Você já pensou em ser promovido no trabalho? Assim como qualquer outro profissional, a meta é crescer e ter sucesso na carreira. Mas, para isso, é necessário almejar os melhores cargos na empresa em que trabalha e, mesmo trabalhando por muitos anos nela, você não consegue a tão sonhada promoção no trabalho. E por que isso está acontecendo?
É comum que, ao se deparar com um “não” dentro da empresa em que já trabalha, o desânimo apareça. Você pode se achar até injustiçado ao ver que o seu colega, que está há menos tempo e tem menos conhecimento que você sobre aquela área, conseguiu uma promoção e logo a que você tanto sonhava.
Então, por quais motivos você ainda não foi promovido no trabalho?
Trouxemos uma lista com possíveis motivos que podem estar atrapalhando o seu avanço profissional. Saiba mais:
1 – Sua confiança está direcionada às suas habilidades técnicas
Ter uma boa reputação ou ser conhecido como o melhor da sua área é uma sensação incrível, mas, infelizmente, aqueles que não conseguem enxergar além da meta estabelecida são deixados de lado na hora das promoções internas. Essas habilidades técnicas são de extrema importância, mas não é um diferencial na hora de ser promovido no trabalho.
“Você pode ser visto como alguém que não pode analisar problemas ou criar valor para os clientes e usuários porque mantém sua cabeça baixa quando, na verdade, deveria colaborar e propondo ideias”, explica Alan Bronowicz, líder em negócios globais e vice-presidente da Thomson Reuters, para o Business Insider.
Por isso, busque oportunidades para interagir com clientes e colegas mostrando sua disponibilidade para se deslocar de colaborador individual a líder da equipe ou outros cargos de nível mais alto. Mostre a sua capacidade de se mover além do pensamento linear para o pensamento conceitual, avaliando os problemas e ideias em um nível diferente.
2 – Você tem sido muito inseguro
A insegurança pode prejudicar significativamente o seu desempenho em qualquer trabalho. Às vezes, você tem total competência para realizar aquela função e fazer coisas que outras pessoas não são capazes, mas, por ser inseguro, você decide “se segurar” e não realiza. A insegurança por vir também em momentos de mudanças e em situações nas quais seja necessário uma mente inovadora – e que pode ser a sua.
3 – Você não é sociável
Para ser promovido, você precisa ser visto como alguém que pode associar-se com membros da diretoria e investidores, comunicar de forma eficaz com pessoas não-técnicas, e prosperar em ambientes sociais. Você não precisa usar terno todos os dias. Vista-se para o trabalho que você quer e não para o trabalho que você tem. Certifique-se de ter uma conduta profissional ao interagir com clientes e executivos.
Leia também: Como ser promovido e crescer na carreira?
4 – Desorganização é ponto chave
A organização é algo que devemos ter em nossas vidas de uma maneira geral. Por exemplo, é comprovado que uma mesa bagunçada e um ambiente desorganizado podem atrapalhar a nossa mente na hora do trabalho. Isso vale principalmente para os documentos da empresa que ficam sob a sua responsabilidade.
É de extrema importância saber onde cada um deles está, principalmente em momentos de emergência. Use softwares e ferramentas on-line para organização ou mesmo pastas físicas para os arquivos que devem ser impressos.
5 – Tem dificuldade para receber críticas
As críticas quando são construtivas e passadas de maneira educada são ótimas para nos direcionar ao melhor caminho. Mas, mesmo assim, algumas pessoas ainda têm dificuldade em lidar com elas.
Quando um chefe nos diz que aquele tipo de atitude não é o melhor para o momento ou que o trabalho que você fez não está de acordo com os objetivos da empresa, vale a pena repensar e analisar esses aspectos que foram pontuados. Saiba ser humilde e peça ajuda para quem está na empresa e no mercado de trabalho há mais tempo.
6 – Saia da sua zona de conforto
Se você está na espera de um título formal para começar a agir como um gerente, sinto-lhe informar que você nunca vai ganhar a promoção no trabalho. Expanda os seus horizontes e aproveite as oportunidades para mostrar que você está pronto para ser promovido. Ofereça ajuda em determinadas áreas que te interessam, faça mais do que as suas tarefas e entregue suas coisas sempre com um bônus.
Abordar projetos paralelos que não estão no seu job description é uma ótima forma para avançar na sua carreira, pois isso mostra a sua vontade e desejo de aprender e crescer. E mais importante que isso: a equipe executiva estará de olho e isso não passará despercebido. Só tenha cuidado para não ficar sobrecarregado e não conseguir executar todas as tarefas.
7 – Você não tem o intuito de se especializar
Para crescer na sua função e conseguir a promoção que tanto sonhou, o conhecimento teórico é muito importante. Por isso, você deve investir em cursos de capacitação e de especialização — essa é uma ótima solução para esse problema. Isso é importante porque o mercado está cada vez mais competitivo e há diversos profissionais competindo pelas mesmas vagas.
Existem muitas coisas que devem ser melhoradas para que você, finalmente, consiga ser promovido no trabalho. Mas, se mesmo assim a promoção não aparecer, não pense que o problema está em você e comece a buscar novas oportunidades. Só não deixe cair no esquecimento que, para conseguir essa chance, é preciso treinar algumas coisas e optar por uma pós-graduação para manter-se atualizado na sua área de atuação.