Começou na nova empresa no home office? Veja como se aproximar dos colegas

Há alguns anos, o home office era algo quase incomum para algumas empresas e, agora, alguns profissionais começam o trabalho em uma nova empresa já de home office. No começo, pode parecer desafiador, uma vez que todos estavam acostumados com uma integração presencial e não em modo virtual. Porém, a realidade não é assim. 

Por outro lado, se para quem já estava na empresa e começou o home office foi necessária a adaptação, quem começa um novo emprego acaba sendo um desafio, pois todo o processo de conhecer a equipe é no modo virtual. O cara a cara é por uma chamada de vídeo e não em um café na empresa.

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Se você está começando em uma nova empresa nesse momento de home office e está se sentindo desafiado para interagir com o time, continue lendo este artigo!

4 dicas para aproximar dos colegas na nova empresa

Existem muitas dicas importantes para conseguir se adaptar ao home office em um novo emprego, desde organizar o espaço que você vai trabalhar até definir bem seus horários. Mas, o que é deixado de lado por muitos é sobre como manter a comunicação e se aproximar dos seus novos colegas, visto que cada um está na sua própria casa.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo e facilitar a sua aproximação com todos da equipe em que trabalha.

1 – Tenha uma boa estrutura

O primeiro ponto é ter uma boa estrutura para o seu home office, pois isso faz total diferença no momento de interagir com seus colegas de trabalho. Afinal, é difícil conversar com alguém se a chamada estiver travando, a qualidade ruim e ficar sem entender o que a pessoa está falando. 

Por isso, é necessário procurar ter uma boa conexão de internet e bons equipamentos, como fone de ouvido e webcam.  Outro ponto importante é escolher os canais para entrar em contato, pois algumas empresas usam programas específicos para conversar com seus colaboradores — Microsoft Teams, Skype, Hangouts e até o WhatsApp.

2 – Tenha conversas além do profissional

Se você é aquela pessoa que durante o cafezinho, happy hour ou almoço costuma puxar assunto sobre trabalho, temos uma dica importante: pare com isso já! É importante sair um pouco das demandas profissionais e descontrair para não ficar um clima tão pesado. E essa dica também vale para o trabalho em home office.

Muitas vezes, as pessoas acabam achando que só porque está em home office tem que trabalhar a todo instante e não é desse jeito. Assim como você conversa sobre vários assuntos com amigos e familiares por mensagens, é importante implementar isso com o pessoal do trabalho, principalmente se estiver começando agora.

Leia também: Por que “pausas para o café” são importantes no home office?

3 – Tenha iniciativa

Não estar no mesmo espaço físico pode parecer um problema para surgir uma conversa naturalmente, mas, às vezes, é necessário tomar iniciativa para abrir aplicativos de mensagem e começar a conversar com as pessoas que estão com você todos os dias no ambiente profissional.

E você, provavelmente, já deve ter notado que é possível passar vários dias sem se falar com os colegas de trabalho. Por isso, quando possível tente agir da mesma forma que seria no escritório: fale sobre assuntos em comum e pergunte como a pessoa está. Mantenha o profissionalismo, mas sem tratar de assuntos de trabalho. Combinado?!

4 -Tire um tempo do seu dia de trabalho para conversar com seus colegas

Nessa dica, a iniciativa também está inclusa e as duas podem funcionar em reuniões, por exemplo. Se sobrou 5 minutos de uma reunião sobre um determinado projeto, esse é o momento de usar esse tempinho para interagir com o pessoal e falar sobre tudo.

Outra dica é programar suas reuniões para ter um tempinho livre antes e organizar um happy hour ou café virtual com a equipe. Se for o caso, dê essa sugestão para o seu gestor, pois esses momentos são extremamente importantes para manter o time integrado e fazer com que todos sintam-se parte da empresa. 

Começar em uma nova empresa não é fácil e a timidez pode tentar tomar conta. Afinal, a falta do presencial acaba deixando cada um no seu canto e focado apenas no trabalho, sem pensar no tempo de descanso e descontração. Se é possível fazer uma pós a distância e ainda conseguir criar um vínculo com colegas da pós, começar em um emprego home office e ainda se aproximar dos colegas é uma possibilidade.

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