É impossível imaginar o mundo moderno sem profissionais formados em Engenharia Eletrotécnica. Pode ser uma obviedade, mas ela é totalmente indispensável em qualquer atividade que possamos imaginar, seja na indústria ou em nossas residências. É a energia elétrica que garante o funcionamento de todos os processos de produção, desde sua geração até a utilização no cotidiano de todos nós.
E é nesse ponto que entra a figura do engenheiro electrotécnico, o profissional encarregado de garantir o perfeito funcionamento de tudo isso. Como um engenheiro electrotécnico, o profissional está capacitado a participar dos mais variados projetos, que podem chegar até mesmo nas usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares.
Também trabalha diretamente com redes de distribuição de energia. Redes de alta tensão, geradores, transformadores e motores fazem parte de seu dia a dia. Ou seja, se envolve energia elétrica – seja em sua geração, criação, manipulação ou consumo – há ligação em algum ponto da cadeia. O engenheiro eletrotécnico é um profissional extremamente versátil, com uma formação que envolve muitas disciplinas.
Por que uma pós-graduação em eletrotécnica?
No mundo moderno, empresas estão cada vez mais se dedicando à busca e utilização de fontes de energia renováveis. Para se destacar no mercado de trabalho atual do setor de energia, é preciso estar familiarizado com as características aplicações e funcionamento das mais diversas fontes energéticas.
Cursar uma pós-graduação em engenharia eletrotécnica tem como objetivo principal desenvolver competências técnicas para a compreensão total área de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica, um setor amplo e cheio de opções para buscar melhores colocações no mercado de trabalho.
Investir em uma pós-graduação em eletrotécnica é a melhor opção para quem busca atuar em setores como instalação, montagem, operação e manutenção elétrica, bem como elaborar e interpretar projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais. A especialização em engenharia electrotécnica também vai habilitar o profissional em ramos como normas técnicas e ambientais, de saúde e até mesmo de segurança no trabalho. Seu cotidiano profissional inclui participar da execução, supervisão, inspeção e controle de manutenção em sistemas elétricos, bem como em todos os meios de captação e produção de energia elétrica e serviços de manutenção eletroeletrônica.
São diversos ramos de atuação, que passam pelas indústrias da construção civil, telecomunicações, informática, concessionárias de energia elétrica e eletroeletrônicos. Todos os dias, utilizamos equipamentos como antenas de TV, centrais de alarme e porteiros eletrônicos, coisas simples em nosso dia-a-dia, e que tiveram um engenheiro eletrotécnico envolvido em algum ponto de sua criação e produção antes de chegar em nossas casas.
Um mercado em expansão
O mercado para o profissional técnico em engenharia eletrotécnica está em franca expansão, com diversas opções e oportunidades surgindo a cada momento. Entre os setores e empresas que buscam um bom engenheiro eletrotécnico estão as companhias que cuidam da produção de energia elétrica, sejam elas usinas hidroelétricas, nucleares, termelétricas e até mesmo solares e eólicas.
Mas é claro que essas não são as únicas opções para alguém com formação na área, visto que praticamente qualquer empresa ou indústria, de qualquer setor, tem a necessidade de um profissional responsável pelas atividades elétricas e eletrônicas. Ser pós-graduado na área o torna capaz de trabalhar com os mais variados equipamentos eletroeletrônicos, seja no manuseio, criação ou na manutenção dos mesmos.
Leia também: Pós-graduação em Engenharia: conheça os principais cursos da área
A atenção e o senso crítico são atributos muito importantes em um engenheiro eletrotécnico. Por se tratar de um trabalho de extrema responsabilidade, um profissional da área que precisa ser muito dedicado e aplicado em suas funções profissionais, pois estamos falando de uma pessoa responsável por todas as atividades eletroeletrônicas de um setor ou empresa. Lidar diariamente com inovação e novas tecnologias fará parte de sua rotina, o que torna seu trabalho bem interessante e sem enfrentar a rotina que uma ramo assim pode fazer parecer.
Decidir investir em uma pós-graduação é uma das decisões que certamente irá mudar sua vida profissional, seja imediatamente, a médio ou a longo prazo. Fazer a escolha pelo curso certo vai não apenas moldar o seu perfil acadêmico, como construir o seu caminho profissional e apontar o rumo em que sua carreira irá te levar.
Se a sua escolha de atuação é a engenharia elétrica, fazer uma especialização em engenharia eletrotécnica é um dos caminhos mais interessantes para quem busca um maior ramo de opções em sua carreira profissional, buscando se aproveitar de um mercado de trabalho que cresce e se atualiza constantemente.
Além de muitas oportunidades profissionais, esse é um setor também conhecido por ter ganhos salariais acima da média nacional, certamente um enorme atrativo para os interessados na área. Investir em sua própria formação profissional é sempre uma excelente opção para o futuro.