Tendências pedagógicas: Como aplicar para os alunos?

A chegada da era digital revolucionou o universo da aprendizagem, mas na área da educação, as tendências pedagógicas evoluem de maneira ainda mais acelerada, quase que diariamente. Por isso, é importante que os profissionais do ensino estejam constantemente se atualizando e acompanhando as principais mudanças nesse mercado.

Assim, é possível agregar aos conteúdos ofertados em sala de aula toda a praticidade tecnológica e digital que tem transformado tanto as maneiras de ensinar, quanto as de aprender. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Quais são as tendências pedagógicas?

Se você trabalha com educação, certamente, já precisou abrir espaço para a digitalização do ensino. Seja lecionando ou em qualquer outra função pedagógica, é provável que nos últimos dois anos você tenha realizado mais modificações em sua metodologia de ensino do que no restante da carreira.  Por esse motivo, separamos as 3 principais tendências pedagógicas da educação à distância pra você se preparar: 

Ensino híbrido

O ensino híbrido é aquele que mescla a oferta de conteúdo entre aulas presenciais e aulas online. Essa foi uma necessidade trazida pelos próprios alunos da atualidade, que cresceram em contato íntimo com os recursos digitais. 

Muitos apontam o fechamento temporário das escolas como o principal motivo para a evolução do ensino digital. Mas, na verdade, essa é uma tendência que já vinha crescendo muito antes de 2020: cada vez mais, as instituições de ensino recebem alunos altamente familiarizados com smartphones, tablets e métodos de pesquisa virtual. 

Aprendizagem ativa: o aluno é o protagonista

A alta disseminação do ensino remoto pelo país levantou a necessidade de incentivar o aluno a se tornar o protagonista de seu processo de aprendizagem. 

Em outras palavras, para que a absorção do conteúdo online seja satisfatória e não alimente problemas de foco e desempenho, os educadores devem incentivar os alunos a direcionar seus interesses nas variadas áreas do conhecimento. 

Ao estimular a motivação no ensino, essa metodologia  é capaz de proporcionar diferentes experiências aos alunos. Atividades práticas, que exigem bastante “mão na massa” são grandes estimulantes para essa concretização. 

Formatos no EAD

Outra tendência que se mostra firme para os próximos anos é o Ensino à Distância e, consequentemente, sua profissionalização. Ou seja, as metodologias para um ensino 100% remoto estão sendo desenvolvidas para que não haja nenhum prejuízo de aprendizagem, mesmo que sem aulas presenciais. 

Principalmente quando falamos de educação em níveis superiores, são muitas as possibilidades de recursos e formatos online que podem ser explorados, a fim de proporcionar uma melhor experiência de ensino aos profissionais em formação.

Quer se manter atualizado e qualificado, de acordo com as exigências das melhores instituições de ensino? Uma Pós-Graduação EAD em Educação te prepara para isso ao mesmo tempo em que oferece a vivência do ensino à distância. Aproveite!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!