Employer Branding: o que é e qual a importância para as empresas?

A disputa por visibilidade fica cada vez maior no mundo corporativo e, para conseguir se destacar, as empresas têm investido em tecnologias que ajudam a elevar o desempenho e os lucros. Uma das coisas que grande parte dos profissionais buscam é estar satisfeito com o local de trabalho e é possível medir esse índice de popularidade da empresa com os funcionários com o Employer Branding

Você, provavelmente, já deve ter ouvido esse termo, mas poucos sabem o que ele realmente significa. Se formos traduzir o termo, employer branding significa a reputação da empresa como empregadora e, geralmente, está relacionada com o sucesso na relação com os colaboradores — desde processo de recrutamento, contratação e baixo índice de rotatividade.

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Mas, como ele funciona e qual a importância para as empresas? Isso é o que você deve estar pensando nesse momento. Bom… Se você deseja entender mais sobre essa estratégia, continue lendo este post!

O que é Employer Branding?

Basicamente, é uma estratégia de marketing que tem como finalidade construir e manter uma imagem positiva da organização no universo corporativo. Mas, é importante entender que o verdadeiro objetivo ao aplicar esse método é atingir os colaboradores da empresa.

Parece óbvio para alguns, mas vale ressaltar que, quando uma empresa é amada por seus colaboradores, os serviços são feitos em excelência e o efeito chega até o público-alvo e em outras organizações do mesmo nicho.

O objetivo do employer branding é reforçar os pontos positivos de se trabalhar em determinada empresa e, assim, conseguir fortalecer a imagem dela e atrair pessoas que possuem talentos para o time.

E o grande erro de algumas empresas é achar que apenas uma área deve se envolver nesse processo, quando, na verdade, todos os setores precisam estar alinhados nessa estratégia — além de serem direcionados pelo setor de Recursos Humanos.

Qual a importância do Employer Branding para as empresas?

Conseguir conquistar pessoas que vão ajudar a difundir as qualidades de uma empresa traz uma grande diferença para os resultados. Assim, o employer branding acaba sendo importante desde esse processo de construir e manter defensores da marca até o impacto positivo na produtividade da empresa.

Pensamos da seguinte forma… Quando ficamos satisfeitos com o que fazemos, tudo é motivo para falar sobre e manter-se no nível que as coisas têm sido feitas. E é assim no trabalho também! Estar satisfeito e ter o trabalho reconhecido faz com que os esforços sejam redobrados para conseguir corresponder às expectativas de determinado projeto ou meta.

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Já quando pensamos no financeiro, essa estratégia tem uma grande contribuição, pois ajuda na redução de custos nos processos de seleção e contratação. Sendo bem conceituada no mercado de atuação, é possível recrutar pessoas mais qualificadas com tempo e volume reduzido. 

Quanto melhor a imagem da empresa, mais fácil será estabelecer boas relações — tanto com fornecedores como com clientes —, pois eles entendem que manter esse vínculo acaba agregando valor a eles também. 

3 estratégias de Employer Branding

Para esse projeto dar certo, é necessário que seja construído com base na cultura da empresa. É importante garantir que a marca já estabeleça a missão, visão e valores que mostrem a diferenciação do seu negócio. 

Algumas companhias ainda deixam essa área de lado e adotam conceitos que não estão realmente alinhados à forma como operam e nem condizem com os objetivos que a empresa possui. Para não cometer esse erro, confira as melhores estratégias para auxiliar no employer branding:

1 – Tenha um bom planejamento

O projeto de employer branding leva tempo e ter um planejamento, com tudo documentado pode ajudar (e muito!) nesse processo. Esse é o momento de definir as iniciativas e objetivos, além de conferir os recursos disponíveis, cronograma e os indicadores que serão usados para analisar os resultados dessa estratégia. 

Afinal, definir tudo isso vai te ajudar lá na frente, quando for a hora de avaliar a efetividade do que foi implementado na empresa.

2 – Priorize uma boa comunicação com a equipe

Como falamos anteriormente, employer branding é sobre como os colaboradores se sentem no local de trabalho e se uma empresa não se comunica de forma eficaz com o seu time, a estratégia não está sendo aplicada da maneira correta. 

Por isso, busque sempre melhorar a comunicação como um todo, seja elaborando um material para passar informações importantes da empresa, expor boas práticas da organização ou com um guia de recrutamento.

E quando falamos de comunicação não é apenas em falar, mas também em estar aberto a ouvir o que esse profissional tem a dizer e pra isso ele precisa se sentir confortável para expor suas ideias e sentimentos. Ou seja, manter um canal de comunicação fará a diferença nesse processo.

3 – Use o marketing digital a seu favor

Acredite, o marketing digital também é uma estratégia para o employer branding e pode ser utilizado até para atrair novos talentos. É uma forma de deixar as redes sociais ativas, compartilhar a cultura organizacional em uma página de carreiras, ter um blog corporativo para compartilhar conteúdos até dos colaboradores, criar uma campanha de depoimentos dos funcionários e muito mais.

As vantagens em adotar o Employer Branding no dia a dia de uma empresa são inúmeras, e os colaboradores também saem ganhando nesse processo. Afinal, sentir-se bem trabalhando ajuda com que projetos sejam melhores desenvolvidos ao longo da sua trajetória na empresa. Se você quer dar um ‘up’ na sua carreira junto com o processo da empresa, conheça a Pós Unopar e ganhe o destaque que sempre sonhou.

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