Para qualquer negócio a identidade visual deve ser trabalhada, no entanto, isso vai muito além de um nome ou logotipo. Outros elementos que caracterizam a identidade visual são: a tipografia, paleta de cores, imagens, além das coisas abstratas, incluindo personalidade, sensações e valores transmitidos pelo produto e pela marca através do seu marketing, podendo induzir por exemplo a um sentimento de confiança, respeito ou luxo, para diferenciar-se da concorrência e tornar-se referência no mercado.
Todos esses aspectos que descrevem a identidade visual devem ser reunidos em um manual da marca, para que assim, sempre que um designer ou agência de marketing for elaborar um material, tenha em mãos tudo aquilo que a empresa visa demonstrar ao cliente final, mantendo a linguagem visual e seus respetivos ideais.
Marca e Branding
Enfim, podemos definir a identidade visual em duas vertentes:
Marca são todos os aspectos visuais que a empresa fornece, incluindo o estilo de logotipo, representações e o próprio nome, além disso, a missão, valores e a cultura interna entre os funcionários.
Já o Branding é o conjunto de estratégias adotadas pelo negócio, ou seja, sua gestão de postura, personalidade, e todas as sensações positivas que fazem o cliente desenvolver uma preferência e empatia pela marca.
O trabalho das agências
O melhor caminho para as empresas que buscam criar uma identidade visual forte e de destaque, mas não possuem nenhuma pessoa na equipe que tenha o conhecimento necessário para tal, é contratar uma agência de marketing, pois sem um designer qualificado qualquer logotipo desenvolvido automaticamente por sites na internet, pode facilmente ser semelhante a logos de outras empresas.
No entanto, ao trabalhar com uma agência o empregador não deve apenas aguardar os conteúdos ficarem prontos, mas deve também acompanhar o desenvolvimento para certificar-se que o processo está alinhado aos objetivos da empresa, além de realizar um briefing para que os designers reconheçam os valores, personas e diferenciais que devem ser levados em consideração na hora de criar a identidade visual.
Faça você mesmo
Não é de hoje que o Brasil possui uma população criativa e empreendedora, de acordo com uma pesquisa da Serasa Experian, somente em janeiro de 2021, foram abertos 300.000 novos registros para microempreendedores, o maior número desde 2010.
Com isso, é normal que o microempreendedor atue em diferentes áreas do seu próprio negócio. Portanto, o estudo de marketing e identidade visual deve ser levado em consideração no planejamento para iniciar uma empresa da forma correta, um ponto positivo, é o fácil acesso a diversidade de informações que a internet possibilita além das ferramentas pagas e gratuitas que muitas vezes são até mesmo intuitivas para quem busca entender e estudar as suas funcionalidades.
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Se você está começando sua empresa agora, provavelmente já deve ter em mente com quais produtos ou serviços irá trabalhar, portanto é hora de definir um nome para o seu negócio. Com um simples papel e caneta você pode fazer um brainstorm de palavras, começando pelos ideais da marca, e desmembrando até outras palavras chaves, segue um pequeno exemplo no qual preparei para você.
Após escolher as melhores opções de nome para sua marca, você pode consultar no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) se nenhuma outra pessoa já possui o direito de tal nominação.
Outro fator importante é definir a logo da empresa, o ideal é observar quais critérios serão usados neste processo, você pode fazer algo mais extravagante ou optar pelo minimalismo, conheça a seguir as opções disponíveis para a construção da sua logomarca.
Por fim, o último fator que destaco para a construção de uma identidade visual é a paleta de cores, ponto muito significativo para a sensação na qual a empresa busca entregar ao cliente.
Amarelo: Otimista e jovem, usado frequentemente em vitrines para chamar a atenção;
Azul: Transmite confiança e segurança, muito utilizado em bancos;
Laranja: Agressividade, geralmente colore chamadas para ação;
Preto: Poderoso, fortemente encontrado em artigos de luxo;
Rosa: Romântico e feminino, bastante usado em produtos para meninas e mulheres;
Roxo: Remete calma, visto em produtos de beleza.
Verde: Facilmente processado pelos olhos, indica riqueza;
Vermelho: Cor da urgência, remete a frequência cardíaca.
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Texto escrito por Leryan Cabeleira
Estudante de Marketing Digital, com experiência em gestão de redes sociais, Facebook e Instagram Ads. Atualmente responsável pelo comercial do setor de pós-graduação da Unopar Polo Guaíba, Unopar Polo Montenegro e Unopar Polo Portão.