Saber como passar confiança para uma pessoa no trabalho pode fazer diferença para conquistar um projeto, assumir uma promoção, trabalhar em equipe e até mesmo na hora da entrevista de emprego. Além da postura confiante, é preciso se comportar de forma a ganhar a credibilidade das pessoas.
Talvez os profissionais não tenham essa qualidade como uma prioridade no dia a dia de trabalho, mas transmitir confiança ajuda, por exemplo, a fazer uma apresentação de sucesso e chamar a atenção dos líderes.
Também permite que, de forma geral, os colegas e gestores admirem e respeitem seu trabalho, pois sabem que podem confiar que a atividade será realizada da forma adequada. Com isso, outros colaboradores podem buscar colaboração em projetos, e o perfil do profissional ganha mais evidência dentro da organização.
Como passar confiança no trabalho?
A confiança exige uma dose de autoestima, portanto se conhecer, entender os pontos fortes e fracos e buscar aperfeiçoamento permite que o profissional transmita segurança para os colegas.
Desde a postura confiante na entrevista, até o primeiro dia em um novo cargo e nos momentos corriqueiros do dia a dia, essa postura transmite calma e indica que o profissional tem as ferramentas para lidar com os desafios. Veja como passar confiança para uma pessoa:
Mostre domínio sobre suas habilidades
A maneira prática de transmitir confiança é através de um trabalho bem executado. Isso inclui respeitar os prazos estabelecidos e, acima de tudo, demonstrar que domina suas funções, tem ideias inovadoras e uma mentalidade que pode contribuir com a agilidade e o sucesso na execução das tarefas.
A confiança é uma espécie de reputação: quando o profissional demonstra que é capaz, ganha fama de confiável e mantém notoriedade em sua atuação.
Saiba lidar com críticas
Ninguém gosta de ouvir algo ruim sobre seu trabalho, mas o processo de feedback é essencial para o aperfeiçoamento profissional. Os colaboradores têm a oportunidade de aperfeiçoar características que são relevantes para a cultura organizacional da empresa e que, no momento, talvez não sejam capazes de apresentar.
Quando alguém faz uma crítica construtiva e o profissional não é capaz de lidar, isso pode afastá-lo do resto da equipe, gerar atritos e impedir que outros profissionais colaborem com ele pois sabem que não aceitará bem se algo sobre seu trabalho for pontuado.

Cumpra com o prometido
É possível que por conta de imprevistos prazos fiquem atrasados eventualmente. Mas quando isso se torna um hábito, passa a impressão de que não dá para confiar nesse profissional com uma tarefa urgente. Portanto, cumprir os prazos estabelecidos é uma forma de passar confiança.
Mas o prometido pode ir além de datas e incluir, por exemplo, informações sobre o profissional compartilhadas na entrevista, ou até mesmo uma sugestão feita em uma reunião. O profissional deve ser capaz de concluir algo que se propôs a fazer, uma vez que outros estão contando com isso.
Peça ajuda quando necessário
Mesmo dominando suas habilidades, o profissional pode encontrar desafios ou lidar com processos ou sistemas ao qual não está habituado. Embora ele possa buscar soluções para isso por conta própria, se algo está além de seu conhecimento é importante pedir ajuda e tirar dúvidas.
Isso mostra para a outra pessoa que também confia nela, tanto para esclarecer a dúvida quanto para demonstrar como aperfeiçoar seu trabalho.
Construa bons relacionamentos
Contar com amigos no trabalho é uma forma não só de aliviar o estresse do dia a dia, mas ter relações sólidas com quem pode contar em momentos difíceis. Isso implica em ser empático, se preocupar e validar os sentimentos dos outros, conversando de forma genuína e encontrando pontos de afinidade que permitam trabalhar com mais leveza e parceria.
Reconheça quando os colegas realizam algo importante, elogie e tenha interesse neles. Assim, quando eles agirem da mesma forma, ambos demonstraram confiança mútua e poderão trabalhar em um ambiente mais estimulante e prazeroso.
Seja honesto
Ser honesto implica em assumir quando algo não sai como planejado ou não foi capaz de cumprir um prazo, mas também diz muito sobre o caráter de uma pessoa. Ao evitar a honestidade através do diálogo, as pessoas se tornam mais propensas a falar pelas costas, criticando e julgando as pessoas, o que afastará os colegas que entendem que esse comportamento é inadequado.

Tenha iniciativa
Outra forma de transmitir confiança e mostrar para uma pessoa que pode contar com você é tendo iniciativa. Ao invés de esperar uma demanda chegar, pense em como melhorar processos, ofereça ajuda a colegas ou se candidate para auxiliar em um projeto.
Além de corroborar com sua capacidade técnica, o profissional demonstra que é comprometido com o time e com os resultados, e indica para colegas e líderes que podem confiar em seu trabalho.
Para buscar novos conhecimentos e aperfeiçoamento na carreira, os profissionais podem contar com uma pós-graduação regular online, adquirindo as ferramentas necessárias para ajudá-los a entender como passar confiança para uma pessoa.
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