Como lidar emocionalmente com as mudanças profissionais? 

mudanças profissionais

Você tem medo do desconhecido? Quando as coisas mudam de repente, isso pode assustar. Também se aplica às repentinas mudanças profissionais: uma nova função, uma promoção, uma transferência para outro setor ou até mesmo a perda do emprego.

Mergulhar no novo significa perder o controle, por isso dá aquele frio na barriga. Mas o importante é entender que novos ares também podem significar algo positivo. 

Esses momentos de mudança nos forçam a sair da zona de conforto e a enfrentar incertezas. Resultado: ficamos inseguros e ansiosos. Para conseguir lidar com essa inconstância, precisamos desenvolver algumas habilidades emocionais.

Como lidar emocionalmente com as mudanças profissionais?

Como essas transições impactam diretamente nossa saúde mental, nosso desempenho e nossa satisfação no trabalho, precisamos lidar bem emocionalmente com elas.

Do ponto de vista profissional, podemos destacar que o mercado de trabalho atual exige adaptação e flexibilidade. Quando conseguimos lidar bem emocionalmente com essas mudanças, ficamos mais preparados para aproveitar oportunidades de desenvolvimento e crescimento que surgem nessas transições.

Mas também é importante para o nosso crescimento pessoal. Lidar bem com mudanças nos deixa mais abertos ao aprendizado e nos ajuda a alcançar uma mentalidade de crescimento.

Veja algumas dicas:

1 – Identifique o que está sob seu controle

Uma das melhores maneiras de lidar com a ansiedade é focar no que você pode controlar. Em situações de mudança, identificar ações que estão ao seu alcance ajuda a reduzir a sensação de impotência e proporciona maior tranquilidade.

2 – Aceite que está tudo bem não ter controle

Por outro lado, você também deve compreender que a vida não está na palma da nossa mão. Gerenciar expectativas e compreender que mudanças são inevitáveis ajuda a encará-las de forma mais leve. 

Mudanças fazem parte do crescimento e são comuns em qualquer área da nossa vida, inclusive no profissional. 

3 – Não sufoque suas emoções

Nós somos muito relutantes em sentir emoções negativas, como o medo. Não reprima suas emoções. Abrace o que está sentindo. Permita-se sentir.

Lembre, sempre, que é normal se sentir triste, ansioso ou com medo diante de uma mudança. Seja gentil consigo mesmo e não se julgue pelo que está sentindo. É uma parte importante do processo de adaptação. Ignorar esses sentimentos pode tornar o processo de adaptação mais difícil e prolongado.

Mulher preocupada no trabalho com mudanças profissionais.

4 – Não enfrente isso sozinho

Também temos outro costume: guardar os sentimentos para nós. Saiba que colocar o que está sentindo para fora e buscar o apoio de outras pessoas (como amigos, familiares ou até colegas de trabalho que estão passando pela mesma situação) pode ser muito eficaz.

Isso porque as pessoas próximas podem oferecer uma nova perspectiva, apoio emocional e, muitas vezes, conselhos úteis sobre como lidar com a situação. Mas só de ser ouvido e não guardar a emoção para si, você já se sente aliviado.

5 – Não se compare

Ao lidar com as mudanças, pode ser comum fazer comparações entre você e outras pessoas, mas isso só vai te deixar mais ansioso.

Pense que cada pessoa lida com mudanças de maneira única. Foque na sua jornada e valorize o seu próprio ritmo de adaptação.

6 – Transforme a mudança em uma oportunidade

Veja cada mudança como uma chance de aprender algo novo. Dessa forma, você transforma os desafios em oportunidades de crescimento pessoal e profissional, tornando a experiência mais positiva.

Por exemplo: o momento de demissão pode ser usado para identificar as habilidades que ainda faltam no seu currículo para conquistar um bom espaço no mercado. Aproveite a fase para fazer cursos que possam enriquecer seu currículo e abrir novas portas.

Durante a transferência para um setor diferente, você também pode aprender novas funções. Além disso, pode ser a chance de expandir sua rede de contatos.

7 – Priorize sua saúde mental

Em tempos tão intensos, com tantas informações e mudanças, é necessário dar atenção especial à saúde mental. Procure técnicas que possam ajudar a reduzir o estresse e a controlar as emoções. Se estiver com crises de ansiedade, não hesite em buscar um especialista.

8 – Não se julgue

Seja gentil consigo mesmo e evite o autojulgamento. Lidar com mudanças é difícil para todos, e a autocrítica exagerada pode dificultar ainda mais esse processo. Entenda que você precisa de um tempo para se adaptar e valorize os pequenos progressos.

Homem refletindo no trabalho sobre mudanças profissionais.

9 – Pense nas suas conquistas

Lembre de momentos anteriores em que enfrentou desafios e conseguiu superá-los, assim consegue reconquistar a confiança. Celebrar conquistas passadas ajuda a desenvolver uma visão mais positiva sobre a capacidade de enfrentar mudanças.

10 – Invista em habilidades emocionais

Você já ouviu falar nas habilidades emocionais? Inteligência emocional, empatia e autocontrole podem tornar a sua adaptação mais tranquila e te ajudar a lidar com conflitos internos.

Agora que você sabe que as mudanças profissionais podem ser uma boa oportunidade, que tal fazer uma pós-graduação online superintensiva? Renove sua carreira!

Veja também! Saiba mais sobre os cursos de pós-graduação:

Play video Play video

Recomendações para você