Você já parou para pensar o que é percepção e como usa essa habilidade no trabalho? Por um lado, o ato de perceber está ligado aos sentidos: percepção visual ou musical, por exemplo.
Mas essa característica também está ligada ao social e intelectual, como por exemplo, perceber o comportamento de outras pessoas e até o sentido de algo através da inteligência.
A princípio, parece uma característica intrínseca, algo que o indivíduo aprende naturalmente conforme cresce, ganha maturidade e entende a nuance dos diálogos, do aprendizado e das complexidades da vida.
É através dessa ação que conseguimos entender se algo que está sendo dito para nós é sincero ou irônico, se o tom de voz de uma pessoa indica tristeza, ou se um pedido parece urgente.
Mas também pode ser algo mais sutil, que reflete a forma de cada um de ver o mundo. Pessoas otimistas, por exemplo, podem perceber uma situação e ter um entendimento de que há uma solução, que a verdade irá se apresentar, ou que nada deu errado a ponto de não ser consertado.
Percepção no ambiente de trabalho
Sendo assim, essa é uma característica que as pessoas não costumam ver como algo que pode ser aperfeiçoado ou alterado mas, se está relacionado à visão de mundo de cada um, pode ser observado como uma habilidade e, consequentemente, servir como uma ferramenta que ajuda no desenvolvimento profissional.
Imagine o seguinte cenário: um colega critica o trabalho de outra pessoa, dizendo que está atrasado, mas você sabe que essa pessoa está sobrecarregada. A maneira como você percebe esse atraso é diferente e, logo, você tem outra perspectiva em relação a esse indivíduo.
O que torna a percepção mais difícil de avaliar, porém, é justamente o fato de estar relacionada a sentimentos, valores e verdades individuais. Mas, se estiver consciente desta percepção, o profissional pode contribuir para um ambiente de trabalho mais harmonioso e desenvolver empatia.
Já quem busca posições de liderança encontra na percepção o diferencial para lidar com cada membro da equipe, encontrando o meio correto de se dirigir às pessoas de forma a estimulá-las e torná-las engajadas com suas atividades e com a empresa em geral.
Como a percepção contribui para o trabalho?
Sendo assim, desenvolver a habilidade de percepção tem impacto no ambiente de trabalho em geral e até no crescimento profissional. Entenda como essa característica contribui com o ambiente profissional:
Avaliações mais precisas
É comum que as pessoas, ao passar tempos trabalhando juntas, tenham colegas com quem se identificam mais ou menos. E isso pode influenciar na maneira como os avaliam. Ao ter uma percepção mais apurada, porém, conseguem ser mais objetivos em suas pontuações, deixando vieses e opiniões pessoais de lado e fazendo avaliações mais justas.

Empatia
A percepção está muito conectada a empatia, pois permite que a pessoa veja além do superficial. Como no exemplo acima do colega que não entrega o trabalho no prazo, esse tipo de atitude permite que as pessoas evitem conflitos e busquem formas alternativas de solucionar a questão.
Tomada de decisões
A percepção também tem impacto nas habilidades técnicas, e permite que o profissional seja mais atento e analítico na hora de tomar decisões. Percebendo o mercado, a atuação da empresa ou previsões e estratégias, sua visão é mais clara e as escolhas podem contribuir positivamente para os resultados.
Como se tornar mais perceptivo?
Você já parou para avaliar sua percepção no trabalho? É provável que não, mas se o fizer, pode descobrir comportamentos que permitem melhorar essa habilidade. Veja como:
Cuidado com as rápidas conclusões
É verdade que a primeira impressão que temos de alguém é muito impactante para a percepção que se tem dela, mas o tempo e a convivência permitem que esse olhar se amplie. Uma pessoa que, à primeira vista parece quieta e introvertida pode ser, na verdade, mais desconfiada e leva tempo para mostrar quem é.
Escute as pessoas com atenção
Como alguém percebe que o colega atrasou um prazo por estar sobrecarregado? É provável que já tenha observado esse colega em reuniões comentando sobre sua extensa lista de atividades ou, mais possível, tenha escutado o colega comentar sobre suas diversas atribuições.
Desenvolver empatia implica em escutar as pessoas e tentar enxergar a questão sobre seu ponto de vista.
Esteja disposto a mudar
Por mais concreta que uma opinião possa parecer, ao longo da vida, de acordo com experiências passadas, as pessoas podem mudar de ideia. Se a capacidade de adaptar é uma característica tão desejada no mercado atual, vai ser necessário mudar alguns conceitos tidos como certos.
Conheça também: veja a reflexão de Caco Barcellos sobre ética no Brasil!
Ver o mundo sob novas perspectivas também melhora a percepção das coisas e pode oferecer uma oportunidade de fortalecer as conexões e, no âmbito profissional, permite que continue aprendendo e se desenvolvendo, entendendo que novas ferramentas e processos podem ser positivos.
Conheça os cursos de pós online em meio ano e aprenda sobre novos temas que permitem melhorar suas habilidades técnicas. Além disso, saber o que é percepção e como aperfeiçoá-la te tornará um profissional mais qualificado.