Geração Y: fonte de motivação e posicionamento no mundo dos negócios

tênis com a a frase geração Y em inglês escrita no chão

Impulsionados pelas suas próprias ambições, necessidades, sonhos e visões de como fazer a diferença, a Geração Y está moldando a forma como o mundo faz negócios. Também conhecidos como millennials, já que são os mais jovens que passaram pela transição de um milênio para o outro, essa é a primeira geração nativa digital, incorpora uma mudança radical no comportamento do consumidor e na tomada de decisões.

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Nascidos aproximadamente entre os anos de 1980 e 2000, e que hoje representam a geração mais populosa da história moderna e o setor de crescimento mais rápido com 40% da força de trabalho global e esse número tende a aumentar para 75% até 2025.

Exatamente por testemunhar a chegada do crescimento e desenvolvimento tecnológico, esta geração se identifica como sendo mais progressista, criativa e com visão de longo prazo do que as gerações anteriores.

Muitos millennials também se reconhecem como sendo mais preocupados com valores intrínsecos e morais do que com ideologias extrínsecas e materiais. E comprovar certas habilidades, comportamentos e pontos fortes que os tornam profissionais valiosos e experientes em tecnologia ajudará você a formar colaborações mais bem-sucedidas.

Neste artigo, vamos explorar uma compreensão sobre as gerações e as principais características comuns da Geração Y no local de trabalho, para inspirar sua carreira.

Linha do tempo das gerações

 Por ser útil e esclarecedor saber onde termina uma geração e começa a seguinte e por algumas pessoas nascidas fora da faixa etária estipulada terem características da Geração Y, embora sejam tecnicamente da Geração X ou da Z, confira abaixo a análise da linha do tempo de cada geração.

Tradicionalistas

  • Nascidos antes de 1946
  • Busca de conforto e segurança financeira, tradicionais, leais

Baby Boomers

  • Nascidos entre 1946 – 1964
  • Forte ética de trabalho, disciplinados e focados

Geração X

 Nascidos entre 1965 -1980

  • Empreendedores, maduros, escolhem por qualidade e individualidade, buscam por independência

Geração Y / Millennials

 Nascidos entre 1981-1996

  • Valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, confiantes, otimistas, especialistas em tecnologia

Geração Z

 Nascidos depois de 1997

  • Independentes, realistas, práticos, empreendedores, ansiosos ao extremo e competitivos

Como vimos, a Geração Y é a primeira geração a crescer com a internet, smartphones, comunicação digital, realidade virtual, software interativo e até inteligência artificial. Logo, são “nativos digitais ”, ou seja, pessoas que somam à expansão da tecnologia.

Eles criam a forma como trabalham, e posicionam seus objetivos e hábitos de consumo com um efeito indireto de influenciar as gerações mais velhas. Isso significa uma transformação na maneira como todos trabalham, ganham e gastam, forçando as empresas a mudarem fundamentalmente a forma como fazem negócios e não ficarem para trás.

Propriedades da Geração Y

 A Geração Y e sua percepção de mundo foram construídas pela rápida globalização, conectividade social e acesso instantâneo à informação. E mais: seu sentido de propósito entrega-se ao avanço e bem-estar da sociedade, além dos lucros.

Assim, novos negócios estão sendo estruturados com consistência nessa missão: é raro ver uma empresa sem uma página explicando como estão melhorando o mundo. Embora cada indivíduo tenha sua personalidade única, muitas pessoas da mesma geração compartilham características comuns.

Leia também: Home Office: o que mudou na rotina de empresas e funcionários?

Confira abaixo algumas das características da Geração Y no ambiente corporativo:

1 – Fonte de motivação

 A Geração Y valoriza muito uma motivação significativa: são motivados pelo trabalho criativo, compartilhando seus dons e causando impacto nas outras pessoas, em suas comunidades e problemas mundiais;

Ou como muitas vezes sendo motivadores intrínsecos de carreiras, encontrados trabalhando para ajudar os outros, transmitindo inspiração e propósito.

