O Ensino Híbrido (Blended Learning), conceitualmente, refere-se a uma mixagem de meios pelos quais se aprende, uma integração de todos os espaços e tempos. É uma configuração de ensino em que o aluno tem aula presencial, com a mediação do professor, e estuda o conteúdo utilizando ambientes virtuais ou outros ambientes que favorecem a aprendizagem.
Para caracterizar o Ensino Híbrido, não é necessário, do complemento dos meios digitais, pois ele pode ser realizado em espaços onde não há conectividade à Internet, por exemplo, um estudo ou trabalho colaborativo em um ambiente com outros grupos de pessoas fora do espaço físico escolar.
Com o avanço tecnológico e a popularização da Internet e das tecnologias digitais móveis, como smartphones, muitas pessoas têm acesso a essas ferramentas para aprender, e o aluno pode conectar-se com outros sujeitos por meio de uma plataforma digital em vários outros espaços, ocasionando uma aprendizagem colaborativa.
De acordo com Bacich, Tanzi e Trevisani (2015), a Educação sempre foi um conjunto de vários espaços, tempos, exercícios, pessoas, entre outros meios, e, com a tecnologia, fica mais claro entender esse procedimento de ensino.
Quando esse modelo de ensino é retratado, entende-se que não existe apenas uma forma de ensinar, assim como não existe uma única forma de aprender, pois o Ensino Híbrido mostra que as possibilidades de aprendizagem são variadas e que é possível aprender conteúdos por meio de dois ou mais espaços de ensino.
É importante ressaltar que o Ensino Híbrido não se resume apenas a uma metodologia ativa, ou uma integração do ensino presencial com o ensino on-line. É preciso entender que se está rodeado de inúmeras possiblidades oferecidas no contexto educacional para proporcionar contextos múltiplos, propícios à aprendizagem.
Uma das justificativas da importância do Ensino Híbrido é o fato de que os alunos não possuem as mesmas capacidades de aprendizagem, ou seja, os alunos aprendem de formas diferentes, em tempos diferentes. No ensino tradicional, porém, o professor aborda o conteúdo para todos os alunos, ao mesmo tempo, de uma forma generalizada, mesmo sabendo que, muitas vezes, nem todos possuem a mesma capacidade de aprendizagem.
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Estudar por meio de plataformas digitais, para alguns alunos, é difícil, o que pode ser um bloqueio para a aprendizagem. Segundo o estudo realizado por Moran (2007), muitas das dificuldades encontradas no ensino por meio de plataformas digitais é por falta de concentração do aluno, de gerenciamento de tempo com a criação de grupos para estudo, pesquisas colaborativas e também com o acompanhamento de professores mediadores da aprendizagem, algo que não ocorria no início do processo de sua escolarização.
A aplicação dessa configuração de Ensino Híbrido no processo de ensino e aprendizagem é importante, pois, com ela, desenvolvem-se competências ativas (método que produz o protagonismo da aprendizagem, resolvendo problemas e desafios por meio de seu ensino) no aluno, gerando a sensação de autonomia da sua aprendizagem, tornando-o o protagonista do seu conhecimento. Utilizada por meio de plataformas virtuais, essa forma de ensino tem alterado a dinâmica da sala de aula, como a organização dos tempos e espaços escolar, a relação entre o aluno e o conhecimento, as interações entre grupo de alunos e entre alunos e professores.