBA é aprovado pelo MEC e tem a mesma validade de um certificado de curso presencial, o que o torna uma adição relevante para o currículo, gerando novas oportunidades profissionais.
A pós-graduação em Psicologia Organizacional e Saúde Mental no Trabalho oferece um diferencial para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, além de se alinhar às tendências relevantes no cenário atual.