Fazer uma entrevista de emprego sem experiência pode ser ainda mais desafiador, já que não terá formas práticas de apontar a qualificação através do trabalho. Ainda assim, pode acontecer, especialmente quem está iniciando uma carreira, e assim como quem tem experiência, o segredo está na preparação.
Chegar em uma entrevista sem ter se planejado previamente tornará o processo mais difícil, até porque existem perguntas feitas com frequência que não precisam de experiência profissional para serem respondidas.
Por isso, neste texto vamos explicar tudo sobre o processo de entrevista e a melhor forma de se preparar para conquistar um emprego.
Entrevista de emprego sem experiência
Um profissional pode não ter experiência pois está em busca de seu primeiro emprego, ou ainda está na faculdade, ou até por ter passado anos se dedicando a cuidar da família. Mas, mesmo em vivências pessoais, é possível adquirir conhecimentos que podem ajudar ao começar uma carreira.
Uma pessoa que passou anos administrando a casa pode ser hábil no planejamento da agenda, administrando bem os horários e organizando tarefas. Ou um estudante que acabou de entrar na faculdade de comunicação pode ter se destacado nas aulas de redação da escola.
Todas as experiências que as pessoas passam acabam por ensinar algo, e encontrar esse ensinamento e como aplicá-lo na carreira é o primeiro passo para lidar com a entrevista. Isso porque os entrevistadores devem perguntar algo como “quais são seus pontos fortes e fracos”, e o autoconhecimento ajudará a ter uma ideia mais concreta sobre essas características.
Além disso, é importante lembrar também que um recrutador não irá escolher uma candidatura que não se aplica à vaga, portanto ele estará ciente que o currículo não possui experiências prévias.
Assim, o candidato vai se candidatar para vagas onde terá que aprender, seja as funções básicas do dia a dia, ou um sistema, ou então certas competências técnicas.
No caso de vagas de estágio, por exemplo, é comum que os estudantes não tenham experiência prévia na carreira que desejam exercer, e as empresas devem estar conscientes de que a vaga exige que eles sejam ensinados. Veja como se dar bem na entrevista mesmo sem experiência prévia:

Seja você mesmo
A autenticidade pode gerar empatia através do reconhecimento, e o entrevistador tem mais chances de enxergar seu potencial ou entender seus motivos e objetivos se você for você mesmo.
Além disso, aspectos da sua personalidade podem não só cativar mas apontar para o recrutador certa capacidade específica, como organização, trabalho em equipe ou perfil de liderança.
Use exemplos
Identifique exemplos práticos em sua vida que ajudarão a formar uma visão específica em relação às características próprias que deseja destacar. Um trabalho voluntário pode indicar uma pessoa empática, organizada e proativa, enquanto alguém fez pequenos trabalhos na juventude indica determinação e motivação.
Conte sua história
Como falamos, existem diversos motivos para uma pessoa experienciar uma primeira entrevista, e o recrutador está ciente dessa realidade. Portanto, conte sua história, sempre buscando ser objetivo, e pontue algumas questões relevantes que explicam sua trajetória de vida.
Tenha um objetivo
Outra pergunta comum em entrevistas é “qual seu objetivo na carreira” ou “onde você se vê em cinco anos”. O ideal é que a resposta esteja alinhada com as expectativas que a empresa tem com a vaga, portanto leia com atenção a descrição para se planejar.
Mas, acima de tudo, seja sincero e aponte objetivos concretos. Para isso, é preciso também desenvolver um plano de carreira, que o ajudará a galgar novos passos em sua caminhada. Não dê uma resposta genérica, mas sim algo específico que ajude o recrutador a entender suas motivações.
Pratique as respostas
Mesmo profissionais com experiência devem praticar o que vão dizer na hora. Falar em voz alta pode ajudar a não se perder no raciocínio ou gaguejar, e ainda permite corrigir vícios de linguagem.
Além disso, ao planejar suas respostas o profissional se sente mais confiante para quando tiver que falar na entrevista, e consegue se concentrar no conteúdo sem nervosismo.
Lembre-se da primeira impressão
Um profissional é avaliado assim que entrega seu currículo, passando pelo momento em que se comunica pela primeira vez com o responsável pelo recrutamento e inclui sua chegada para a entrevista. Se atrasar, usar um tom de voz ou se vestir de uma forma que não é condizente com o ambiente podem contribuir para uma má primeira impressão.

Demonstre proatividade
Pesquise sobre a empresa antes para fazer perguntas específicas, e demonstre sua proatividade. O entrevistador sabe que contratá-lo implica em passar por um processo de aprendizagem, e se estiver convencido de que você pode contribuir para a empresa, vai escolhê-lo assim mesmo.
Busque novos conhecimentos
Mesmo quem ainda não está na universidade pode seguir se aperfeiçoando através de outros estudos, como os cursos livres Unopar. Isso permitirá que ele conheça tendências do mercado, aprenda a utilizar novas ferramentas e ainda contribui para a percepção de que gosta de aprender.
Com isso, passar por uma entrevista de emprego sem experiência não será tão difícil e o profissional estará mais preparado para o mercado de trabalho.
Veja também! Saiba mais sobre a Unopar: