Você, com certeza, já ouviu falar na profissão de designer de interiores, não é mesmo? Mas, afinal, com o que essa carreira está relacionada? Vamos pensar em um ambiente pequeno e que alguém deseja aproveitá-lo mais, porém não sabe como fazer isso… Afinal, o espaço é pequeno e na cabeça dessa pessoa não dá para sair do óbvio.
É nesse momento que o designer de interiores entra em ação e mostra as diversas possibilidades que um ambiente tem. Essa profissão tem atraído cada vez mais pessoas e se você está em dúvida do que cursar (e esse curso está entre as suas opções), vamos falar sobre o que o profissional faz e quais oportunidades você terá ao ingressar nessa área.
O que faz um designer de interiores?
Esse profissional é responsável por planejar e projetar diferentes espaços internos de residências, comércios ou instituições. Nesse projeto, ele vai distribuir os elementos pensando na estética, conforto, saúde e segurança dos usuários — além, claro, levar sempre em consideração a funcionalidade do espaço.
Durante esse processo, o designer de interiores já pensa em cada peça da mobília, na decoração e nas cores que o espaço vai ter, sempre conciliando o conforto com estética. Mas, não pense que é só essa a função desse profissional, pois é um trabalho abrangente e ele precisa sempre pensar nos gostos pessoais de quem vai frequentar o local que está sendo projetado e em otimizar o espaço.
As principais atividades de um designer de interiores são:
- Estudo, planejamento e projeto de ambientes internos, seguindo os objetivos e necessidades do cliente ou do usuário e otimizado para gerar conforto, estética, segurança e saúde conforme as normas técnicas do ramo;
- Planejamento de ambientes externos permanentes ou temporários, atendendo as exigências legais e regulamentos de segurança contra incêndio, meio ambiente e saúde;
- Seleção e indicação precisa de cores, revestimentos e acabamentos que serão usados no projeto;
- Criação, desenho e design de mobília e outros objetos decorativos e de ambientação;
- Prestação de consultoria técnica em Design de Interiores.
Quais as formas de se tornar designer de interiores?
Se o seu desejo é seguir nessa área, é importante saber sobre a formação acadêmica e quais são os estudos específicos necessários. Para conseguir certificação na área existem três formas: bacharelado, tecnólogo e pós-graduação.
O mais comum é o bacharel, que tem duração média de quatro anos e traz algumas matérias que também são encontradas na graduação em Arquitetura e Urbanismo. Já o tecnólogo é focado na parte prática da profissão e tem duração menor.
Leia também: O desafio de projetar interiores em pequenos espaços
Já a especialização em Designer de Interiores é uma alternativa para quem cursou Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil, por exemplo, e tem vontade de focar a carreira nessa área, pois durante a graduação algumas matérias foram voltadas para design.
Oportunidades no mercado de trabalho
Essa é uma área que está em alta e a principal demanda para o designer de interiores é na área corporativa, pois esses profissionais são procurados para elaborar andares inteiros e salas de reuniões, por exemplo.
Com o aumento do setor de construção civil, o mercado de trabalho para o Designer de Interiores tem ganhado cada vez mais espaço, e a procura por esses profissionais na hora da reforma já é considerada por muitas empresas e até famílias.
Isso também acontece porque os espaços estão ficando cada vez menores e as pessoas precisam ter móveis e decorações bem planejadas para conseguir ter o mínimo conforto. Outra grande oportunidade desta área são os projetos de hotéis e acessibilidade em locais públicos, que também podem ser desenvolvidos pelo designer de interiores.
Motivos para ser designer de interiores
Se você se identificou até aqui e percebeu que gosta de levar conforto às pessoas e repensar os espaços que frequenta, já são motivos suficientes para seguir nessa área. Mas, trouxemos alguns que, provavelmente, vão te incentivar ainda mais a seguir por esse caminho.
1 – Chance de carreira internacional
Essa é uma profissão que é bem respeitada fora do Brasil e, assim, é possível abrir portas para uma carreira internacional. Se você tem esse desejo e a oportunidade de buscar por cursos fora do país, mesmo que online, já é um primeiro passo para mostrar suas habilidades e, claro, fazer o adorado networking.
2 – Pode atuar em diversos locais
Uma das principais características dessa profissão é não ficar restrito a locais ou modelos de projetos. Você pode planejar um quarto de bebê hoje e amanhã aceitar um projeto de uma startup, pois uma coisa não impede a outra. O principal objetivo deve ser pensar no conforto e na saúde das pessoas que vão frequentar esse ambiente, e conseguir colocar isso no seu projeto.
3 – Liberdade para empreender
Se o seu desejo é ter seu próprio estúdio ou escritório de designer de interiores, saiba que ao fazer esse curso isso ficará ainda mais fácil. O melhor é que você pode prestar serviços e consultorias para diversas áreas, como empresas de construção civil e também pode ajudar pessoas a repensarem suas casas ou empresas. Mas, não pense que a falta de horário te impedirá de estudar, pois a pós-graduação EAD veio para facilitar.