5 dicas para construir relacionamentos com colegas de trabalho

Passamos grande parte do dia trabalhando, ao lado dos colegas de trabalho. Estamos em contato direto com essas pessoas e, por isso, é essencial saber como construir relacionamentos interpessoais e, claro, fazer networking. Isso, além de aproximar, abre portas significativas na sua vida, não é mesmo?

Então, como construir relacionamentos? 

Confira algumas dicas de como construir relacionamentos com os colegas e trazer frutos para essa relação amigável.

1 – Seja prestativo

O primeiro passo ao entrar em qualquer ambiente profissional é mostrar que você está disponível para fazer e aprender novas tarefas que te passarem. Uma pessoa prestativa é sempre vista como interessante e proativa, sendo um bom colega para relacionamentos futuros.

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Pergunte se as pessoas precisam de ajuda e diga que está à disposição para auxiliar no que for preciso. Caso você veja alguma situação que pode ajudar, peça licença e dê sua ideia ou faça o esforço necessário para que seus colegas conquistem os objetivos.

2 – Encontre algo em comum

Essa é a principal dica para iniciar qualquer tipo de relacionamento. Para criar afinidades, é preciso primeiro entender quais são os pontos convergentes entre você e seu colega de trabalho. Vale começar com assuntos mais fáceis e amplos, como a série que está fazendo sucesso nesse momento e um gosto musical. Em caso positivo, fica mais fácil estabelecer um diálogo e até mesmo entender traços de personalidade.

Aos poucos, você pode se aprofundar em temas mais específicos, como hobbies e aspirações futuras. Caso algum deles seja similar, você estará com sorte. Criar relacionamentos além do ambiente profissional é saudável e fazer isso enquanto pratica uma atividade que te dá prazer longe do escritório é uma combinação perfeita.

3 – Faça planejamentos e estratégias compartilhadas

A liderança compartilhada é um tópico cada vez mais difundido nos ambientes profissionais, já que ela proporciona crescimento em diversas áreas. Chamar colegas de trabalho para contribuir em projetos, ter o hábito de realizar reuniões e conseguir enxergar através da perspectiva de um terceiro sobre problemas que você só via uma solução são atividades perfeitas para criar vínculos.

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Esteja sempre de olhos abertos para tudo o que está acontecendo a sua volta de uma forma a querer melhorar seu ambiente de trabalho. Projetos desenvolvidos em conjunto não precisam necessariamente serem voltados para os clientes ou terceirizados, mas podem ser formas de melhorar a produtividade interna.

4 – Compartilhem tempo de qualidade juntos

Faça sugestões de atividades em grupo que podem ser feitas sem que exista uma perda no processo de entregas da empresa. Almoços que estimulam o networking, ginástica laboral no meio do dia, festas temáticas pós expediente e happy hours têm impactos positivos no relacionamento entre os funcionários e aumentam o processo criativo.

Estimular a comunicação e a empatia também são formas de aumentar os números de rendimento da empresa. A identificação de assuntos em comum entre os funcionários pode significar o encaixe perfeito entre eles. 

5 – Recompense o trabalho em grupo

Se você detém hoje alguma posição de liderança, estimule seus funcionários a realizarem tarefas de forma cooperativa. A individualização das atividades tende a diminuir o estímulo mental da equipe contratada, prejudicando a empatia e a capacidade de resolver problemas de formas criativas e inovadoras.

Bonifique projetos entregues com o nome da equipe toda e lembre-se de ressaltar e enaltecer cada um dos profissionais que fizeram parte do processo de criação. Ao longo da apresentação de relatórios e planejamentos, faça perguntas pertinentes a serem respondidas pela equipe como um todo, pergunte como o trabalho foi dividido e sonde todos aqueles que participaram de sua elaboração. Essas atitudes incentivam o relacionamento entre os funcionários e só trazem benefícios para a empresa como um todo.

Com essas dicas, você conseguirá construir relacionamentos. Outro ponto que ajuda a desenvolver habilidades e criar uma rede de contatos poderosa é apostar em um curso da pós-graduação Unic. Conheça as opções. 

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