Além disso, muitos millennials almejam objetivos que ofereçam maneiras de promover seu trabalho significativo, em vez de ganhos monetários.

Embora o ímpeto profissional dessa Geração Y os ajude a progredir em suas carreiras, muitos parecem fazê-lo por outras razões além de aumento de salário ou bônus monetários.

2 – Trabalho em equipe

 A Geração Y prefere trabalhar em equipe e socialmente, e também são capazes de realizar várias tarefas no trabalho e em casa, melhor do que ninguém.

Colaboração em projetos, solução de problemas com diferentes pontos de vista, criação de abordagens eficientes e inovadoras, aplicar conhecimento de novos softwares para automatizar e melhorar processos, são algumas ações cooperativas.

Uma atmosfera social e saudável no local de trabalho, segundo a Geração Y, promove resultados assertivos, com todos trabalhando em prol de objetivos em comum.

3 – Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

 A Geração Y geralmente busca posições em que sejam no mínimo parcialmente remotas e que possam ter um equilíbrio sólido entre vida pessoal e profissional.

Essa geração dá importância à produção das tarefas e solução estratégica para um desafio que economiza tempo, dinheiro e esforço, em vez de se preocupar com quantas horas podem dedicar ao trabalho.

Por isso, são mais flexíveis com seus horários e preferem cargos que lhes permitam passar mais tempo com a família e desfrutar de grandes realizações.

4 – Aprendizados constantes

 Não apenas a Geração Y está aberta e adaptável à mudança, mas também possui uma paixão extraordinária por aprender coisas novas.

Os Millennials exibem uma profunda curiosidade pelo mundo e mostram o desejo de desenvolver ainda mais habilidades e conhecimentos que possam ajudá-los em sua vida profissional.

Aliás, a Geração Y compreende o mérito de definir e alcançar metas, tanto para o crescimento pessoal quanto para suas carreiras.

 5 – Bons relacionamentos

 Cada vez mais, a Geração Y tem mostrado que, quando se trata de suas carreiras, eles escolhem um supervisor ou gerente a quem possam se conectar como mentores.

Fazer questão de se sentir confortável ao trabalhar com superiores que eles respeitam e pedir conselhos sobre o desenvolvimento de suas carreiras é outro mecanismo proativo dessa geração.

E depois de receber conselhos, feedbacks e reconhecimentos, a Geração Y estima a construção de bons relacionamentos, bem como caminhos para uma comunicação frequente e transparente com seus líderes e parceiros.

6 – Poder da Mídia Social

 Não se pode desconsiderar a importância das mídias sociais, principalmente no que diz respeito à Geração Y, uma vez que foram criados desde o nascimento com computadores em meio a uma revolução tecnológica em curso.

A capacidade dos millenials de melhorar, liderar e influenciar suas sociedades de maneira muito diversa do que a TV e o rádio fizeram para as gerações anteriores, depende totalmente do uso eficaz de ferramentas de tecnologia.

À medida que o uso da Internet aumenta, mais empresas precisam renovar o desempenho em relação à credibilidade da marca e à penetração no mercado digital.

Por exemplo: o que antes impulsionava as vendas otimizando o posicionamento das prateleiras em espaços físicos de varejo ou comprando anúncios de TV, hoje uma simples pesquisa online permite que os consumidores conheçam os prós e os contras de produtos e serviços, ajudando-os nas decisões de compras.

Mais do que nunca, as pessoas ao redor do mundo estão exigindo novos tipos de treinamento para fazer a diferença.

De hashtags a selfies e vídeos do Youtube e Podcasts, as culturas da mídia social e da Geração Y, introduziram um meio de disseminar ideias em uma escala sem precedentes, em questão de segundos.

Este fenômeno detém um poder imenso para fins de marketing, política e mudança social.

Mas os desafios continuam em fornecer oportunidades tecnológicas para a Geração Y, no mundo em constante evolução e eles não podem ser ignorados.

Texto escrito por Presleyson Lima

Doutorando e Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado em MBA Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado em MBA Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e técnico em processamento de dados. Atualmente Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx, Diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais, membro da ANPPD® – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, Palestrante e Professor.

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